Partilhar
Partilhar em:

Quais são as propriedades medicinais da camomila

Passo a passo
Dificuldade: Baixa
Avaliação: 4,8 (646 votos)
131 vezes partilhado
 
Quais são as propriedades medicinais da camomila

A camomila é uma erva que conta com diferentes variedades, entre as quais duas delas têm excelentes propriedades medicinais. Os seus chás são usados no mundo todo, seja para tomar como bebida, aplicar sobre a pele, o cabelo e inclusive para usar como enxágue bucal. São muitos os benefícios desta erva para a saúde; em umComo.com.br mostramos-lhe exatamente quais são as propriedades medicinais da camomila.

1

A propriedade medicinal mais conhecida da camomila é a que está ligada ao alívio de qualquer condição dos órgãos do aparelho digestivo. É especialmente boa para melhorar a digestão, favorecer a expulsão dos gases intestinais, aliviar dores estomacais, evitar náuseas ou vômitos e para o tratamento de outras doenças como cólicas, gastrites, úlceras gástricas, etc.

Isto deve-se à capacidade da camomila para atuar como relaxante muscular e o seu poder anti-inflamatório que pode ajudar a reduzir a inflamação das mucosas do estômago e do intestino. Além disso, torna-se eficaz para aliviar as flatulências ou gases que se acumulam no trato gastrointestinal e, por sua vez, para evitar o vômito.

2

Por outro lado, tomar um chá de camomila é muito benéfico para aqueles que sofrem de nervosismo e insônia. As suas propriedades sedativas são suaves mas ajudam a aliviar alguns dos sintomas produzidos pela depressão ou o estresse. Deste modo, esta erva medicinal poderá ajudá-lo a conciliar o sono mais facilmente e, portanto, está entre as melhores infusões para dormir.

3

A camomila também ajuda a baixar os níveis altos de colesterol, pois ao conter a vitamina colina favorece a eliminação de gorduras do sangue. Por este motivo, recomenda-se às pessoas com problemas de colesterol que ingiram menos de duas xícaras diárias desta infusão para o regular e situar dentro dos níveis normais de colesterol. Além disso, também será necessário que sigam uma dieta apropriada e evitem todos aqueles alimentos prejudiciais para o colesterol.

4

Outra das propriedades medicinais mais populares da camomila é que ajuda a aliviar as dores menstruais bem como os espasmos que podem ocorrer nos dias anteriores à menstruação. Isto porque a camomila conta com ação estrogênica, as hormonas próprias da mulher, assim como o seu poder calmante.

5

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, a camomila é uma erva muito boa para curar condições ou doenças oculares como podem ser conjuntivites, terçóis, olhos cansados, miopia, etc. Também é ideal para reduzir as dores articulares e utilizá-la como enxágue bucal para aliviar dores de dente ou curar as feridas da boca.

6

A camomila também pode ser útil para o cuidado da pele e do cabelo. Os cremes faciais e nutritivos à base de camomila ajudam a eliminar as impurezas da pele e a tratar as irritações.

Por outro lado, contém propriedades que atuam contra a coceira do couro cabeludo, a descamação e, além disso, deixa um brilho especial no cabelo.

7

Deste modo, embora possa encontrar camomila em qualquer loja de produtos naturais ou inclusive no supermercado, recomendamos que opte por a plantar você mesmo em casa para poder assim aproveitar ao máxima as suas propriedades medicinais. Deste modo, deverá seguir apenas os passos que lhe explicamos no nosso artigo sobre como cultivar camomila e depois secar as suas flores.

8

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Quais são as propriedades medicinais da camomila, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Relacionados
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Quais são as propriedades medicinais da camomila

Muito útil

Descubra vídeos interessantes
DIY
Top 10
Tratamentos de Pele
Remover Espinhas
Quais são as propriedades medicinais da camomila
1 de 6
Quais são as propriedades medicinais da camomila