Doença de Chagas

Quais são os sintomas da Doença de Chagas

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 11 julho 2017
Quais são os sintomas da Doença de Chagas
Imagem: apr.org

A doença de chagas produz-se devido à picada dos insetos da família dos redúvidus, entre os quais se encontram, por exemplo, os percevejos que estejam contagiados com o parasita Tripanosoma Cruzi. Trata-se de uma doença muito comum especialmente na América Central e do Sul, não só pela alta presença deste inseto, mas também pelas muitas quantidades de pessoas que vivem em choças e zonas infectadas com percevejos. Trata-se de uma condição com a qual podemos viver durante anos sem saber, mas que a longo prazo pode gerar insuficiência cardíaca, afetando severamente a vida do paciente. Em umComo.com.br explicamos a você quais são os sintomas da Doença de Chagas.

Passos a seguir:

1

A doença de Chagas é comum especialmente em zonas nas quais a população vive em choças, pois este tipo de construções costuma albergar percevejos que em muitas ocasiões estão infectados com o parasita causador desta condição.

Por isso se você vive em uma zona de risco, esteve em algum lugar com estas condições recentemente, ou foi picado por inseto que possivelmente possa corresponder a um percevejo, é importantíssimo que preste atenção nos sintomas da doença de Chagas.

2

A doença de Chagas conta com duas etapas, a aguda e a fase crônica. No início se apresentarão os sintomas da etapa aguda, se não se detecta a condição neste momento, é possível que a doença se torne crônica. Nesse caso podem passar anos até que se apresentem outros sintomas.

3

Os sintomas da doença de Chagas em fase aguda são:

  • Inflamação e vermelhidão importante na região da picada, o que indica que possivelmente não se trate da picada de um inseto cotidiano, como o mosquito.
  • Febre resultante da infecção.
  • Mal estar geral.
  • No caso de que a picada tenha ocorrido perto de uma região delicada como os olhos ou a boca, é possível que a área se inflame.

Se depois de detectar uma picada de inseto anormal em seu corpo, começar a ter febre, é importantíssimo ir ao médico para uma revisão.

4

Se você recebe tratamento na fase aguda a doença estará curada e fora de seu sistema. No entanto, se isto não ocorre, existe uma possibilidade de passar para a etapa crônica, cujos sintomas não se manifestam até anos após o contágio.

Nesta etapa é normal experimentar:

  • Problemas digestivos e prisão de ventre.
  • Problemas para deglutir.
  • Dor no abdômen.
  • Taquicardia.
  • Insuficiência cardíaca.

Nesta fase o tratamento se decidirá com o médico uma vez confirmado o diagnóstico. É importante atentar para o problema, pois a insuficiência cardíaca pode causar a morte súbita do paciente.

Dica: Confira também como identificar o inseto barbeiro.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da Doença de Chagas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: apr.org
Quais são os sintomas da Doença de Chagas