A osteoporose

Quais são as causas da osteoporose

Quais são as causas da osteoporose
Imagem: t-online.de

A osteoporose é a diminuição da massa óssea, o que produz fragilidade em nossos ossos devido à perda de densidade, aumentando assim a possibilidade de sofrer lesões e fraturas. Esta condição é muito comum no sexo feminino, nas mulheres acima de 50 anos, sendo aliás a condição óssea mais habitual na atualidade. Mas quais são as causas da osteoporose? Em umComo.com explicamos com mais detalhes.

Também lhe pode interessar: Quais são os fatores de risco da osteoporose
Passos a seguir:
1

A osteoporose é uma doença muito comum nas mulheres, e a razão deve-se principalmente a um componente hormonal. À medida que vamos envelhecendo, nosso processo de remodelação óssea, que é a produção de osso novo à medida que outro se destrói, vai diminuindo.

E com a chegada da menopausa, este ciclo fica ainda mais afetado devido à diminuição dos níveis de estrógeno no corpo. Este importante hormônio intervém no processo de formação de massa óssea, por isso quando essa diminui, o osso remodelado é afetado, fazendo com que muitas mulheres fiquem propensas a sofrer de osteoporose.

2

Ter casos de osteoporose na família pode ser um condicionante importante que aumenta a possibilidade de sofrer desta doença, por isso deve ser tido em conta.

3

As mulheres que têm sofrido de uma ausência prolongada da menstruação conhecida como amenorreia, contam com uma maior possibilidade de desenvolver osteoporose. Do mesmo modo, quem apresenta menopausa precoce, ao sofrer uma diminuição da massa óssea antes do previsto, também têm maior risco de apresentar esta condição óssea.

4

As mulheres muito magras com pouca massa muscular têm maior risco de sofrer de osteoporose. Do mesmo modo aquelas que apresentam transtornos alimentares como a anorexia nervosa, ou déficits nutricionais importantes que impliquem a carência de cálcio e vitaminas, são também mais propensas a sofrer desta condição.

5

Outra causa da osteoporose é o abuso de álcool, café e fumo, que afetam a saúde de nossos ossos. As mulheres fumadoras são mais propensas a sofrer desta doença.

6

Entre as causas da osteoporose também podemos destacar:

  • Estilo de vida muito sedentário e ausência de exercício. A atividade física é importante para a remodelagem e fortalecimento ósseo.
  • Imobilização prolongada por algum tipo de acidente ou condição.
  • Padecer de doenças como o hipertireoidismo ou o Síndrome de Cushing.
  • Uso de esteroides, corticoides e medicamentos para a tireoide durante um tempo muito prolongado.
7

Veja que alimentos deve comer para fortalecer os seus ossos e ficar com eles mais fortes e saudáveis.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da osteoporose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Jilvania Santos
Li e gostei muito ,queria saber sobre a cura ?
Tenho 40 anos de idade.
laura
gual o alimento que devo comer
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Laura, pode conferir como deve ser a alimentação de uma pessoa com osteoporose aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-deve-comer-uma-pessoa-com-osteoporose-13890.html De qualquer forma, seria bom consultar primeiro o seu médico e se informar junto dele.
Imagem: t-online.de
Quais são as causas da osteoporose