Doenças da língua

Quais são as causas da língua branca

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 outubro 2017
Quais são as causas da língua branca

Sente que a sua língua adquiriu um tom esbranquiçado? Nota uma sensação pastosa na sua boca e não sabe porquê? É provável que se trate da língua branca, uma condição que pode ocorrer devido a múltiplos fatores ou patologias. A gravidade da condição dependerá de qual seja o motivo que gerou esta peculiar coloração na sua boca, mas não fique alarmado e consulte o seu médico para que este realize um diagnóstico apropriado. Além disso, em umComo temos para si este artigo no qual lhe explicamos quais são as causas da língua branca para que possa ter mais informação acerca desta condição.

Também lhe pode interessar: Como tratar a língua branca
Passos a seguir:
1

Uma das causas mais comuns da língua branca é uma falta de higiene oral ou que a limpeza da boca não esteja sendo realizada corretamente. Para além de escovar os dentes regularmente, também é necessário limpar o órgão móvel que tem na sua boca que tantas bactérias pode acumular. Assim, será fundamental escovar também a língua e, para isso torna-se recomendável usar um produto de limpeza próprio para a língua ou um raspador de língua para acabar com todos os micróbios.

Quais são as causas da língua branca - Passo 1
2

Do mesmo modo, é possível que a língua branca ocorra devido a uma candidíase oral, ou seja, uma infecção das mucosas causada pelo fungo Candida albicans. Entre os sintomas da candidíase oral, encontra-se o aparecimento de porções ou placas de cor branca, pelo que se observar a proliferação deste tipo de manchas é possível que tenha contraído esta infeção.

Recomendamos que consulte os nossos artigos sobre como curar a candidíase oral e o que devo comer se tenho candidíase para tratar e melhorar esta doença e, por conseguinte, combater a língua branca.

Quais são as causas da língua branca - Passo 2
3

O tabaco é também outro dos fatores que pode causar a língua branca, de modo que as pessoas fumadoras serão mais propensas a sofrer desta condição. Este não é apenas um dos efeitos adversos de fumar, como também o tabaco afeta a saúde de forma muito grave. Então se ainda não decidiu deixar este mau hábito, recomendamos que tome esta decisão de forma imediata e se mantenha longe do tabaco.

Quais são as causas da língua branca - Passo 3
4

Por outro lado, algumas inflamações e outras doenças estomacais como a gastrite podem também ser as causadoras da língua branca. No entanto, vale referir que este sintoma poderá ser acompanhando de outros sintomas que mostrarão que alguma coisa não funciona bem no sistema gastrointestinal. Perante esta situação, deverá consultar o seu médico para este realizar um exame adequado e fazer o diagnóstico apropriado sobre o estado de saúde do seu estômago e poder assim iniciar o tratamento mais adequado.

Quais são as causas da língua branca - Passo 4
5

Além disso, é possível que a língua branca ocorra devido a condições hepáticas ou como um sinal de uma necessidade de depurar o fígado. Por isso, se sente a sua língua pastosa e adquiriu um tom esbranquiçado ou inclusive amarelado, acompanhada de outros sintomas como digestões pesadas, barriga inflamada, etc, existe a possibilidade do problema se encontrar no fígado.

Como no caso anterior, será fundamental consultar um médico para realizar os exames apropriados e para lhe aconselhar sobre como tratar o problema no fígado ou o que deve fazer para o depurar. No entanto, também pode ser útil como solução temporal seguir as nossas recomendações e tomar sucos para limpar o fígado.

Quais são as causas da língua branca - Passo 5
6

Estas são algumas das causas mais comuns da língua branca, mas vale referir que esta coloração também pode se dever a outras condições e patologias, algumas de caráter grave como pode ser o câncer da língua.

Apesar do tratamento da língua branca variar em função do motivo que provocou esta condição bucal, também é verdade que existem algumas recomendações genéricas que ajudarão a combatê-la. Por isso, neste outro artigo de umComo explicamos-lhe como tratar a língua branca e incentivamos você a consultar um médico o quanto antes.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como tratar ardência na língua.

Quais são as causas da língua branca - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da língua branca, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Quais são as causas da língua branca