Infeções virais

Quais são os sintomas da chikungunya

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 17 dezembro 2019
Quais são os sintomas da chikungunya

Similar à dengue, a chikungunya é uma doença virótica transmitida por mosquitos infectados, provocando febre e dor nas articulações, entre outros. Originariamente os casos concentravam-se na África, Ásia e Índia, mas nos últimos anos ela também se estendeu pelas Américas e Europa. Se você quer conhecer quais são os sintomas da chikungunya, não perca este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da mastite

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, cabe destacar que esta doença infecciosa nasceu na Tanzânia em 1952 e é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e albopictus, que são os mesmos insetos que transmitem a dengue. A chikungunya pode manifestar-se entre três e sete dias após a picada de um mosquito infectado, e sua duração pode ser de entre 2 e 12 dias.

2

O principal sintoma da chikungunya é a forte subida da febre, que pode fazer com que a temperatura da pessoa aumente de forma repentina, passando inclusive de 40ºC. Este fato pode fazer com que se confunda a chikungunya com o paludismo ou a dengue, ainda que sejam doenças totalmente diferentes; você pode consultar nosso artigo Como saber se tenho dengue para saber diferenciá-las.

3

A dor nas articulações e muscular é outra das consequências da febre chikungunya, devido a uma inflamação das articulações, como ocorre nos casos de artrite. É por isso que os infectados por este vírus sentirão uma espécie de dor muscular sem terem realizado esforço físico, estas dores debilitam muito os pacientes e, ainda que em geral costumem desaparecer logo, podem persistir durante meses em algumas pessoas.

4

Os exantemas ou erupções cutâneas são também sintomas próprios da chikungunya que aparecem alguns dias após a picada do mosquito infectado. Estas manchas vermelhas sobre a pele podem vir acompanhadas também de coceira.

5

É possível ocorrerem náuseas e vômitos nas pessoas infectadas por esta infecção virótica, junto com dor abdominal intensa. Também são comuns as dores de cabeça e o consequente mal-estar geral nos afetados pela chikungunya.

6

Outros sintomas da chikungunya podem ser:

  • Petéquias, sangramento das mucosas ou hemorragia subcutânea.
  • Sangramento por qualquer orifício do corpo.
  • Alteração do estado de consciência.
  • Esfriamento das extremidades.
  • Diminuição da produção de urina.
7

Como norma geral, os sintomas da chikungunya não se complicam e desaparecem alguns dias após a infecção e em alguns casos inclusive a infecção passa despercebida ou é confundida com outros vírus. Você também deve saber que não existe tratamento específico nem vacina contra este vírus, por isso os infectados deverão seguir uma série de medidas para tratar a chikungunya reduzindo sua sintomatologia.

8

Cabe destacar que esta doença viral só pode apresentar-se uma vez, já que depois o organismo desenvolve anticorpos para proteger-se. Mesmo assim, a prevenção é a melhor arma contra esta infecção, por isso recomendamos que você consulte nosso artigo a respeito de como prevenir a chikungunya.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da chikungunya, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Quais são os sintomas da chikungunya