O ciclo do sono

Quais são as fases do sono

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 19 março 2020
Quais são as fases do sono

O sono é um momento onde o corpo humano relaxa completamente e descansa. Isso não quer dizer que nosso organismo deixe de trabalhar, pois é enquanto dormimos que acontece uma série de mudanças físicas que começam aproximadamente duas horas após pegar no sono e que se dividem em várias etapas. Sente curiosidade de saber como funcionam? Em umComo.com.br explicamos quais são as fases do sono.

Também lhe pode interessar: Por que acordo cansado

Passos a seguir:

1

Na fase I o corpo se encontra levemente adormecido, por isso é possível ainda receber estímulos do meio. Os músculos relaxam, o movimento ocular é lento e o cérebro entra no primeiro momento da chamada fase theta.

2

Na fase II, nosso sistema nervoso bloqueia a possível entrada de qualquer impulso vindo do exterior. Desaparecem os movimentos oculares e a força muscular é menor. Aqui nos encontramos em plena fase theta. Podemos considerar esta fase do sono um pouco mais profunda e tranquila que na anterior.

3

Na fase III o sono entra em uma etapa bem mais profunda. É totalmente bloqueada a entrada de impulsos sensoriais, sejam eles quais forem. A musculatura fica completamente relaxada e fica quase além da fase theta, colocando o corpo completamente na fase delta.

4

A fase de maior profundidade do sono é a IV. Nesta fase, os sonhos adquirem forma de imagens, luzes, figuras e inclusive histórias. É nesta fase que se manifestam alterações como o sonambulismo ou alterações profundas do sono.

5

Na fase REM é onde temos os sonhos da forma como são representados: como narração. As alterações desta fase são os pesadelos e a paralisia do sono.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as fases do sono, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Quais são as fases do sono