A placenta

Quais os sintomas do descolamento da placenta

Michele Lopes
Por Michele Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os sintomas do descolamento da placenta
Imagem: forumclinic.org

A placenta é o órgão vascular que surge apenas durante a gravidez e une o feto ao útero. Tem como funções proteger e levar nutrientes do sangue da mãe para o bebê durante os nove meses; ajudar o embrião a sobreviver e crescer; fornecer oxigênio; produzir progesterona (um hormônio fundamental para a gestação); remover as impurezas eliminadas pelo sangue da criança; e seu sistema arteriovenoso impede que o sangue da mãe se misture com o do bebê. Por esta razão, um descolamento prematuro da placenta (DPP) é extremamente perigoso, pois pode levar o feto a não receber oxigênio suficiente, nem os suprimentos essenciais ao seu desenvolvimento. Para a mãe, a gravidade está na hemorragia que ele pode causar. Entenda, abaixo, os sintomas deste problema com as informações trazidas pelo umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Grávida pode menstruar?
Passos a seguir:
1

Sangramento vaginal é um dos principais e primeiros sintomas percebidos pelas mulheres quando há o descolamento da placenta. A quantidade de sangue varia; em alguns casos pode ser mínima e, em outros, bastante volumosa e com jatos bruscos.

2

Uma maior sensibilidade do útero ocorre quando há a separação da placenta, o que leva a mulher a ter uma dor súbita na porção inferior das costas e na região abdominal.

3

As dores ainda podem se apresentar como cólicas que se repetem durante espaços curtos de tempo ou continuamente, sem ceder.

4

Contrações são outros sintomas de DPP. Elas também tendem a ser repetidas e sem pausa.

5

A parada repentina nos movimentos que o bebê normalmente faz é um sinal de que a placenta pode ter descolado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas do descolamento da placenta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Um pré-natal feito da forma correta pode evitar o descolamento prematuro da sua placenta e outras doenças da gravidez.
  • Geralmente, o DPP ocorre no terceiro trimestre de gestação.
  • As principais razões do descolamento são: tombos ou acidentes durante a gravidez, muito esforço físico, rompimento antecipado da bolsa, disfunções na coagulação sanguínea, excesso de líquido amniótico, diabetes, hipertensão e mioma uterino.
  • Não espere sangrar para ter certeza que houve um DPP. Estudos apontam que em até 20% dos casos não há sangramento externo – em algumas grávidas o sangue fica armazenado no útero, por trás da placenta.
  • Então, fique atenta e, ao menor sinal destes sintomas, procure o seu ginecologista/obstetra.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: forumclinic.org
Quais os sintomas do descolamento da placenta