Outros Saúde na mulher

Quais são os sintomas da vaginose bacteriana

Quais são os sintomas da vaginose bacteriana
Imagem: bekiapareja.com

A vaginose bacteriana é uma das infecções vaginais mais comuns na mulher ao longo da sua vida, a qual se dá com maior frequência na idade compreendida entre os 15 e 44 anos. Esta infecção ocorre quando existe um desequilíbrio das bactérias presentes na vagina as quais aumentam excessivamente, dando lugar ao aparecimento de possíveis sintomas. Para que possa detectá-la e proteger a saúde de sua zona íntima, no seguinte artigo de umComo mostramos com detalhes quais são os sintomas da vaginose bacteriana.

Também lhe pode interessar: Como curar a vaginose bacteriana

Passos a seguir:

1

É conveniente destacar que existe a possibilidade de que algumas mulheres que sofrem de vaginose bacteriana não apresentem nenhum tipo de sintoma que as alerte desta infecção, por isso é fundamental ir ao ginecologista de forma regular para fazer os exames médicos oportunos que detectem qualquer anomalia na zona íntima. No diagnóstico da vaginose bacteriana é relevante a análise da secreção vaginal e o exame de papanicolau também chamado de citologia vaginal, de modo que não se esqueça de estar atenta ao momento de fazê-los.

Quais são os sintomas da vaginose bacteriana - Passo 1
Imagem: eldiariony.com
2

Agora quando a vaginose bacteriana vem acompanhada de sintomas, os mais comuns são os que estão relacionados com o fluxo vaginal. Este é alterado e pode apresentar as seguintes características:

  • Secreções vaginais anormais e abundantes.
  • Cor esbranquiçada ou cinzenta.
  • Consistência pouco espessa, espumosa ou líquida.
  • Cheiro mais intenso e desagradável como um cheiro similar ao do peixe, o qual costuma ser mais forte após lavar a zona com sabonete ou depois de manter relações sexuais.
3

Além destas alterações no fluxo vaginal, outros dos principais sintomas da vaginose bacteriana são:

  • Dor e irritação vaginal.
  • Coceira e ardor vaginal.
  • Ardor ao urinar.
4

No caso de detectar qualquer um dos sintomas anteriores, vá imediatamente ao seu ginecologista para que mediante um cultivo ele possa determinar se existe ou não vaginose bacteriana e receitar o tratamento mais adequado. Caso contrário, quando uma infecção deste tipo não é tratada, poderá causar outros problemas de saúde de maior gravidade, bem como aumentar o risco de contrair doenças de transmissão sexual (herpes genital, clamídia, gonorreia ou HIV).

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da vaginose bacteriana, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Rita de Cassia Serafim
Como curar a ardencia nós grandes lábios da vagina e dor na relação sexual com ardencia também
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Rita, agradecemos o seu comentário! Neste caso sugerimos que você consulte um médico especialista, pois é o mais indicado para verificar com precisão a causa do problema e o tratamento adequado. Um abraço da equipe editorial do umCOMO!
Imagem: bekiapareja.com
Imagem: eldiariony.com
1 de 2
Quais são os sintomas da vaginose bacteriana