Principais grupos de alimentos

Quais são os carboidratos simples

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são os carboidratos simples
Imagem: latino-news.com

Os carboidratos ou hidratos de carbono são um dos grupos alimentares que devemos ingerir diariamente para manter nosso corpo saudável, ainda que geralmente se costume dizer que este tipo de alimento engorda. A realidade é que para fazer tal afirmação deve-se distinguir entre carboidratos complexos e simples, além de se considerar o gasto de energia de cada pessoa e a sua rotina diária. Por isso, em umComo.com.br, esclarecemos quais são os carboidratos simples e porque é importante consumi-los moderadamente.

Também lhe pode interessar: Quais são os carboidratos complexos

Passos a seguir:

1

Ao serem ingeridos, os carboidratos são processados pelo nosso corpo para serem convertidos em energia, o que torna o consumo diário dos mesmos tão importante para a execução das tarefas de forma mais eficaz, especialmente se praticarmos atividade física.

Entretanto, ao contrário dos hidratos de carbono complexos, os carboidratos simples são processados mais rapidamente, oferecendo um contribuição de energia imediata, mas pouco duradoura.

2

Entre os carboidratos simples, encontramos as frutas, que naturalmente trazem energia ao nosso corpo graças à frutose. Ainda que saibamos que as frutas são saudáveis pelo seu conteúdo de vitaminas, nutrientes e minerais, não devemos esquecer que também possuem açúcar e que, dependendo do nosso estado de saúde, seu consumo excessivo pode ser prejudicial.

Os produtos lácteos adoçados também fazem parte do grupo de carboidratos simples.

Quais são os carboidratos simples - Passo 2
Imagem: tenerbuenasalud.com
3

A maior parte dos carboidratos simples são açúcares processados: biscoitos, doces, bolos, cereais açucarados, farinha branca, refrigerantes, açúcar de mesa, etc. Todos fornecem energia para o nosso corpo. Entretanto, carecem de outros nutrientes, além de contar com gorduras e outros ingredientes pouco benéficos para o nosso corpo.

Quais são os carboidratos simples - Passo 3
Imagem: blogs.glamour.es
4

Deste modo, ainda que os carboidratos simples nos forneçam energia para o dia a dia, não são a fonte mais recomendada de carboidratos em virtude da energia existente nos mesmos ser breve e, em muitos casos, acompanhada de excesso de açúcar ou gorduras saturadas.

Em seu lugar, recomenda-se incorporar os carboidratos complexos à nossa alimentação ao invés de consumir apenas os simples.

5

Os carboidratos simples pela sua pouca fibra e excesso de açúcar, elevam os níveis de glucose no sangue de maneira rápida, de forma que os diabéticos devem consumi-lo com muita moderação para não pôr em risco a sua saúde, devendo incluir também as frutas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os carboidratos simples, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: latino-news.com
Imagem: tenerbuenasalud.com
Imagem: blogs.glamour.es
1 de 3
Quais são os carboidratos simples