A anemia

Quais são as causas da anemia

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são as causas da anemia
Imagem: consultealespecialista.com

A diminuição da hemoglobina no sangue, isto é, dos glóbulos vermelhos é o que gera a anemia. Da mesma forma, esta redução de um dos principais componentes sanguíneos pode ocorrer devido a diferentes motivos, bem como também podem ocorrer diversos tipos de anemia. Por isso, se você quer saber mais a respeito de quais são as causas da anemia, não perca este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas da hemoglobina baixa
Passos a seguir:
1

A anemia produz-se por causa de uma insuficiência de glóbulos vermelhos no sangue, que são os responsáveis por fazer chegar o oxigênio às células e responsáveis pela característica cor vermelha do sangue. A diminuição deste componente sanguíneo pode ocorrer devido a diferentes motivos que detalhamos a seguir.

2

A perda de sangue é uma das principais causas da anemia, assim como se reduzirá também de forma importante o número de glóbulos vermelhos. As hemorragias podem ocorrer por diferentes fatores como:

  • Ciclos menstruais abundantes;
  • Úlceras no sistema digestivo;
  • Traumatismos;
  • Cirurgias;
  • ...
3

Por outro lado, a anemia pode ser causada por mudanças no revestimento estomacal ou intestinal que afetam a absorção de nutrientes. Um bom exemplo disso é a doença celíaca ou intolerância ao glúten; você pode ampliar a informação sobre esta doença no nosso artigo sobre como saber se sou celíaco.

4

Uma alimentação deficiente ou incorreta também pode causar falta de ferro e a consequente diminuição de glóbulos vermelhos no organismo. É necessário levar uma dieta equilibrada que tenha todo o tipo de nutrientes, inclusive minerais como o ferro; para atenuar este déficit alimentar, você pode consultar o nosso artigo sobre o que comer se tenho falta de ferro ou como fazer sucos para a anemia.

5

Destaca-se que as causas da redução de hemoglobina determinam também de que tipo de anemia se trata. Deste modo, a anemia aplástica se deve a uma lesão na medula óssea -que é onde se produzem os glóbulos vermelhos - que diminui ou paralisa a criação deste componente sanguíneo. Alguns fármacos também podem provocar este tipo de anemia e, em ocasiões, por ser hereditária.

6

Por outro lado, também é possível que se destruam os glóbulos vermelhos antes que o normal; isto pode ser causado por doenças do baço ou como o sistema imunológico os detecta erroneamente como substâncias estranhas e desenvolve então anticorpos. Esta última situação causa a anemia hemolítica que pode aparecer durante a vida por diferentes causas, mas não é hereditária.

7

O déficit de vitamina B12 é a principal causa da anemia perniciosa, seja por uma carência na alimentação ou um problema em sua absorção. É que o organismo humano requer esta vitamina para uma correta produção dos glóbulos vermelhos, de maneira que será necessário garantir este nutriente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da anemia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: consultealespecialista.com
Quais são as causas da anemia