Lesões no punho

Quais são as causas da dor no punho

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são as causas da dor no punho

A dor no punho é mais frequente do que se pensa. Diariamente mexemos constantemente esta parte do corpo para quase todos os movimentos que precisamos de fazer, sem ter em conta que são muitas as pessoas que utilizam o punho para os seus trabalhos diários. Um mau movimento ou o constante uso do pulso para digitar pode machucar algum dos oito ossos que formam esta articulação. Se você quer conhecer quais são as causas da dor no punho aqui em umComo encontrará a resposta.

Também lhe pode interessar: Causas da dor no cotovelo
Passos a seguir:
1

Entre as principais causas da dor no punho está a artrite. Esta doença pode causar dor, inflamação e rigidez em ambos os pulsos, sendo o tratamento desta patologia a melhor alternativa para aliviar a dor. Quando se trata de artrite infecciosa, o punho pode apresentar vermelhidão, calor e a pessoa pode ter febre, o que representa uma emergência médica e é necessário ir ao hospital imediatamente.

Quais são as causas da dor no punho - Passo 1
2

A formação de cristais de ácido úrico pode originar a formação de gota no ser humano, doença que é outra das causas da dor no punho. A gota é uma condição que se caracteriza por ser muito dolorosa, já que os cristais que se formam na articulação impedem o funcionamento correto da mesma. O ideal é diminuir os valores de ácido úrico no sangue.

3

Quando o cálcio se acumula nas articulações fala-se de pseudogota, que também é considerada uma das causas de dor no punho. Assim como com a gota, esta condição causa muita dor e impede a correta mobilidade do punho. Tratar os níveis alterados de cálcio no sangue -hipercalcemia- é necessário, mas descobrir por que o cálcio está se acumulando nas articulações é ainda mais.

4

Uma causa muito comum da dor no punho é a síndrome do túnel do carpo, o qual se reconhece porque a pessoa apresenta ardor, formigamento e entorpecimento do punho, do dedo polegar e da palma da mão. Isto acontece devido à inflamação do nervo médio, um dos nervos principais do pulso, o que é muito frequente devido ao constante uso das mãos para digitar no computador. Tremores e debilidade do polegar na hora de realizar movimentos é muito comum quando a pessoa tem esta síndrome.

Quais são as causas da dor no punho - Passo 4
5

Quando a dor do punho está acompanhada de uma inflamação ou hematoma é comum que a causa seja uma lesão muscular. Qualquer movimento brusco no pulso pode causar uma lesão, o que é muito comum em esportistas. Nestes casos, é importante avaliar a gravidade do dano para identificar se é necessário imobilizar a articulação para a sua rápida recuperação.

6

Outra das causas da dor no pulso é a osteoporose. Esta doença que é mais comum em mulheres que em homens e pode ocasionar a dor de ambas articulações, pois debilita os ossos do corpo e faz com que a pessoa que sofre dela esteja mais propensa a sofrer de uma fratura. Tratar a osteoporose e consumir suplementos de cálcio é necessário para evitar que esta doença cause efeitos negativos.

Quais são as causas da dor no punho - Passo 6
7

Quando a dor no punho é originada pelo movimento da mão ao digitar, é recomendável que a pessoa verifique se está adotando a postura ideal para trabalhar. Além disso, se a dor persistir, recomenda-se consultar um especialista para avaliar o uso de uma tala no pulso enquanto a pessoa dorme e assim suportar melhor a dor.

Convidamos você a ler nosso artigo Como fortalecer os pulsos para que conheça quais os exercícios que podem ajudar você a evitar a dor desta articulação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da dor no punho, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Quais são as causas da dor no punho