Dor de ouvido

Quais são as causas da dor de ouvido

Quais são as causas da dor de ouvido
Imagem: vueloslastminute.es

A dor de ouvido pode se apresentar de forma aguda, surda, transitória ou permanente e pode se tornar muito desagradável e incômoda se não for tratada adequadamente. Ainda que as causas mais frequentes estejam relacionadas com doenças que afetam propriamente o órgão do ouvido, há a possibilidade de a dor ser devida a infecções ou problemas de saúde relacionados, por exemplo, à cavidade bucal, ao nariz, à garganta ou à mandíbula. Se deseja conhecer com exatidão quais são as causas da dor de ouvido, preste atenção ao seguinte artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas dos zumbidos nos ouvidos
Passos a seguir:
1

Uma das causas mais frequentes da dor de ouvido é a inflamação ou fechamento da chamada trompa de Eustáquio. Ela é o conduto que está localizado entre o ouvido médio e a parte posterior da garganta, e através da qual o ar entra no ouvido e de onde o líquido sai. Por isso, quando a trompa de Eustáquio está obstruída, o processo de entrada de ar e de saída do líquido é dificultado, o que produz um aumento da pressão no ouvido e acaba ocasionando a dor.

Quais são as causas da dor de ouvido - Passo 1
Imagem: ecured.cu
2

A inflamação do conduto auditivo externo ou do ouvido médio é outra das causas comuns de quem sofre de dor de ouvido.

  • A inflamação do conduto auditivo externo é o que se conhece como otite média externa. Trata-se de uma infecção causada por bactérias ou fungos, e que pode ser manifestar devido a fatores como pequenas feridas nos ouvidos, uma higiene inadequada ou excesso de entrada de água ao tomar banho, principalmente em lugares públicos na temporada de verão.
  • A inflamação do ouvido médio, denominada otite média, é bastante frequente em crianças, produzindo uma infecção que se estende desde a mucosa do nariz até o ouvido médio. Pode ser consequência de um resfriado.
3

A obstrução do ouvido externo, seja por um objeto ou por um excesso de cera ocasiona pressão no ouvido interno e produz dor. A cera protege o ouvido contra infecções, mas seu acúmulo pode bloquear o conduto auditivo externo e causar, além de dor de ouvido, sensação de tamponamento, sensação de ruídos no ouvido e, inclusive, perda de audição.

4

As lesões no tímpano causam dores de ouvido que podem ser mais ou menos intensas de acordo com a gravidade da situação. Por exemplo, quando se trata de um rompimento ou perfuração do tímpano será necessária uma intervenção cirúrgica para corrigir a lesão e recuperar o estado normal de audição.

Quais são as causas da dor de ouvido - Passo 4
Imagem: clinicajuancarrero.net
5

A dor de ouvido nem sempre é decorrente de alguma anomalia ou alteração neste órgão, podendo ser também um sintoma de outras patologias ou doenças. As mais comuns são as seguintes:

  • Infecções dentárias ou de garganta.
  • Transtornos da articulação temporomandibular, isto é problemas nas articulações e músculos encarregados da ação de mastigar e que ligam a mandíbula inferior ao crânio.
  • Alergias.
  • Inflamação das glândulas parótidas, doença viral conhecida como caxumba.
  • Câncer de laringe avançado, no qual se manifestam dores de ouvido ao engolir.
6

No entanto, a dor de ouvido também pode ser causada por outras condições menores, como restos de xampu ou de sabão deixados no ouvido ao se lavar. Também é comum ocorrerem doenças nos ouvidos devido às mudanças na pressão atmosférica, por exemplo, ao viajar de avião ou mergulhar.

Quais são as causas da dor de ouvido - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da dor de ouvido, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
João Ferreira Sobrinho
Gostei das explicações sobre dor no ouvido, mas gostaria de saber mais, eu cinto dores no ouvido esquerdo principalmente em ambientes de som em volumes alto, ambientes fechados e ao atender muito aparelho celular, trabalho com o publico em geral, passo o dia todo recebendo ligações e resolvendo problemas da comunidade, a noite não aguento ouvir nem uma pessoa falando alto perto de mim. E o causa moquisse com suado no ouvido nas pessoas de certa idade. Por favor comente mais sobre esse assunto. Obrigado
Imagem: vueloslastminute.es
Imagem: ecured.cu
Imagem: clinicajuancarrero.net
1 de 4
Quais são as causas da dor de ouvido