Outros Saúde gastrointestinal

Quais são os sintomas da salmonelose

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os sintomas da salmonelose
Imagem: recetamelo.com

A salmonelose é uma das intoxicações alimentares mais comuns, causada pelo contágio da bactéria salmonela. Esta se encontra normalmente no intestino dos animais, especialmente das aves de capoeira. Ter estado em contato com a salmonela e depois mexer em alimentos sem tomar as medidas de higiene costuma ser uma causa de contágio, ainda que em sua maioria as pessoas intoxicam-se ao consumir ovos e aves mal cozidas. Você sabe quais são os sintomas da salmonelose? Em umComo.com.br explicamos detalhadamente.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da aerofagia

Passos a seguir:

1

Uma vez que a salmonela tenha entrado em nosso sistema, os sintomas se apresentam entre 8 e 72 horas, por isso é simples determinar que alimento produziu a intoxicação.

2

Esta infecção é considerada como um tipo de gastroenterite, por isso seus sinais são similares. Os primeiros sintomas da salmonelose incluem náuseas e vômitos. Normalmente o paciente não consegue reter por muito tempo os líquidos e alimentos que ingere.

3

Estes sinais vêm acompanhados de uma forte diarreia, um mecanismo de defesa natural do organismo para tentar eliminar a infecção. É especialmente importante manter o paciente hidratado para evitar que o quadro piore.

4

Outro sintoma da salmonelose é a dor abdominal, similar a agulhadas em diferentes pontos de nossa barriga. Esta infecção também pode vir acompanhada de febre e calafrios, outro sinal claro de que há presença de bactérias.

5

Algumas vezes as infecções por salmonela produzem também dores musculares e sangramento nas fezes. Os sintomas podem durar entre quatro dias e uma semana, e se não forem tratados com precaução, o paciente poderá sofrer de um quadro de desidratação e desnutrição.

6

Se suspeita que tem salmonelose o mais recomendável é ir a um médico para receber um tratamento apropriado. Isto é especialmente importante no caso de crianças pequenas e pessoas idosas, que possam sofrer de maneira intensa os sintomas desta doença e cair rapidamente em um quadro de desidratação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da salmonelose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: recetamelo.com
Quais são os sintomas da salmonelose