Ausência de menstruação

Quais são as causas da menstruação irregular

Quais são as causas da menstruação irregular
Imagem: forumclinic.org

São poucas as mulheres que têm um ciclo menstrual regular de 28 dias, já que geralmente há oscilações entre os 21 e 35 dias. Agora quando o ciclo menstrual é inferior ou superior a este intervalo considera-se que o período é irregular e é importante, então, visitar o ginecologista para tratar do caso e averiguar o porquê dessas alterações. Para conhecer mais detalhes, neste artigo de umComo.com.br contamos-lhe quais são as causas da menstruação irregular e os fatores que devemos ter em conta em todo momento.

Também lhe pode interessar: Porque a menstruação adianta
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, devemos saber que a menstruação se define como irregular quando se dão alguns dos seguintes casos:

- Os intervalos entre as menstruações variam muito de um ciclo para outro.

- Quando os ciclos são muito curtos, isto é, quando a menstruação ocorre em intervalos de 21 dias ou menos. Esta alteração é conhecida como polimenorreia.

- Os ciclos menstruais são muito longos, isto é, quando a menstruação ocorre em intervalos superiores a 35 dias, e é conhecida como oligomenorreia.

- A ausência de regra de maneira prolongada (amenorreia) e sua causa não é a gravidez.

Perante qualquer dessas alterações menstruais, visite seu ginecologista para realizar uma consulta médica. Vejamos, a seguir, quais podem ser as causas da menstruação irregular.

Quais são as causas da menstruação irregular - Passo 1
2

Uma das causas mais comuns dos períodos menstruais irregulares é a que está relacionada com o estresse, a ansiedade ou problemas emocionais. Um excesso de estresse físico ou emocional pode influenciar na menstruação, originando ciclos irregulares e inclusive sua ausência transitória.

3

As desordens alimentares como a anorexia, a bulimia ou qualquer uma que acarrete uma grande perda ou aumento de peso e um transtorno hormonal pode ocasionar a menstruação irregular e inclusive levar ao desaparecimento do período.

4

A menstruação irregular, em alguns casos, pode ser um dos sintomas de transtorno na ovulação. O mais frequente é a chamada síndrome do ovário policístico. Trata-se de uma alteração hormonal que produz o aparecimento de cistos nos ovários e que, além de ciclos menstruais irregulares ou períodos ausentes, se manifesta também com sintomas como o aumento de pelo corporal, diminuição do tamanho das mamas, aumento do clítoris, mudanças na pele, etc.

Quais são as causas da menstruação irregular - Passo 4
Imagem: endometriosismexico.com
5

Quando ocorrem variações ou desequilíbrios hormonais próprios, por exemplo, de etapas como a adolescência ou a pré-menopausa, é frequente que nosso período menstrual apresente irregularidades.

Dica: Acesse também esse artigo que explica o que pode atrasar a menstruação além da gravidez.

6

Além disso, outros problemas de saúde como a diabetes ou os relacionados com o mau funcionamento da tiroide podem causar o aparecimento de períodos menstruais irregulares. Caso a sua menstruação dure mais do que é habitual, confira também o artigo Porque minha menstruação não pára?.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da menstruação irregular, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
94 comentários
Jessica alves
Eu tomei esta injeção dia cinco do mês passado ate agora a minha menstruação ate agora não desceu e normal
Vanessa
O meu ciclo menstrual está irregular faz dois meses, a primeira vez veio em menos de 21 dias. e tem vários dias que sinto uma dor parecendo uma pontada na região do ovário, e é só do lado direito.
maria
Comentário ou pergunta oi parei de tomar a pilula araceli deixei vir minha mestruaçáo e estou no decimoa pilula do microvlar ainda esta vindo minha mestruaçáo queria uma resposta.
A sua avaliação:
Claudia REGINA
gostaria de saber se eu tomar ante concepcional eu volto a menstruar normal estou com 6 meses que minha regra falhou e não voltou mais tenho 44 anos isso é normal?
A sua avaliação:
Layane
Oi meninas bom estou tentando engravidar a dois anos mais ou menos so que minha menstruação é muito inregular ja fui no medico mais ele disse que é normal. meninas mim ajudem mim dão dica oque eu posso fazer pra minha menstruação ser regular
Morgana
Olha somos duas eu acho que não é normal mais o melhor a fazer e ir pro anticoncepcional pra ela regular
A sua avaliação:
Maria
Como faço para a menstruaçao nao vir por alguns meses
A sua avaliação:
carorolica
fix sexo cm o meu namora dois dias depois da mestruacao sera qu posso tar gravida fiz dois teste deram positivo . peso qu mi respodam pr favor
Morgana
Pode sim fais de sangue agora boa sorte
A sua avaliação:
Maria
olá! estou com a menstruação atrasada e fiz teste deu negativo, mas estou preocupada já tomei chá de canela até agora nada. Me ajudem....... beijos
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Você já está com a menstruação atrasada há quantos dias? Teve relações desprotegidas?
A sua avaliação:
Maira
Minha menstruaçao nao veio e a cartela do anticoncepcional acabou , dei a pausa de 7 dias e nada dela vim , ai comecei a tomar o remdio de novo e agora estou sentindos algumas colicas , isso é o que ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maira! Sempre que isso aconteça, você deve fazer um teste de gravidez antes de iniciar uma nova cartela para descartar a possibilidade de gravidez.
Jéssica
Ei meu nome é Jéssica não me lembro exatamente quando do mês passado minha menstruação veio,e fiz sexo sem camisinha mas meu marido gozou fora estou muito preocupada sinto colica dor nas costas mas minha menstruação não deve me ajuda o que fasso posso está grávida?
Paty
Oi sou paty minha mestruação veio no dia 28/04 e dura 5 dias , tive relação sexual no dia 15/05 sem camisinha ,mais ele gozou fora ,durante o meus de Maio minha mestruação não veio e agora estamos em Junho e minha mestruação era pra vim no dia 1 , fiz o teste de farmacia deu negativo , msm assim to muito preocupada , hj já é dia 10 e nada da mestruação, me ajuda !!!!
Fernanda Kelly
Minha menstruação nunca foi regular...eu não dei importancia. Mas agora que casei devo prestar atenção...minha menstruação desceu a última vez faz 1 mês. Fiz teste de gradivez essa semana e deu negativo. O que pode ser??
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fernanda! O ideal é que você vá a um ginecologista para se informar como pode regular a menstruação, como por exemplo com o uso de um anticoncepcional. Enquanto isso confira estas informações: http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/como-regular-a-menstruacao-4431.html
Letícia
Passar um ano sem fazer relação sexual. E depois retornar a fazer. Pode ocorrer atraso na menstruação?
Bruna
Boa noite, estou desesperada rsrs, tive relaçao dia 19/4 foi protegido com camisinha, porem acho q ele pode ter colocado dedo sujo ds esperma em mim, sei q espermas morrem em 30s, mas ainda assim estou com medo, pois minha menstruaçao não veio e esta atrasada a 5 dias, fiz 2 testes, ambos deram negativo.. O que acha que pode ser? Posso tomar algo q faça descer? Ja tentei canela, mas creio q precisa ser algo mais forte.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Bruna! Para que o resultado de um teste de gravidez seja mais fiável, você deve fazê-lo com pelo menos uma semana de atraso da menstruação. Se a camisinha não estourou, à partida não corre o risco de engravidar com essa situação. A sua menstruação costuma ser regular?
Maíara
Boa tarde. Fui a ginecologista e ela me passou um anticoncepcional, no primeiro dia do ciclo tomei a pílula, e assim sucessivamente, mas já tem mais de 15 dias que minha menstruação não para, ela vem todos os dia um pouco, e é tipo borra de café. Já estou preocupada. O que pode ser?
Fabiana
Então meu namorado e eu fizemos oral , depois ele passou o pênis na vagina mais não ejaculou dentro e sim fora no chão, mais a minha menstruação não veio ainda , bom ela ta desrregulada também, to com uma ânsia de vômito não sei o que eu faço
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fabiana! Mas houve penetração?
Maria
Oi , eu tive relação sexual sem preservativo no dia 9 desse mes e na minha conta estava no meu periodo fertil mas no seu termino com risco medio de gravidez porem minha menstruação era pa ter vindo dia 23 e nao veio , fiz exame de sangue deu negativo , o que pode ser ? Sinto dores na costa e colicas bem fracas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Uma vez que você teve relação sem preservativo corre o risco de engravidar sim. O momento ideal para fazer o teste de gravidez é após uma semana de atraso da menstruação. Obrigada pelo seu comentário!
Vânia
Minha mestruacao está dois mês atrasada fis enxame e deu negativo cinto muita cólica
ti
minha menstruação ta atrasada a dez dias e nunca foi regular,sempre não vem na data certa.o que fazer?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ti! Neste artigo encontrará algumas dicas para saber regular a menstruação: http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/como-regular-a-menstruacao-4431.html
Raquel
Oi Fiz sexo sem preservativo e ele ejacolou na minha barriga. Período devia ter vindo hoje dado q no mes passado veio exatamente no dia 24. Mas ainda não veio. Estou preocupada. Que pode ser? Posso estar grávida? Help!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Raquel! Nessa situação não corre o risco de engravidar. Mas a menstruação pode atrasar sem significar necessariamente uma gravidez, pode conferir algumas das causas aqui: http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/porque-a-menstruacao-atrasa-3008.html
Imagem: forumclinic.org
Imagem: endometriosismexico.com
1 de 3
Quais são as causas da menstruação irregular