A doença Gota

Quais são os sintomas da gota

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os sintomas da gota
Imagem: hola.com

A gota é o termo que faz referência a uma doença metabólica que se produz devido a um acúmulo de cristais microscópicos de ácido úrico no sangue, ocasionando inflamação articular e crises intensas de dores articulares. Trata-se de um tipo de artrite muito dolorosa que afeta a membrana que protege e cobre as cartilagens das articulações e que ocorre com maior frequência em zonas inferiores como pés e joelhos, ainda que também possa afetar outras partes superiores como mãos e punhos. Se quer conhecer mais detalhes sobre esta doença, no seguinte artigo de umComo mostramos, de fato, quais são os sintomas da gota.

Também lhe pode interessar: Como tratar a gota
Passos a seguir:
1

A doença da gota, como vemos na imagem, é causada pela presença de níveis de ácido úrico superiores ao normal. Caso haja um acúmulo excessivo de ácido úrico no líquido sinovial, o líquido que se encontra ao redor das articulações, ocorre a formação de cristais de ácido úrico os quais dão lugar ao inchaço e inflamação da articulação afetada.

Quais são os sintomas da gota - Passo 1
Imagem: cuidadodelasalud.com
2

Esta doença costuma se manifestar mediante o que denominamos de crise de gota. Normalmente, esta crise pode ser apresentada de forma repentina causando uma dor intensa, que vai aumentando progressivamente chegando a ser opressiva e insuportável naquela articulação ou articulações afetadas.

3

Entre os principais sintomas da gota, a articulação afetada, além de apresentar inflamação e inchaço, pode estar quente, vermelha e com a pele tensa, brilhante e dolorosa ao tato ou ao roçar em qualquer objeto ou superfície.

4

Outros sintomas da gota que podem se manifestar em alguns casos são o aparecimento de febre leve, calafrios ou taquicardia.

5

Normalmente, as primeiras crises de gota afetam apenas uma única articulação, mas caso não se submeta a um tratamento adequado para controlar esta condição, é muito provável que a doença se estenda a mais articulações. Além disso, se o excesso de ácido úrico no sangue não está regulado adequadamente, ficará acumulado sob a pele nas articulações, ocasionando inchaços rosados ou brancos chamados tufos de gota. Também é possível que o rim possa ficar danificado, sofrendo de cólicas nefríticas e inclusive uma deterioração em suas funções principais.

6

Dessa forma, os casos mais graves de gota podem apresentar outros sintomas como lesões articulares crônicas, deformações das articulações afetadas e sofrimento de dores permanentes.

7

Se você se interessa por este tema, consulte também em umComo o artigo Que alimentos devo comer se tenho gota, inclui conselhos úteis que ajudarão você a minimizar seus principais sintomas, seguindo uma dieta baixa em ácido úrico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da gota, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: hola.com
Imagem: cuidadodelasalud.com
1 de 2
Quais são os sintomas da gota