A Stevia

Quais são as propriedades medicinais da Stevia

Quais são as propriedades medicinais da Stevia

Além de ser uma planta que se cultiva muito facilmente, a stevia é uma planta que tem muitas propriedades medicinais, já que tomando com frequência ajuda a ter uma saúde de ferro. Graças às muitas propriedades esta planta proporciona-nos benefícios para o organismo como regular a diabetes, controlar a pressão arterial e melhorar a circulação, entre outros efeitos positivos para a nossa saúde. Além disso, é uma planta que fica muito bem no jardim e que é ótima para termos à mão para nos beneficiar das suas propriedades. Pode ter esta planta junto com outras na mesma terra, visto que ajuda as outras a estar mais saudáveis e crescer com mais força. Quer saber mais sobre o poder desta planta? Então continue lendo este artigo do umCOMO em que lhe vamos quais são as propriedades medicinais da stevia e todos os seus usos.

Índice

  1. Origem e história da stevia
  2. Ideal para os diabéticos
  3. A stevia nas dietas para emagrecer
  4. Regula o colesterol
  5. Propriedades medicinais da stevia conta as infecções
  6. Outras propriedades medicinais da stevia e como a tomar
  7. Contraindicações da stevia

Origem e história da stevia

A primeira coisa que deve saber é que não se trata de uma só espécie, pois o termo stevia, faz referência a um gênero pertencente à família das asteráceas, que compreende 478 espécies diferentes e 181 aceites no dia de hoje. Estas plantas são originárias da América do Sul e da América Central, especialmente de regiões tropicais e subtropicais.

Segundo os especialistas esta planta era consumida como adoçante pelos povos da América do Sul há 2000 anos atrás. Naqueles tempos era conhecida no guarini como "erva doce". No idioma guarini stevia escreve-se ka'a he'ẽ, palavra composta pelas palavras ka'a (erva) e he'ẽ (doce). Hoje em dia continua se utilizando maioritariamente como adoçante, embora pouco a pouco se vão divulgando quais são as propriedades medicinais da stevia.

Esta erva foi estudada pela primeira vez pelo médico e botânico espanhol Pedro Jaime Esteve. O seu segundo apelido serviu para dar nome à planta. Agora sabe-se que esta planta tem uma capacidade adoçante entre 100 e 300 vezes mais que o açúcar, principal componente do açúcar comum. Em 1899 o botânico suíço Moisés Santiago de Bertoni documentou cientificamente pela primeira vez a stevia em terras de Paraguay e foi ele que introduziu a stevia no Ocidente.

Quais são as propriedades medicinais da Stevia - Origem e história da stevia

Ideal para os diabéticos

A stevia é usada como substituto do açúcar, pois é considerada um adoçante ideal para os diabéticos por ser um produto natural que na sua composição não leva sacarose, algo que faz com que seja muito mais doce que o açúcar e que não seja prejudicial para pessoas com problemas de níveis altos de açúcar no sangue, como os diabéticos. Isto faz com que seja um substituto natural do açúcar muito saudável. Mas embora seja muito mais doce que o açúcar, não afeta a diabetes como este faz, pois este problema não se deve à sua quantidade de doçura mas sim à sua composição. Por isso, esta planta é uma forma de cuidar da diabetes sem deixar de desfrutar das coisas doces.

Quais são as propriedades medicinais da Stevia - Ideal para os diabéticos

A stevia nas dietas para emagrecer

É saudável incluir este adoçante natural de forma moderada nas dietas para perder peso, uma vez que é uma erva que se carateriza pelo seu baixo conteúdo em calorias e, graças à sua doçura, ajuda-nos a reduzir a ansiedade e a vontade de comer doces que muitas vezes temos quando seguimos dietas para emagrecer. Além de ser o substituto ideal do açúcar carateriza-se também por ter propriedades benéficas que ajudam na absorção de gorduras.

Regula o colesterol

Devido à capacidade de ajudar na absorção de gorduras, a stevia é um produto natural muito eficaz para combater os problemas de colesterol. A stevia é considerada um regulador natural do colesterol e triglicerídeos, pelo que nos ajuda a tratar o colesterol equilibrando os seus níveis, mas por si só, não vai eliminar o colesterol ruim.

Quais são as propriedades medicinais da Stevia - Regula o colesterol

Propriedades medicinais da stevia conta as infecções

A stevia é utilizada na medicina tradicional para combater bactérias e fungos devido às suas propriedades antibióticas. Mais concretamente, segundo a medicina tradicional, a stevia tem um elevado índice de êxito contra as condições bacterianas das mucosas bucais e nas condições por fungos nos órgãos genitais da mulher, pelo que é normalmente utilizada para curar a candidíase vaginal.

Outras propriedades medicinais da stevia e como a tomar

Cultivar stevia em casa pode ser de grande ajuda para a sua vida, pois assim terá sempre à mão esta planta que lhe ajudará a aliviar o cansaço, facilitar a digestão e tratar peles com manchas e espinhas, além disso favorece a sensação de bem-estar. Como já viu, consumir este adoçante natural é bastante benéfico para o nosso organismo.

Por isso, recomendamos que para a tomar a mastigue, a faça em infusões ou que aprenda a secar as folhas de stevia e a faça em pó, ou que a compre já neste formato, para poder adicioná-la aos seus pratos e adoçá-los. Embora não tenha um sabor forte, o seu gosto e sensação é mais duradoura que a do açúcar, visto que está composta por glicose, elemento que dá doçura de forma natural. É recomendável tomá-la em pequenas doses, visto que o extrato desta planta contém até 300 vezes mais doçura que o açúcar. Lembre-se que uma xícara de açúcar equivale apenas a uma ou duas colheres de chá de pó deste adoçante natural.

Quais são as propriedades medicinais da Stevia - Outras propriedades medicinais da stevia e como a tomar

Contraindicações da stevia

Também é bom conhecer quais são as contraindicações da stevia para se certificar de que não o afeta de forma negativa:

  • Diabéticos, sobretudo do tipo 1, que já estão sendo tratados para reduzir e regular o açúcar no sangue, pois esta planta ao ser hipoglicêmica pode fazer com que o efeito de descida de açúcar no sangue seja excessivo.
  • Pessoas hipotensas, uma vez que há estudos que indicam que esta planta tem componentes que podem reduzir a pressão arterial, piorando a situação destes pacientes.
  • Pessoas com alergia a algum dos componentes desta planta.
  • Na gravidez e na lactação não se recomenda o seu consumo devido a não se terem realizado estudos conclusivos sobre os seus efeitos nestes casos.

De qualquer forma, o melhor é falar com o seu médico habitual, pois ele conhece o seu estado de saúde e todos os possíveis tratamentos que segue e como pode interagir com eles.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades medicinais da Stevia, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria Luisa Piorek
como posso obter estas sementes para eu ter em casa a minha planta?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Maria, em alguma loja de plantas ou jardinagem. Nesse link pode ver os passos para cultivar Stevia: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-cultivar-a-stevia-10677.html Obrigada pelo seu comentário :)
1 de 5
Quais são as propriedades medicinais da Stevia