Distúrbios da Fala

Quais são os jogos para tratar a dislalia em casa

Quais são os jogos para tratar a dislalia em casa
Imagem: bebesymas.com

A dislalia é um dos problemas mais frequentes na fala da criança. Trata-se de um transtorno na articulação das palavras que faz com que a criança pronuncie incorretamente os fonemas ou grupos de fonemas. Em umComo.com.br já falamos sobre a dislalia, por exemplo em como tratar a dislalia ou como ajudar meu filho com dislalia. Mas, você gostaria de saber alguns jogos para poder brincar com seu filho em casa enquanto trata a dislalia? É claro que não se trata de substituir o trabalho do fonoaudiólogo, simplesmente de propor alguns jogos para que você possa brincar com seu filho com dislalia. Por isso, em umComo.com.br queremos orientar você sobre quais são os jogos para tratar a dislalia em casa.

Também lhe pode interessar: Como tratar a dislalia

Passos a seguir:

1

Brincar com onomatopeias. Fazer sons de animais para identificar os sons das letras. Desenhar e pintar o animal enquanto fazemos o som.

2

Jogo das frases. Dar para a criança palavras que nos interessem trabalhar e que ela forme frases. Primeiro de forma oral, depois escritas, para finalizar lendo. Por exemplo se queremos trabalhar o som L/R, dar palavras como: rato, barata, graça, parede, caracol, grama, vampiro, maracujá...

3

O jogo da repetição. Repetir uma sucessão de palavras e frases, e somar pontos cada vez que falar corretamente. Por exemplo, "o rato roeu a roupa do rei de Roma", etc.

4

Jogo dos objetos e vogais. Trabalhar as vogais com os nomes dos objetos que temos em casa. Por exemplo, se quisermos trabalhar a letra /o/, procurar objetos em casa que comecem por /o/ e dizer seu nome em voz alta.

5

O jogo das adivinhas. Procure adivinhas cujo enunciado e resposta tenham os sons que queira reforçar em seu filho. Por exemplo, se quiser reforça o X/S: O que é, o que é: Tem coroa mas não é rei, tem espinho mas não é peixe? Resposta: Abacaxi.

6

Jogo do trava-línguas. Os trava-línguas são muito divertidos e as crianças adoram. Procure trava-línguas divertidos para potenciar no seu filho a pronúncia correta.

7

Jogos de computador. Na Internet você pode encontrar jogos interativos para trabalhar as palavras e seus sons. Com certeza seu filho vai adorar jogar com você os jogos que encontrar para ele.

8

Os jogos do fono. Para que seu filho veja que o fonoaudiólogo e você vão pelo mesmo caminho, peça ao fono que especifique alguns jogos para potenciar a pronúncia correta do seu filho e praticar em casa. Por exemplo, jogos de espelho para posicionar bem o rosto, jogos de sopros, jogos de respiração... Qualquer jogo que o fono encontre apropriado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os jogos para tratar a dislalia em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
beatriz moncons vieira
achei ótimas as informações estou c minha bisneta e ela tem disl o alia como não temos condições de pagar um profissional meu marido esta atualmente sem emprego ela esta com 5 anos e no primeiro ano esta muitíssimo bem na escola troca o som de C (k) por T casa por tasa ...gato por dato... para por paia.... Por favor aguardo ajuda com informações Beatriz O nome de minha bisneta é Antonella
Imagem: bebesymas.com
Quais são os jogos para tratar a dislalia em casa