A anemia

Quais os sintomas da anemia falciforme

Karol Jares
Por Karol Jares. Atualizado: 1 outubro 2018
Quais os sintomas da anemia falciforme
Imagem: redcrossblood.org

A anemia falciforme é um doença hereditária, onde as células do sangue (glóbulos vermelhos) tem sua membrana alterada, ficando parecidos com uma foice. Com essa alteração na sua membrana e na sua forma, eles ficam frágeis e se rompem mais facilmente, o que gera a anemia. Continue lendo esse artigo de umComo e conheça quais os sintomas da anemia falciforme.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da anemia

Índice

  1. Quem pode apresentar?
  2. Sinais e sintomas da anemia falciforme
  3. Diagnóstico da anemia falciforme
  4. Tratamento da anemia falciforme

Quem pode apresentar?

A maioria dos pacientes são negros, mas devido à miscigenação, não é difícil encontrar casos de anemia falciforme em brancos e pardos.

Independente da raça, os principais sintomas da anemia falciforme costumam aparecer logo a partir do sexto mês de vida.

Quais os sintomas da anemia falciforme - Quem pode apresentar?
Imagem: diagnosticoprecoce.org

Sinais e sintomas da anemia falciforme

A intensidade e a quantidade de sintomas varia para cada paciente, mas segue a lista dos principais sintomas da anemia falciforme.

  • Dores: Principalmente nos ossos e nas articulações, mas pode ser em qualquer outra parte do corpo. É o sintoma mais frequente de anemia falciforme.
  • Olhos e pele amarelados: Talvez o sintoma mais conhecido da anemia. A icterícia (a tal cor amarela que estamos falando) não é um quadro contagioso, e é preciso cuidado para não confundir com hepatite.
  • Inchaço: Devido às dores, que é um dos principais sintomas da anemia falciforme, é comum o inchaço de pés e mãos, além de vermelhidão no local.
  • Infecções variadas: A anemia falciforme deixa o paciente propenso à diversas infecções, como pneumonia e meningite. É preciso cuidado e prevenção com vacinas para evitar essas complicações e, no primeiro sinal de febre, procure um médico o mais rápido possível.
  • Feridas na perna: Esse sintoma é mais frequente na adolescência, principalmente com feridas próximas ao tornozelo. Se não tratadas corretamente, elas podem demorar muito tempo (anos, até) para uma cicatrização completa. Para prevenir o aparecimento de feridas, o uso de meias grossas é fundamental.
  • Retenção de sangue no baço: O baço é o órgão do corpo responsável por filtrar o sangue e em pacientes com anemia falciforme, é comum que o mesmo acabe “roubando” todo o sangue do corpo. Esse sintoma é um dos mais sérios e exige tratamento emergencial, pois pode, rapidamente, levar o paciente a óbito.

Diagnóstico da anemia falciforme

Um dos meios mais eficientes para detectar a anemia falciforme é o teste do pezinho, realizado nos recém-nascidos.

Quais os sintomas da anemia falciforme - Diagnóstico da anemia falciforme
Imagem: unisert.org.com

Tratamento da anemia falciforme

Assim que descoberta, a anemia falciforme deve ser imediatamente tratada. O tratamento do paciente dura a vida toda, e seu crescimento e desenvolvimento deve ser acompanhado de perto por médicos e enfermeiros.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas da anemia falciforme, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
emerson
Bom dia, quero receber informações sobre anemia falciforme e tenho um filho de 5 anos que ainda não fala, mas entende o que falamos ou pedimos para fazer, ele nasceu pré maturo e teve complicações no parto, também tem dificuldade para andar e faz tratamento fisioterápico
Imagem: redcrossblood.org
Imagem: diagnosticoprecoce.org
Imagem: unisert.org.com
1 de 3
Quais os sintomas da anemia falciforme