Gases abdominais

Quais são os sintomas da aerofagia

Quais são os sintomas da aerofagia

A aerofagia é um transtorno funcional digestivo produzido quando ocorre uma ingestão excessiva de ar principalmente ao ingerirmos os alimentos, o qual acaba provocando uma importante acumulação de gases no aparelho digestivo. Pode ser causada por vários fatores, mas normalmente deve-se a maus hábitos durante as refeições, a transtornos psicológicos, como uma dieta inadequada com um consumo excessivo de determinados alimentos. Para saber bem mais e estar informado sobre quais são os sintomas da aerofagia, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como evitar a aerofagia
Passos a seguir:
1

A aerofagia ocorre devido a uma ingestão excessiva de ar ao comer muito rápido, fumar, mascar chiclete..., também pode ser consequência de um abuso de carboidratos ou bebidas gasosas, de respirar pela boca, etc., e que implica uma acumulação de gases no aparelho digestivo.

Este excesso de ar deve ser expulso pela pressão que provoca no interior do organismo, e é então que aparecem os arrotos e as flatulências, bem como outros sintomas. Neste ponto, convém esclarecer que a aerofagia deve ser diferenciada da indigestão, já que esta última é produzida quando não se tem boa digestão dos alimentos e, por isso, os gases expulsos geram mau cheiro, enquanto na aerofagia não têm nenhum tipo de cheiro desagradável.

2

Os principais sintomas da aerofagia que alertam os pacientes que sofrem desta doença são os seguintes:

  • Distensão abdominal.
  • Sensação de peso estomacal.
  • Dor abdominal e inchaço.
  • Arrotar sem cheiro.
  • Flatulências.
  • Ruídos e espasmos intestinais.
  • Redução do apetite.
Quais são os sintomas da aerofagia - Passo 2
3

No caso de aerofagia grave, uma acumulação excessiva de gases pode chegar a exercer pressão sobre o peito ou o diafragma e, portanto, dar lugar a dificuldades para respirar normalmente ou sensação de afogamento. Na maioria das vezes, os sintomas da aerofagia desaparecem naturalmente, sem necessidade de tratamento. Neste caso, será conveniente consultar o seu médico para uma revisão, pois, em determinadas situações, pode ser necessário um tratamento farmacológico para reduzir e aliviar a sintomatologia que ocasiona.

4

A aerofagia além de afetar a sua saúde gastrointestinal é uma condição que também pode gerar sintomas de caráter físico ou psicológico como dor de cabeça, nervos, irritabilidade e insônia.

5

Adquirir alguns bons hábitos e modificar determinados aspectos da alimentação diária é a chave para aliviar os sintomas da aerofagia, bem como para evitar o problema em muitas ocasiões. Assim, é importante:

  • Evitar comer muito depressa e usar seu tempo para mastigar bem os alimentos antes dos engolir.
  • Evitar o excesso de alimentos.
  • Seguir uma dieta saudável que inclua o consumo de alimentos fáceis de digerir e evitar ou moderar a ingestão daqueles que geram mais gases, como os que mostramos no artigo Alimentos que produzem flatulência.
  • Evitar mascar chiclete.
  • Reduzir o estresse e a ansiedade que leva à ingestão dos alimentos de uma forma tão acelerada.
Quais são os sintomas da aerofagia - Passo 5
6

Se a aerofagia aparece de forma regular, não se esqueça de consultar o seu médico para que ele possa determinar a causa do problema e prescrever o tratamento e a dieta mais adequada para você. Aconselhamos consultar a o artigo Como tratar a aerofagia para saber que remédios naturais podem ajudá-la/o a combater este problema.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da aerofagia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
doroti
pressao na barriga ,distensao intestinal ,pode ser aerofagia
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Doroti! Distensão abdominal, dor na barriga e sensação de peso estomacal são alguns dos sintomas que podem indicar aerofagia. Para confirmar o diagnóstico deve consultar o seu médico.
Cezar
Pode dar pontada no coração e falta de ar os gases? Obgdo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cezar! Os sintomas da aerofagia são mesmo os que foram descritos acima. Mas, de qualquer forma, se você está apresentando esses desconfortos, o melhor é mesmo consultar um médico. Obrigada pelo comentário e as melhoras!
1 de 3
Quais são os sintomas da aerofagia