Quais são os sintomas das plaquetas baixas

As plaquetas ou trombócitos cumprem uma função muito importante no processo de coagulação do sangue, sendo necessário manter um nível adequado para estarmos saudáveis. Os níveis normais de plaquetas no sangue de uma pessoa adulta oscilam entre as 150.000 e as 450.000 por mililitro cúbico, quando os mesmos baixam dos 150.000 é o momento de prestar atenção para detectar a causa desta descida, que pode ser o reflexo de várias condições médicas. Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os sintomas das plaquetas baixas e o que fazer se a sua contagem não for a mais adequada.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas das plaquetas altas
Whatsapp 6 Twitter 8 Google +
Instruções
  1. A condição em que a nossa contagem de plaquetas é muito mais baixa que o habitual é conhecida como trombocitopenia.

    As causas da descida das plaquetas podem ser muito variadas e indicarem diferentes doenças, desde infeções significativas, passando por patologias como a Dengue, a cirrose hepática, a anemia plástica, o uso de certos medicamentos ou a deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico. Em casos mais graves uma descida de plaquetas pode corresponder a doenças graves como a leucemia ou a mielodisplasia.

  2. Pelo fato de as causas de uma descida da contagem de plaquetas serem muito diversas, é importante não se alarmar até ter os resultados na mão e ter consultado um hematologista. Este é o especialista indicado para descobrir a que se deve a diminuição de plaquetas no sangue.

    Imagem: gastroecirurgia.blogspot.pt

  3. Um dos primeiros sintomas das plaquetas baixas é a fadiga e o cansaço generalizado. Este acontece quando a descida de plaquetas é ligeiramente inferior a 150.000. A fraqueza e a falta de apetite são também sinais comuns numa primeira fase.

    Imagem: blogdasaude.com.br

  4. Perante uma contagem baixa de plaquetas outro sinal claro é que a pele começa a apresentar pequenas erupções, semelhantes a uma dermatite, normalmente nos braços, costas e tórax, embora possam existir ao longo de todo o corpo.

  5. Quando a descida de plaquetas é maior, é comum apresentar hematomas com facilidade perante qualquer tipo de pancada ligeira. Os hematomas são frequentes e evidentes.

  6. Em casos mais graves, em que a contagem de plaquetas é de 10.000 ou menos, corre-se um elevado risco de sofrer uma hemorragia interna, por isso é comum que quando as plaquetas cheguem a este número haja um sangramento na boca, nariz e gengivas.

    Imagem: sinusite.net.br

  7. É importante destacar que dependendo da causa da descida de plaquetas podem existir sintomas adicionais. Quando os níveis são apenas ligeiramente baixos, é possível que não se apresente nenhum sintoma, por isso o paciente desconhece que tem as plaquetas baixas, algo muito comum em situações de infeções leves.

  8. Existem várias alternativas para subir as plaquetas, mas a eficácia das mesmas dependerá da razão que levou à sua descida. Por exemplo, perante casos de Dengue, infeções leves, anemia ou deficiência de vitamina B, é muito simples aumentar a contagem de plaquetas, mas se sofrer uma leucemia ou se enfrenta uma quimioterapia, pode ser mais complexo.

  9. Se tem as plaquetas baixas deve consultar um hematologista ou o seu médico para determinar a causa desse resultado.

  10. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a quais são os sintomas das plaquetas baixas, recomendamos que entre na nossa categoria de A Saúde e o Sangue.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre quais são os sintomas das plaquetas baixas :


148 comentários


14-06-2016 Vanessa Queiroz rodrigues disse:
Fiz exames e deu plaquetas baixas no exame mais meu médico não soube me esplica o que é o que devo fazer.sou diabética e hipertensão.
11-06-2016 reginaldo disse:
Oi meu nome e Reginaldo tenho 34 anos estou muito preocupado com minha saúde descobrir que tenho plaquetas baixa e já ate chegou a 9.000 de plaquetas, descobrir em 2014 e ate agora faço tratamento no hemoam da minha cidade, o medico passa o remédio tomo e sobi as plaquetas dou uma pausa e desse isso e muito grave.
11-06-2016 reginaldo magalhaes disse:
O meu médico mandou fazer a retirada do meu baço, quero saber qual as consequências da retirada do baço, o que pode acarreta depois da retirada para minha saúde, vou fica normal ou isso pode me prejudica em quê?
02-06-2016 Mônica disse:
Boa tarde, gostaria de saber se a baixa das plaquetas pode estar relacionada também a menopausa. Pergunto porque tenho 52 anos e minhas plaquetas estão 107. Levei um susto. Não tenho nenhum sintoma, pelo contrário: me exercito todos os dias, corro, faço musculação e spinning. Não me sinto fadigada. O meu único desconforto mais recente é tonteira e dor de cabeça, que podem estar relacionados a menopausa.
26-05-2016 Katrine disse:
Plaquetopenia pode levar a queda de cabelo?
15-05-2016 melinda hills disse:
Quero saber os sintomas de plaquetas baixas.sinto muita sonolência desânimo erupções pelo corpo.
13-05-2016 cesar antonio gonçalves disse:
Bom dia. gostaria de saber se a minha esta normal,tenho 36 anos e minha plaquetas esta 180.000mm
11-05-2016 Maria Rejane disse:
Meu pai tem 85. Ano ele anda sentido muita fraguesa. É a o mesmo tempo si sentindo casado. Isso pode se sitoma de plaquetas baixa?
15-05-2016 Mari disse:
Maria,além destes sintomas,ele sente dor no estômago,falta de apetite,falta de ar...se sim,procure um cardiologista assim que possível,porque pela idade dele,podera ser problema no coração. Então não deixe passar o tempo . Leve o ao médico assim que possível
09-05-2016 Ana Cristina Santos disse:
Fiz exames de laboratório,pois vou fazer uma cirurgia,mas foi adiada,pois hj soube que meus leucócitos estar em 1100.
25-04-2016 ivanir aparecida disse:
oi minha plaqueta esta 95 m estou preocupada por que estava com dengue,no primeiro deu dengue e a plaqueta tinha baixado pra 113 depois fiz outro e deu 95 é crave .Oque que tenho que fazer ,mandarão fazer repouso e bebe muita água ,mas ainda me sinto cansada sono dor de cabeça desanimo nao tenho nenhum sagramento e nem manchas que devo fazer .
22-04-2016 lucimar disse:
oi,boa tarde meu nome e Lucimar fui ao medico hoje e minhas plaquetas estão em 117 e os leucocitos a 2700 isso e grave?
21-04-2016 Eliude batista da silva disse:
Percebi pequenas pintinhas vermelhas em minha barriga ,e nasceu um preta na coxa,oque será?
12-04-2016 Maria ines disse:
Oi sua Maria ines nunca tive dengue mas mihas plaquetas esta cada vez mais baixas agora esta 80.00. Corro algum risco? Oque devo fazer?
06-04-2016 Simone Gomes disse:
As plaquetas variam entre 150 000 e 400 000 desta forma um exame na faixa de 290 mil para uma pessoa que esteve com melorragia ( ciclo menstrual muito extenso e prolongado por 3 meses). O que seria infecção, mas também, pode ser o caso de se estar começando um ciclo de queda nas plaquetas da pessoa citada, queda de hormônios e falta de alguns nutrientes na alimentação que seria a falta da vitamina b no organismo. Acredito que interação medicamentosa também cause infecção. Hidroclotiazida de 50 mg sendo de 25mg dia. Sendo ingerida concomitante com losartan 50 mg e medicação para depressão: depakote 500mg, fluoxetina 20 mg, risperidon 4 mg dia. Desta forma será um caso de infecção, interação medicamentosa, falta de vitamina. Haja vista, que a três meses passados, se teve indicio de alteração na vida da pessoa mudança de Estado e mudança de medicação: Aradois e higroton... por retenção de líquidos. Desta forma prescrevo: depois de melhora Depakote que é o divalproato de sódio 500mg manha e noite Cloridrato de Fluoxetina 20mg manha Losatan 50mg manha e noite Riperidon 2mg manha e noite O ciclo alterado melhorou. Sendo que foi verificado estresse e alteração do humor na pessoa estudada, depois de utilizada a medicação de controle. Mais também por esquecimento de tomadas da medicação acima citada. Espero que este meu e-mail venha ajudar outras pessoas e que estou melhor mais também digo que nenhuma pessoa pode ser estudada depois de ter passado por tratamento psiquiátrico pois existem os traumas causados pela internação da pessoa citada, no mais agradeço a atenção e digo que sou apenas uma estudante curiosa e apenas técnica de enfermagem em aguardo de liberação para estagio no campo da psiquiatria e traumas.
31-03-2016 CONÇEICAO RODRIGUES disse:
TENHO AS PLAQUETAS A 41000 HOJE PARESSE QUE TOU A PERDER AS FORÇAS TERÇA FEIRA FUI VER O RESULTADO TOU PREOCUPADA SO TERÇA FEIRA FAÇO NOVAMENTE ANALISES
26-03-2016 Carolina Ferreira disse:
Ola meu nome é Carolina a 2 anos descobrir pti e venho tratando mas mesmo com o medicamento meu organismo nao sustenta o efeito por muito tempo,assim que paro elas caem hj elas estao 12.000 sem ser as manchas pelo corpo nao sinto nada agora a medica passou outro ciclo de remedio to me sentindo mau pelos efeitos colaterais dele, queria saber o que faco pra mante las pelo menos acima de 30.000que ja estaria mais estavel. Obrigada
24-03-2016 Ana Lopes Gonçalves da Veiga disse:
depoia de uma cirurgia de intestinos, com recuperação lenta (1 ano e cinco meses) depois , pode justificar numero de plaquetas 135.000
19-03-2016 Maria aurineia disse:
Vivia com ematomas,fadigas,e mal estar
19-03-2016 Maria aurineia disse:
Ei de primeiro a minha plaquetas era de 100a 110,hoge depois de tomar iodo e vitamina b1.está ótima
12-03-2016 Katiane Lopes disse:
Minhas plaquetas estão em 26 tenho muito cansaço fadiga dores nos ossos e agora dores de cabeça o q pode ser.
25-02-2016 Maria Geane Costa Lopes disse:
Bom dia!! Eu estou com as plaquetas baixas e sinto mto mal estar tontura fraqueza fadiga cansaço o que eu posso fazer! já procurei um hematologista fiz todos os tipos de exames não deu nada não descobriu a causas das plaquetas baixas ñ sei o que fazer mais Hj as plaquetas estão 99.000.
22-02-2016 Antonia fernanda isaias disse:
Plaquetas 137.000e baixa
19-03-2016 Mayara souza disse:
Inferior a 150 000 é baixa sim..porém não é tão grave.. deve apenas procurar alimentos para a subida delas e beber mto liquido e procurar um médico. . Pois pode ser dengue..
06-02-2016 Mari Vieira disse:
Minhas plaquetas deram 128. Corro algum risco?
01-02-2016 Maria José Da Silva disse:
Meu esposo tem plaquetas baixa, dor de cabeça frequentemente e febre. É grave esse problema de saúde?
25-01-2016 Flávio Soares disse:
Estou com minha afilhada de apenas 3 aninhos passando por esta situação, apareceram manchas roxas pelo corpo dela, de inicio achamos que fosse alguma pancada, mais com o passar do tempo, só aumentava, ela foi ao meédico e ao fazer o hemograma a surpresa, o nível de plaquetas dela era bem abaixo do normal, 13.000 apenas, e já estava sentindo febre; hojé ela foi transferida para Fortaleza, estamos aflitos. Deus abençoe minha princesinha!
29-01-2016 Katia disse:
Que Deus abençoe. Dará tudo certo. Confie no Senhor.
17-03-2016 marcia gomes de farias disse:
Confie no senhor ele e nossa Unica esperanca e nossa fortaleza...
06-04-2016 Maria disse:
Espero que sua princesa melhore e que os médicos encontrem a solução rápida para sua recuperação, pode ser uma infecção como dengue e pela idade acredito que as plaquetas não são tão altas na verdade ela esta em formação. Bem, espero que ela se recupere rápido e que já esteja bem melhor mesmo.
09-01-2016 maria Luciene disse:
estou com uma pessoa na minha familia com PLAQUETAS de 56.000 estou preocupada!!!!!mi ajude com alguns cuidado...
12-01-2016 Sara Viega disse:
Oi Maria, para além de ir ao seu médico e seguir as suas recomendações, pode ver estas dicas para subir as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-as-plaquetas-13.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html
09-01-2016 Silva a Alves moreira disse:
Olá tive plaquetas baixa na primeira e ultima gravides fiquei muito mal tomei ate bolsas de sangue ou plaquetas ,Eu quero saber se eu tomar o sibutramina pois estou muito acima do meu peso !!!!
13-12-2015 Márcia Maria nogueira Dantas rodrigues disse:
Oi eu sou märcia tenho hepatite b . minhas plaquetas eram normais agora baichou muito, nâo sei se pode ser da hepatite mais nos exames contínuo só com epatitae b , será que eu posso estar com problema muito sério ?
03-12-2015 Sabrina disse:
Oi esse é meu terceiro comentário aqui meu nome é Sabrina tenho 24 anos e a 1 ano e 4 meses tive síndrome de hellp e depois de dar a luz continuei com as plaquetas baixas e depois de duas consultas com a reumatologista foi dado o diagnóstico tenho Lúpus já comecei com o tratamento vamos ver se agora sobem as plaquetas. Obrigada.
11-12-2015 Sara Viega disse:
Oi Sabrina, espero que você consiga! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
30-11-2015 Rosenita Novais de Brito disse:
Minhas plaquetas a cada dia estão mais baixas.de 132.000 baixou para 106.000.e perigo. Tive dengue há muito tempo atrás.
01-12-2015 Sara Viega disse:
Oi Rosenita, para além de seguir as recomendações do seu médico, pode ver estas dicas para subir as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-as-plaquetas-13.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html
21-11-2015 tayna disse:
Minha mãe esta cm as plaquetas em 10.000. Ela ja fez uma biópsia da medula e deu hipoplasia medular. Ficou um tempo no hospital tomou sangue e plaquetas. Mais elas voltam a baixar. Ta muito dificil conseguir um médico. Mais oq devera ser feito?
24-11-2015 Sara Viega disse:
Oi Tayna, para além de seguir as recomendações do médico, pode seguir as dicas destes artigos: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-as-plaquetas-13.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html
19-11-2015 Cida disse:
Oi meu nome é Cida fiz alguns exames e minhas plaquetas estão 135.000 gostaria de saber se é caso de preocupar se tá muito baixa?o que devo fazer?
20-11-2015 Sara Viega disse:
Oi Cida, esse valor está abaixo dos valores considerados normais. Nestes artigos poderá encontrar algumas dicas para subir as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-as-plaquetas-13.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html Além disso, deverá consultar o seu médico e seguir as suas indicações.
09-11-2015 Paulo Junio disse:
Eu tive dengue a pouco tempo e minhas plaquetas foi para baixo de 12Mil e não tive sangramento , mas quando eles tira vão sangue meu, o lugar do perfuro da agulha custava a para de sangrar é só isso que tive, o medico falo que não sabe por que eu morri.
04-11-2015 Sônia disse:
O que fazer para aumentar as plaquetas baixas
29-10-2015 Sabrina disse:
Oi no dia 1-06-2025 eu deixei um comentário aqui de que tive Síndrome de Hellp e que depois de ter dado a liz continuei com plaquetas baixas e ainda continuo agora a suspeita é de Lúpus mais eu não sinto nenhum sintoma de lúpus mais vamos ver o resultado dos exames que fiz hoje.
30-10-2015 Sara Viega disse:
Oi Sabrina, primeiro tem que saber o resultado para depois saber como deve agir.
28-10-2015 elisabeth andriotti disse:
As minhas plaquetas estão em 154mm3!há preucupação?
19-10-2015 Francisca paula disse:
Meu filho está com o baso alto urina esqura e bilirrubina baixa ele tem 15 anos as plaquetas esta108
11-10-2015 vanda disse:
a um meis fui fazer us exames rotina descobre quer minhas plaquetas tava 106.00 o medico me passou sulfato ferroso agora fui repete us exame tava mais baixa 29.00 o quer faço estou nevosa
13-10-2015 Sara Viega disse:
22-09-2015 jose kenned sousa firmino disse:
oi sou kenned e tenho anemia alergia e problema nos rins eu to com as plaquetas baixa 50.000 o que deve ter causado a descida das plaquetas? me ajudem.
05-09-2015 soraia silva disse:
Plaquetas esta muito baixas e os médicos não fala nada natação medicamentos lema dieta nada Sim vamos no soro tonta sem vontade d sem vontade de fazer nada desesperada mês passado tava 56000 obrigado
02-09-2015 Fabia disse:
Olá meu nome é fabia. Há 2 meses entrei com clorídrato de certralina para controle do pânico. Mais me fez muito mal. Vários sintomas eu senti.entre eles minhas plaquetas foram para. 180 senti muita fraqueza tremores falta de apetite a tem dois meses que parei de tomar e ainda sinto os sintomas e na bula diz que pode ter uma queda das plaquetas.sera que preciso tomar algum medicamento ou não me ajudem por favor
28-08-2015 giselle disse:
ola bom dia, eu estou com as plaquetas baixas um pouco, as minhas estão 134.000. o qual o normal e a partir de 150.000. e sinto febre, dores nas pernas, e uma fraqueza...sera uma virose ou pode ser dengue com esse resultado?
06-08-2015 Aurora prates santana salustiano disse:
Eu ja precisei repor plaquetas.è possível que ela volta a descer.as vezes sinto cansada. Fadiga sonolenta tondura fraqueza. Isso tem alguma voisa haver com plaquetas.
06-08-2015 angelica disse:
O que fazer qdo os exames apresentam ad plaquetas baixas. Mais não é encontrado uma causa aparente?
24-07-2015 Maria do Carmo Motta disse:
Estou com 98.000 das plaquetas ..o que faço para aumentar ..estou nervosa ...
24-07-2015 Sara Viega disse:
12-07-2015 Marla disse:
Minha irmã tem 60 anos à 13 anos parou a menstruação e agora está com as plaquetas 24e a médica falou que ela está com lúpus .eu gostaria de saber se vem caso de ser essa doença.
04-07-2015 Valeria Honorato Da Silva disse:
Estou a quase um ano fazendo enxames e minha plaquetas continuam baixas e nada de descobrir o motivo fico muito preocupada.
28-06-2015 Jorgene Marcia Macedo disse:
Gostei muito da explicação pois minha sogra esta com este problema! Obrigado
30-06-2015 Sara Viega disse:
Oi Jorgene, que bom saber que a informação foi útil para você! Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
20-06-2015 VERA LUCIA DE A. SEPULVEDA DE SOUSA disse:
BOM DIA AOS 59 ANOS FIZ CIRURGIA DE PROTESE TOTAL DOS JOELHOS, E TIVE UMA QUEDA GRANDE DE PLAQUETAS, FIZ TRANSFUSÃO DE PLAQUETAS. HOJE ESTOU COM 72 ANOS E MINHAS PLAQUETAS VIVEM NUM SOBE E DESCE, JÁ PROCUREI UM HEMATOLOGISTAS QUE FEZ UMA BATERIA DE EXAMES PARA DESCOBRIR A CAUSA, E NÃO ENCONTROU. DE UM MES PARA OUTRO TEM UMA MUDANÇA O MAXIMO QUE CHEGOU FOI A 158.00 E O MINIMO 70.00 FIZ EXAME ESSA SEMANA ESTÁ EM 80.000. MEUS SINTOMAS SÃO CANSAÇO E DOR NAS PERNAS, FALTA DE APETITE, NÃO TENHO HEMORRAGIAS NEM MANCHAS ROXAS. FICO MO PREOCUPADA. SE PUDER ME AJUDAR FICO MTO GRATA.
18-06-2015 Julio cesar machado disse:
As informacoes prestadas pelo site sao imprecisas e pifias ,acho que em em todas as perguntas ,voces deveriam dar como resposta : Procurem um hematologista
Vídeos em destaque
Tratamentos de Pele DIY Aulas de Zumba Top 10