Partilhar
Partilhar em:

Quais são os sintomas das plaquetas baixas

Passo a passo
Dificuldade: Baixa
Avaliação: 4,9 (8584 votos)
118 comentários
754 vezes partilhado
 
Quais são os sintomas das plaquetas baixas

As plaquetas ou trombócitos cumprem uma função muito importante no processo de coagulação do sangue, sendo necessário manter um nível adequado para estarmos saudáveis. Os níveis normais de plaquetas no sangue de uma pessoa adulta oscilam entre as 150.000 e as 450.000 por mililitro cúbico, quando os mesmos baixam dos 150.000 é o momento de prestar atenção para detectar a causa desta descida, que pode ser o reflexo de várias condições médicas. Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os sintomas das plaquetas baixas e o que fazer se a sua contagem não for a mais adequada.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas das plaquetas altas
1

A condição em que a nossa contagem de plaquetas é muito mais baixa que o habitual é conhecida como trombocitopenia.

As causas da descida das plaquetas podem ser muito variadas e indicarem diferentes doenças, desde infeções significativas, passando por patologias como a Dengue, a cirrose hepática, a anemia plástica, o uso de certos medicamentos ou a deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico. Em casos mais graves uma descida de plaquetas pode corresponder a doenças graves como a leucemia ou a mielodisplasia.

2

Pelo fato de as causas de uma descida da contagem de plaquetas serem muito diversas, é importante não se alarmar até ter os resultados na mão e ter consultado um hematologista. Este é o especialista indicado para descobrir a que se deve a diminuição de plaquetas no sangue.

Fonte: gastroecirurgia.blogspot.pt
3

Um dos primeiros sintomas das plaquetas baixas é a fadiga e o cansaço generalizado. Este acontece quando a descida de plaquetas é ligeiramente inferior a 150.000. A fraqueza e a falta de apetite são também sinais comuns numa primeira fase.

Fonte: blogdasaude.com.br
4

Perante uma contagem baixa de plaquetas outro sinal claro é que a pele começa a apresentar pequenas erupções, semelhantes a uma dermatite, normalmente nos braços, costas e tórax, embora possam existir ao longo de todo o corpo.

5

Quando a descida de plaquetas é maior, é comum apresentar hematomas com facilidade perante qualquer tipo de pancada ligeira. Os hematomas são frequentes e evidentes.

6

Em casos mais graves, em que a contagem de plaquetas é de 10.000 ou menos, corre-se um elevado risco de sofrer uma hemorragia interna, por isso é comum que quando as plaquetas cheguem a este número haja um sangramento na boca, nariz e gengivas.

Fonte: sinusite.net.br
7

É importante destacar que dependendo da causa da descida de plaquetas podem existir sintomas adicionais. Quando os níveis são apenas ligeiramente baixos, é possível que não se apresente nenhum sintoma, por isso o paciente desconhece que tem as plaquetas baixas, algo muito comum em situações de infeções leves.

8

Existem várias alternativas para subir as plaquetas, mas a eficácia das mesmas dependerá da razão que levou à sua descida. Por exemplo, perante casos de Dengue, infeções leves, anemia ou deficiência de vitamina B, é muito simples aumentar a contagem de plaquetas, mas se sofrer uma leucemia ou se enfrenta uma quimioterapia, pode ser mais complexo.

9

Se tem as plaquetas baixas deve consultar um hematologista ou o seu médico para determinar a causa desse resultado.

10

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Quais são os sintomas das plaquetas baixas , recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Relacionados
Comentários (118)

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas das plaquetas baixas

Muito útil
118 comentários
glaucia arruda leite
Sua avaliação:
minha plaqueta e sempre 100 isto significa baixa qual o tipo de doença sao tenho cirrose hepatica diabete transtorno bipolar , gostaria de saber se tem haver com lupus erimatoso pq tive a 5 anos e causa de procurar alqum medico especial como reumatologia obrigado glaucia ,,,resp
paulo cesar lacerda
Sua avaliação:
tenho um cliente que trabalhou cerca de 36 anos no cargo de mecânico de maquinas de fiação de industria têxtil, sendo acometido de baixo índice de plaquetas no sangue. lidava com graxa, oleos minerais e benzina. Pergunta-se: Se o trabalho de mecânico exposto aos agentes quimicos citados provoca ou não a redução das plaquetas?
Fernando Maia
Sua avaliação:
Tenho só um rim de nascença, tenho 76 anos, creatinina a 2.02, as plaquetas a 133, e gostaria de saber como subilas!!!! Cumprimentos
Vanessa Queiroz rodrigues
Fiz exames e deu plaquetas baixas no exame mais meu médico não soube me esplica o que é o que devo fazer.sou diabética e hipertensão.
reginaldo
Oi meu nome e Reginaldo tenho 34 anos estou muito preocupado com minha saúde descobrir que tenho plaquetas baixa e já ate chegou a 9.000 de plaquetas, descobrir em 2014 e ate agora faço tratamento no hemoam da minha cidade, o medico passa o remédio tomo e sobi as plaquetas dou uma pausa e desse isso e muito grave.
reginaldo magalhaes
O meu médico mandou fazer a retirada do meu baço, quero saber qual as consequências da retirada do baço, o que pode acarreta depois da retirada para minha saúde, vou fica normal ou isso pode me prejudica em quê?
Carlos
Ele é o órgão que retira de circulação as hemácias e as plaquetas velhas, armazena o ferro subtraído das hemácias e produz anticorpos , da para viver sem baço , mas voce consequentemente sera mais suscetíveis a infecções do que com ele , ele protegeria mais voce das infecções , faça o possível para eles nao tirarem o baço, pois e muito importante na nossa vida
Mônica
Boa tarde, gostaria de saber se a baixa das plaquetas pode estar relacionada também a menopausa. Pergunto porque tenho 52 anos e minhas plaquetas estão 107. Levei um susto. Não tenho nenhum sintoma, pelo contrário: me exercito todos os dias, corro, faço musculação e spinning. Não me sinto fadigada. O meu único desconforto mais recente é tonteira e dor de cabeça, que podem estar relacionados a menopausa.
Katrine
Plaquetopenia pode levar a queda de cabelo?
melinda hills
Quero saber os sintomas de plaquetas baixas.sinto muita sonolência desânimo erupções pelo corpo.
cesar antonio gonçalves
Bom dia. gostaria de saber se a minha esta normal,tenho 36 anos e minha plaquetas esta 180.000mm

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
Cabelo | Tratamentos e Dicas
Top 10
Quais são os sintomas das plaquetas baixas
Fonte: gastroecirurgia.blogspot.pt
Fonte: blogdasaude.com.br
Fonte: sinusite.net.br
1 de 5
Quais são os sintomas das plaquetas baixas