Hábitos saudáveis

Quais são os benefícios das bactérias para a saúde

Quais são os benefícios das bactérias para a saúde
Imagem: porquedoctor.com

Costumamos pensar que as bactérias são uma coisa negativa. Apesar de que quando aparecem determinados tipos de bactérias de uma forma excessiva podem causar infecções, estes organismos também são necessários para o correto funcionamento do nosso corpo e sistema imunológico, sabe por quê? Em umComo.com.br explicamos a você quais são os benefícios das bactérias para a saúde e por que são importantes para que sejamos mais saudáveis.

Também lhe pode interessar: Quais os efeitos colaterais do gengibre

Passos a seguir:

1

Certamente existe um grande número de bactérias que podem produzir doenças, porém, estes micro-organismos são muito necessários para o bom funcionamento do nosso corpo. Por este motivo, quando reduzimos sua presença por causa de alguma doença, por causa da ingestão de certos alimentos ou hábitos de higiene exagerados, nossa saúde pode correr o risco, ironicamente, de ficar mais propenso a sofrer doenças.

2

Um dos benefícios mais importantes das bactérias no nosso corpo é a de digerir adequadamente os alimentos, aproveitando ao máximo todos os nutrientes que se encontram neles. Esta é a função das bactérias que vivem no nosso cólon, conhecidas como flora intestinal.

Quando a flora intestinal é reduzida devido ao consumo de antibióticos, diarreia ou qualquer outro problema digestivo, nosso estômago fica sensível e bem mais propenso a infecções produzidas por agentes externos.

3

Além disso, as bactérias que vivem no trato intestinal também são responsáveis por ajudar as pessoas a aproveitar ao máximo as vitaminas e minerais dos alimentos, permitindo que cada ingrediente ingerido seja usado ao máximo para nossa nutrição.

Sem elas, seria impossível receber todos os nutrientes que nosso corpo requer para sua saúde.

4

As bactérias estão presentes também na nossa pele, ajudando a manter um pH neutro para que a derme e diferentes órgãos estejam protegidos contra a invasão de micro-organismos que possam ser nocivos.

Quando lavamos muito nossa pele, incluindo partes sensíveis como partes íntimas, deixamos nossa pele desprotegida, destruindo as bactérias boas e permitindo que as ruins afetem nosso corpo.

5

Em áreas como a boca acontece o mesmo: apesar de ser fundamental escovar os dentes três vezes por dia e usar fio dental para manter nossa boca saudável, uma higiene excessiva afeta o pH da nossa saliva, deixando-a nas mãos das bactérias nocivas. Nossa saúde está baseada no equilíbrio de todos os elementos que formam nosso organismo, por isso quando exageramos podemos deixar nosso corpo vulnerável à presença de agentes externos que podem nos afetar.

6

No nosso organismo contamos com milhões de bactérias que beneficiam nossa saúde de forma importante, e mesmo que algumas delas muitas vezes possam causar doenças, a realidade é que a maior parte destes micro-organismos são positivos, ajudando a manter o correto equilíbrio do nosso corpo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios das bactérias para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
HELOÍSA AOKI
Esse site me ajudou a descobrir o que são as bactérias e qual a suas funções principais.

A sua avaliação:
Nathalya Roberta
Quais são os malefícios das bactérias?
Cristiano
Assim como as bactérias do bem, são inúmeros os benefícios, as bactérias ruins são inúmeros também os malefícios, pesquisando no google se ver a vastidão do assunto
Imagem: porquedoctor.com
Quais são os benefícios das bactérias para a saúde