Conseguir dormir

Quais são as melhores infusões para dormir

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 23 março 2020
Quais são as melhores infusões para dormir

Muitas pessoas sofrem de problemas na hora de conseguir dormir e descansar durante a noite. São muitos os fatores que podem causar este problema, como o estresse ou nervosismo, mas seja qual for a causa, a falta de sono torna-se num pesadelo para quem sofre dela. Uma boa forma para combater as insônias são as infusões com ervas ou plantas medicinais com efeitos sedantes e ansiolíticos. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos-lhe quais são as melhores infusões para dormir.

Passos a seguir:
1

O método para preparar uma infusão que lhe ajuda a conseguir dormir será o mesmo, independentemente da planta que utilizar:

  • Aqueça água, sem chegar a ferver.
  • Adicione as plantas secas ou o sachê do preparado.
  • Deixe repousar durante uns minutos.
  • Pode adicionar açúcar ou mel para adoçar.

Recomendamos-lhe que use umas plantas medicinais ou outras em função da época do ano, ou seja, tome aquelas que sejam da época. De seguida, explicamos-lhe algumas das mais comuns que pode tomar para melhorar as suas insônias.

Quais são as melhores infusões para dormir - Passo 1
2

Valeriana

Esta é uma das plantas medicinais mais utilizada para conseguir dormir, assim como os problemas de nervosismo pelo fato de contar com propriedades sedativas e calmantes. Recomendamos-lhe consultar o nosso artigo sobre como tomar valeriana para descobrir assim todas as formas de se beneficiar das suas propriedades benéficas.

No entanto, esta erva não é apropriada para mulheres grávidas, pessoas que se vão submeter a uma cirurgia ou que tomam álcool de forma frequente.

Quais são as melhores infusões para dormir - Passo 2
3

Camomila

Outra erva que também será muito útil se não conseguir dormir bem é a camomila, uma das infusões mais populares de todos os tempos, usada também para transtornos digestivos e outras condições quotidianas, como poderá ver no nosso artigo como usar a camomila no dia a dia.

Quais são as melhores infusões para dormir - Passo 3
4

Melissa (erva cidreira)

A melissa também é benéfica para combater problemas na hora de dormir, assim como nervos e angústia graças às suas propriedades hipnóticas. Para isso, será necessário tomar entre 3 a 4 xícaras da infusão de melissa por dia, embora as mulheres grávidas ou em período de amamentação não a devam tomar. Se quer saber mais detalhes, não perca o nosso artigo sobre quais são as propriedades da melissa.

Quais são as melhores infusões para dormir - Passo 4
5

Tília

Da mesma forma, a infusão de tília é uma das recomendadas para se relaxar e poder assim descansar melhor durante a noite. Para a preparar, precisará apenas de meia colher de chá de flores secas por cada xícara de água. Além disso, também pode usá-la para aliviar problemas de estômago e muitas outras condições graças às suas propriedades medicinais.

Quais são as melhores infusões para dormir - Passo 5
Imagem: lyncott.mx
6

Papoila da Califórnia

Esta é outra planta que também conta com efeitos sedantes que lhe farão descansar mais e melhor durante as suas horas de sono. No caso de não conhecer esta flor medicinal, vá à ervanária ou loja de produtos naturais mais próxima de si e poderá encontrá-la.

Quais são as melhores infusões para dormir - Passo 6
Imagem: publispain.com
7

Passiflora

Embora seja menos conhecida, esta erva tem propriedades ansiolíticas e capacidade hipnótica suave, pelo que atua como tranquilizante e sedante. Além disso, conta com outras vantagens para o organismo humano que encontrará no nosso artigo sobre quais são as propriedades da passiflora.

Se estiver tomando medicamentos para a insônia ou para a ansiedade, deverá consultar antes o seu médico para saber se pode tomar esta infusão. Esta infusão também não é recomendável para as mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação.

Quais são as melhores infusões para dormir - Passo 7
8

Lavanda

Além de ser uma planta aromática que pode servir para ambientar a sua casa, a lavanda usou-se desde a Antiguidade como relaxante, pelo que também será benéfica para combater a insônia. Além disso, pode plantar lavanda em casa e tê-la à mão sempre que necessitar.

Quais são as melhores infusões para dormir - Passo 8

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as melhores infusões para dormir, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Se os seus problemas de insônia persistirem, vá ao seu médico.
  • Caso tenha alguma doença, consulte o seu médico antes de tomar as infusões.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: lyncott.mx
Imagem: publispain.com
1 de 9
Quais são as melhores infusões para dormir