Quais são as doenças relacionadas com a tensão arterial


Quais são as doenças relacionadas com a tensão arterial

Medirmos a tensão ou pressão arterial é uma boa forma de conhecer o nosso estado de saúde e saber assim se há algum problema na nossa circulação sanguínea. Estabeleceram-se uns valores normais que determinarão se a nossa tensão é correta ou se se encontra demasiado alta ou baixa. A partir deste controlo de rotina, podemos iniciar o diagnóstico de certar doenças ou patologias. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos-lhe quais são as doenças relacionadas com a tensão arterial.

  • Hipertensão


    Uma das condições relacionadas com a tensão mais propagada entre a população é a hipertensão, ou seja, níveis de tensão arterial demasiado altos. Alguns especialistas consideram-na como um fator de risco, enquanto que outros afirmam que a hipertensão tem todos os componentes que definem uma doença e que, portanto, há que considerá-la como tal.

    São muitos e muitos os fatores que fazem com que a tensão aumente, desde os genéticos até aos ambientais: herança, má alimentação, falta de exercício físico, etc. É por isto, que aquelas pessoas propensas a ter a tensão alta ou com antecedentes familiares deverão prestar especial atenção aos seus valores de pressão arterial, assim como seguir uns corretos hábitos de vida.

  • Hipotensão


    A hipotensão arterial trata-se de uma pressão arterial baixa, tal como o seu nome indica. Isto significa que o ritmo de bombeamento de sangue desde o coração até ao resto do corpo é mais pausado do que o habitual. Pode ver aqui quais são os sintomas da tensão baixa e como subir a tensão arterial.

  • Insuficiência cardíaca


    A insuficiência cardíaca é uma doença que se deve à deficiência do coração, o qual não é capaz de trazer o volume de sangue necessário por minuto para abastecer as exigências de todo o nosso organismo. Trata-se de uma doença que quase sempre se dá em pessoas que têm o coração fraco ou que sofreram previamente de algum transtorno cardíaco. Existem distintas causas, as quais podem ser devido a transtornos do músculo do coração, do miocárdio, ou também por hipertensão arterial ou outras cardiopatias que podem ser de origem congênita.

  • Doenças cerebrovasculares


    Por outro lado, a hipertensão arterial persistente também pode ter consequências no nosso cérebro e de facto, é o principal fator de risco cerebrovascular. Os níveis de pressão arterial demasiado altos podem causar um acidente cerebrovascular ou ataque cerebral, que tem lugar quando o fluxo de sangue - transportado por artérias e veias em partes do cérebro - é interrompido ou quando os vasos sanguíneos do cérebro se rompem e derramam sangue nas áreas que rodeiam as células do cérebro. Se isto acontecer, as células do cérebro começam a morrer porque o cérebro não recebe o oxigênio e nutrientes necessários.

  • Doenças renais


    Estudos recentes demonstram que os problemas de pressão sanguínea aumentam o risco de sofrer de doenças renais, como a insuficiência renal. Isto deve-se ao fato de que a tensão arterial alta faz com que o coração deixe de trabalhar e, à medida que o tempo passa, pode danificar os vasos sanguíneos de todo o corpo. No caso de se danificarem os vasos sanguíneos dos rins, é possível que estes órgãos não eliminem os desperdícios e o excesso de líquido do corpo. Como consequência, o excesso de líquido nos vasos sanguíneos pode fazer aumentar mais a pressão arterial.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a quais são as doenças relacionadas com a tensão arterial, recomendamos que entre na nossa categoria de A Saúde e o Sangue.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre quais são as doenças relacionadas com a tensão arterial:


                
Vídeos em destaque
Projetos de Halloween Saúde Veterinário Rainbow Loom