PARTILHAR

Quais são as propriedades do tomilho

Quais são as propriedades do tomilho

São muitas as plantas aromáticas que contam com propriedades benéficas para o organismo humano e que se podem usar como plantas medicinais, mas uma das mais conhecidas é o tomilho. Trata-se de um arbusto próprio das zonas de clima quente que também se usa com frequência como tempero na cozinha, para conferir sabor e aroma a inúmeras receitas. Para que você também possa retirar o máximo de proveito desta planta medicinal, em umComo.com.br explicamos-lhe quais são as propriedades do tomilho.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades do picão
Passos a seguir:
1

O tomilho é uma erva muito usada para tratar doenças nas vias respiratórias, uma vez que atua como antisséptico e expectorante. Deste modo, tomar infusões de tomilho poderá ajudar-nos a eliminar a mucosidade e a reduzir a tosse no caso de resfriados, gripes, catarro, etc.

2

Por outro lado, também se pode usar contra problemas gastrointestinais e de digestão, visto que o tomilho evita a formação de gases e pode ser útil em casos de indigestão, flatulência ou dores de estômago.

Esta erva medicinal é capaz de reduzir os espasmos estomacais e intestinais e, por sua vez, aumentar a secreção de bílis e por conseguinte facilitar o processo de digestão.

Quais são as propriedades do tomilho - Passo 2
3

Outras das propriedades do tomilho é o seu efeito desinfetante, cicatrizante e antisséptico, por isso é muito apropriado para tratar as feridas. Ferva o tomilho numa panela com água e aplique-o sobre a zona afetada com a ajuda de uma gaze limpa e esterilizada, notará uma melhoria em pouco tempo e deverá repetir a ação até cicatrizar por completo.

4

Além disso, o tomilho é uma planta rica em ferro, de tal forma que se pode usar para suprir as deficiências deste mineral, em casos de anemia.

Deste modo, depois de consultar o seu médico, recomenda-se tomar umas três xícaras de infusão de tomilho por dia para contrariar o déficit de ferro no sangue naturalmente.

5

Ao ser uma planta aromática, também atua como repelente de insetos, e portanto, poderá usar o óleo de tomilho para se proteger das picadas destes animais.

Por isso, além de colher tomilho no campo próximo da sua casa, também é possível plantá-lo você mesmo em um vaso e tê-lo sempre à mão. É por isso que em umComo queremos explicar para você:

Quais são as propriedades do tomilho - Passo 5
6

Quanto às possíveis contra-indicações do tomilho, será necessário que antes de o consumir, consulte o seu médico no caso de:

  • Grávidas
  • Mulheres em período de lactação
  • Pessoas com problemas digestivos como úlcera de estômago

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades do tomilho, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Consulte o seu médico antes de tomar infusões de tomilho.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Rita de Cassia A.Munzlinger
Adorei o site de vocês, tem me ajudado muito obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rita, que bom saber isso! Muito obrigada e continue nos acompanhando :)
Quais são as propriedades do tomilho
1 de 3
Quais são as propriedades do tomilho

Voltar ao topo da página ↑