A Pitiríase versicolor

Quais os sintomas do pano branco

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais os sintomas do pano branco
Imagem: drleonardoribeiro.com.br

Existem diferentes tipos de micose que podem afetar a pele, uma delas é a Pitiríase versicolor, mais comum de aparecer quando as pessoas vão à praia ou à piscina. Saiba por que o problema pode surgir e quais os sintomas do pano branco com as informações que o umComo.com.br separou para você sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas de impingem

Como identificar pano branco na pele

Também chamada de Pitiríase versicolor ou mais popularmente conhecida como micose de praia, o pano branco é um problema causado pelos fungos Pityrosporum Ovale ou Malassezia furfur, embora mais normalmente seja o Malassezia globosa responsável pela doença. Entre os principais sintomas do pano branco estão as manchas brancas na pele, que podem ainda ter coloração acinzentada, acastanhada, avermelhada ou mesmo cor salmão.

As manchas causadas pela micose costumam também ter o formato cilíndrico ou oval, além de serem múltiplas e acompanhadas de descamação e, em alguns casos, pode provocar coceira no local afetado. O mais comum é que as manchas sejam brancas porque o fungo que as causa fabrica o ácido azeláico, substância que atrapalha a produção de melanina da pele, deixando-a em relação ao restante. Além disso, é importante constar que o problema recebe o nome de micose de praia porque é ao se expor mais ao sol e ao se bronzear que as manchas se tornam aparentes.

Diferente do que o nome popular parece dizer, não se trata de um fungo que se pegue na praia, até porque ele pertence à flora microbiana natural da pele humana. No entanto, quando começa a originar as manchas significa que existe algum desiquilíbrio no organismo, que está provocando um expressivo aumento da população do fungo na pele. Dessa forma, existem fatores que podem desencadear o problema, como sistema imunológico fragilizado, histórico familiar, suor ou oleosidade da pele excessiva, viver em locais úmidos e quentes, bem como uso de pílula anticoncepcional ou adolescência, que causam alterações hormonais.

Quais os sintomas do pano branco - Como identificar pano branco na pele
Imagem: site.jornalregional.com.br

Como tratar pano branco

Já que o fungo que causa sintomas do pano branco precisa de gordura para sobreviver, ele costuma habitar as regiões mais oleosas da pele, incluindo o couro cabeludo, o rosto, o pescoço e o tronco. São essas as áreas do corpo, por consequência, onde as manchas da micose normalmente aparecem, sendo que nas crianças é ainda mais normal que surjam no rosto.

Ao menor sinal de manchas de pano branco na pele, é importante buscar ajuda especializada. Apenas o exame clínico pode ser o suficiente para o dermatologista confirmar a presença de Pitiríase versicolor na pele. Em caso de dúvida, o problema pode ser diagnosticado ainda com a lâmpada de Wood. O tratamento consiste em remédios antifúngicos, os quais devem ser receitados exclusivamente pelo médico.

A aplicação do medicamento pode durar até 21 dias, conforme o caso. Em alguns pacientes, as manchas podem desaparecer mesmo sem tratamento, porém, sem usar o medicamento adequado há o risco delas não saírem mais. A boa notícia, entretanto, é que se trata de um problema somente estético, uma vez que a infecção fúngica é bastante superficial e não resulta em demais problemas de saúde.

Quais os sintomas do pano branco - Como tratar pano branco
Imagem: terra.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas do pano branco, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: drleonardoribeiro.com.br
Imagem: site.jornalregional.com.br
Imagem: terra.com.br
1 de 3
Quais os sintomas do pano branco