Outros Alimentos benéficos para a saúde

Quais são os benefícios da batata baroa

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 2 julho 2018
Quais são os benefícios da batata baroa
Imagem: hy-vee.com

A batata baroa é uma hortaliça muito comum no Brasil. Também é conhecida por mandioquinha, batata salsa, batata baronesa e cenoura branca ou amarela. Apesar de ter um aspeto semelhante a uma cenoura de cor bege amarelada, a batata baroa é um tubérculo, como a batata normal. Quando é cozida, pode fazer lembrar a mandioca, daí ser chamada de mandioquinha. No entanto, o seu sabor é mais forte e adocicado, e a sua massa é mais amarela do que a mandioca. Seja qual for a nomenclatura que você usa, saiba que este alimento é muito nutritivo e apresenta vários benefícios para o organismo humano. Para saber quais são os benefícios da batata baroa, continue lendo este artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios da batata doce

Um dos principais benefícios da batata baroa é o seu alto nível de fibras solúveis e insolúveis. Assim, a mandioquinha contribui para a redução do colesterol, promove o combate à obesidade e previne condições de prisão intestinal.

A presença de altos níveis de vitaminas B, C, E e K fazem com que a batata salsa possua ação antioxidante, antifúngica, anticancerígena e anti-inflamatória. Desta forma, ajuda a manter o corpo saudável, livre de doenças, fungos e inflamações.

A batata baroa pode ser usada para aliviar dores de cabeça. Basta cortá-la em rodelas e aplicá-la sobre a testa.

No caso de queimaduras, a mandioquinha também pode ser útil se for aplicada na forma de compressa para reduzir o desconforto.

Quais são os benefícios da batata baroa -
Imagem: vinamy.com

A batata salsa pode ser muito útil para quem procura perder peso, pois tem um valor energético inferior ao da batata comum. 100 g de batata baroa contêm cerca de 75 calorias. A sua riqueza em fibra contribui para promover a saciedade, ajudando a combater o apetite excessivo.

Na forma de suco, a batata salsa ajuda a combater úlceras no duodeno e no estômago.

A mandioquinha é, também, rica em cálcio. Por esse motivo, é uma boa aliada na prevenção da osteoporose.

Por ser facilmente digerida, o consumo de batata baroa é recomendado a pessoas idosas, crianças, e doentes em recuperação de cirurgia.

Quais são os benefícios da batata baroa -

A presença de manganês no tubérculo pode ainda ajudar a diminuir os sintomas de TPM, especialmente as dores e o mau humor.

Quais são os benefícios da batata baroa -

Como consumir esse alimento?

A ingestão de 100 g de baroa por dia é suficiente para beneficiar de todas as vantagens listadas em cima. A baroa deve ser incluída numa dieta variada e combinada com outros alimentos nutritivos para que possa melhorar a sua saúde em pleno.

Este alimento é contraindicado para diabéticos pois contem amido. Se sofre de glicose alta, fale com o seu médico sobre o consumo deste tubérculo.

A baroa pode ser consumida cozida, na preparação de sopas, cremes, purés e refogados.

Para preparar um saudável purê de batata baroa, confira os passos:

Ingredientes

  • 500 g de batata baroa
  • 2 colheres de cheiro verde (picado)
  • Sal a gosto
  • Água para cozimento

Preparação

Para usufruir dos benefícios da batata baroa, comece por descascar os tubérculos e cortá-los em rodelas generosas. Coza os pedaços em água com um pouco de sal.

Quando as rodelas ficarem macias, reitre-as do fogo e escorra o excesso de água. Passe a baroa pelo processador.

Adicione o cheiro verde e adicione um pouco da água do cozimento para obter uma consistência mais cremosa. Leve ao fogo novamente até obter o ponto de purê.

Está pronto a servir!

Dica: Use o purê de batata baroa em substituição do purê de batata tradicional. Acesse esse artigo para saber como fazer empadão de carne e teste já esta receita.

Quais são os benefícios da batata baroa -
Imagem: silk.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios da batata baroa, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: hy-vee.com
Imagem: vinamy.com
Imagem: silk.com
1 de 5
Quais são os benefícios da batata baroa