Quais são os sintomas das plaquetas baixas

As plaquetas ou trombócitos cumprem uma função muito importante no processo de coagulação do sangue, sendo necessário manter um nível adequado para estarmos saudáveis. Os níveis normais de plaquetas no sangue de uma pessoa adulta oscilam entre as 150.000 e as 450.000 por mililitro cúbico, quando os mesmos baixam dos 150.000 é o momento de prestar atenção para detectar a causa desta descida, que pode ser o reflexo de várias condições médicas. Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os sintomas das plaquetas baixas e o que fazer se a sua contagem não for a mais adequada.

Whatsapp 6 Twitter 5 Google +
Instruções
  1. A condição em que a nossa contagem de plaquetas é muito mais baixa que o habitual é conhecida como trombocitopenia.

    As causas da descida das plaquetas podem ser muito variadas e indicarem diferentes doenças, desde infeções significativas, passando por patologias como a Dengue, a cirrose hepática, a anemia plástica, o uso de certos medicamentos ou a deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico. Em casos mais graves uma descida de plaquetas pode corresponder a doenças graves como a leucemia ou a mielodisplasia.

  2. Pelo fato de as causas de uma descida da contagem de plaquetas serem muito diversas, é importante não se alarmar até ter os resultados na mão e ter consultado um hematologista. Este é o especialista indicado para descobrir a que se deve a diminuição de plaquetas no sangue.

    Imagem: gastroecirurgia.blogspot.pt

  3. Um dos primeiros sintomas das plaquetas baixas é a fadiga e o cansaço generalizado. Este acontece quando a descida de plaquetas é ligeiramente inferior a 150.000. A fraqueza e a falta de apetite são também sinais comuns numa primeira fase.

    Imagem: blogdasaude.com.br

  4. Perante uma contagem baixa de plaquetas outro sinal claro é que a pele começa a apresentar pequenas erupções, semelhantes a uma dermatite, normalmente nos braços, costas e tórax, embora possam existir ao longo de todo o corpo.

  5. Quando a descida de plaquetas é maior, é comum apresentar hematomas com facilidade perante qualquer tipo de pancada ligeira. Os hematomas são frequentes e evidentes.

  6. Em casos mais graves, em que a contagem de plaquetas é de 10.000 ou menos, corre-se um elevado risco de sofrer uma hemorragia interna, por isso é comum que quando as plaquetas cheguem a este número haja um sangramento na boca, nariz e gengivas.

    Imagem: sinusite.net.br

  7. É importante destacar que dependendo da causa da descida de plaquetas podem existir sintomas adicionais. Quando os níveis são apenas ligeiramente baixos, é possível que não se apresente nenhum sintoma, por isso o paciente desconhece que tem as plaquetas baixas, algo muito comum em situações de infeções leves.

  8. Existem várias alternativas para subir as plaquetas, mas a eficácia das mesmas dependerá da razão que levou à sua descida. Por exemplo, perante casos de Dengue, infeções leves, anemia ou deficiência de vitamina B, é muito simples aumentar a contagem de plaquetas, mas se sofrer uma leucemia ou se enfrenta uma quimioterapia, pode ser mais complexo.

  9. Se tem as plaquetas baixas deve consultar um hematologista ou o seu médico para determinar a causa desse resultado.

  10. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a quais são os sintomas das plaquetas baixas , recomendamos que entre na nossa categoria de A Saúde e o Sangue ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre quais são os sintomas das plaquetas baixas :


95 comentários


02-09-2015 disse:
Olá meu nome é fabia. Há 2 meses entrei com clorídrato de certralina para controle do pânico. Mais me fez muito mal. Vários sintomas eu senti.entre eles minhas plaquetas foram para. 180 senti muita fraqueza tremores falta de apetite a tem dois meses que parei de tomar e ainda sinto os sintomas e na bula diz que pode ter uma queda das plaquetas.sera que preciso tomar algum medicamento ou não me ajudem por favor
28-08-2015 disse:
ola bom dia, eu estou com as plaquetas baixas um pouco, as minhas estão 134.000. o qual o normal e a partir de 150.000. e sinto febre, dores nas pernas, e uma fraqueza...sera uma virose ou pode ser dengue com esse resultado?
06-08-2015 disse:
Eu ja precisei repor plaquetas.è possível que ela volta a descer.as vezes sinto cansada. Fadiga sonolenta tondura fraqueza. Isso tem alguma voisa haver com plaquetas.
06-08-2015 disse:
O que fazer qdo os exames apresentam ad plaquetas baixas. Mais não é encontrado uma causa aparente?
24-07-2015 disse:
Estou com 98.000 das plaquetas ..o que faço para aumentar ..estou nervosa ...
24-07-2015 disse:
12-07-2015 disse:
Minha irmã tem 60 anos à 13 anos parou a menstruação e agora está com as plaquetas 24e a médica falou que ela está com lúpus .eu gostaria de saber se vem caso de ser essa doença.
04-07-2015 disse:
Estou a quase um ano fazendo enxames e minha plaquetas continuam baixas e nada de descobrir o motivo fico muito preocupada.
28-06-2015 disse:
Gostei muito da explicação pois minha sogra esta com este problema! Obrigado
30-06-2015 disse:
Oi Jorgene, que bom saber que a informação foi útil para você! Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
20-06-2015 disse:
BOM DIA AOS 59 ANOS FIZ CIRURGIA DE PROTESE TOTAL DOS JOELHOS, E TIVE UMA QUEDA GRANDE DE PLAQUETAS, FIZ TRANSFUSÃO DE PLAQUETAS. HOJE ESTOU COM 72 ANOS E MINHAS PLAQUETAS VIVEM NUM SOBE E DESCE, JÁ PROCUREI UM HEMATOLOGISTAS QUE FEZ UMA BATERIA DE EXAMES PARA DESCOBRIR A CAUSA, E NÃO ENCONTROU. DE UM MES PARA OUTRO TEM UMA MUDANÇA O MAXIMO QUE CHEGOU FOI A 158.00 E O MINIMO 70.00 FIZ EXAME ESSA SEMANA ESTÁ EM 80.000. MEUS SINTOMAS SÃO CANSAÇO E DOR NAS PERNAS, FALTA DE APETITE, NÃO TENHO HEMORRAGIAS NEM MANCHAS ROXAS. FICO MO PREOCUPADA. SE PUDER ME AJUDAR FICO MTO GRATA.
18-06-2015 disse:
As informacoes prestadas pelo site sao imprecisas e pifias ,acho que em em todas as perguntas ,voces deveriam dar como resposta : Procurem um hematologista
12-06-2015 disse:
Estou tratando se câncer no ezofago. Faço quimioterapia e radioterapia. Baixou as plaquetas a oncologista suspendeu a quimioterapia por uma semana. O que alimentar para que ela suba mais rápido.
03-06-2015 disse:
minhas plaquetas estão baixas , mais não sinto sono nem cansaço , descobre por causa de um exame de sangue, e todos os meses antes do período menstrual eu fico com menhas, e isso e grave. o que faço?
03-06-2015 disse:
minha plaquetas estão baixas , mais não sinto sono nem cansaço , descobre por causa de um exame de sangue, e todos os meses antes do período menstrual eu fico com manhas, e isso e grave. o que faço?
03-06-2015 disse:
Minhas plaquetas esta em 80.000,estou com hematomas no corpo, más não tenho nenhum sim toma.estamos
28-05-2015 disse:
minhas plaquetas são sempre baixas, fui diagnosticada com uma doença chamada de púrpura. tenho umas crises semelhante á de uma pessoa com dengue, tendo que tomar soro constantemente, gostaria de saber se existe algum tipo de tratamento, pois meu hematologista disse que não.
25-05-2015 disse:
des 2014 eu estou com as plaquetas baixa e nao sabia fui fazer um teste numa empresa e o medico nao quis mecontrata por que eu estou com as plaquetas baixa des 2014 e 2015 106 136 133 e 108 vou comersa um tratamento agora para descrobri o que e e ja tenho .pressao auta ;muita dor de cabesa
22-05-2015 disse:
Olá, meu nome é Ubaldino , tenho plaquetas baixas 150,000 as vezes um poquinho menos como 140,000 mas sempre acima deisso . Aos vintee poucos anos tive hepatite , aos 68 tive deng , tenho saude rasoavel aos 73 . Uma amiga também tem plaquetas nas mesmas proporções minhas .ela tem 57 anos faz acompanhmento no EMOES . já teve problemas semelhantes aos meus , e dengue na mesma época que eu; as pesquisas me fazem sentir bem mais feliz mesmo com elas baixas. Mas que alimentos são mais recomendados para melhorar ? .
26-05-2015 disse:
Oi Ubaldino, você pode conferir esse link com alimentos que ajudarão a subir as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html
21-05-2015 disse:
Meu marido está com dengue e as plaquetas dele está muito baixa que devo fazer para subir as plaquetas dele
14-05-2015 disse:
Em 2003 foi-me detectado no parto plaquetas baixas, fiz transfusão plaquetária e no parto seguinte em 2012 o mesmo... Até ao momento tenho sido saudável, mas sempre que chega a mudança de primavera verão, tenho hemorragias nasais, e as manchas rosadas nos braços... terei que consultar o especialista?
15-05-2015 disse:
Oi Fatima, seria melhor consultar o especialista sim.
12-05-2015 disse:
gosara de saber se o aparecimento de manchas de cor castanha nos braços sao sinais de plaquetas baixas, as mancas aparcem cor de osa e assam a castanhas e pintas também, obrigada
08-05-2015 disse:
Olá doutora à 9 meses atrás eu tive Síndrome de Hellp e depois de 15 dias internada minhas plaquetas continuarão baixas até hoje então minhas plaquetas não passam de 70 mil e não descem mais de 30 mil fica oscilando a última que fiz eu estava com 49 mil.Eu me sinto bem a única coisa que eu reparei são as manchas roxas que aparecem com certa facilidade o que pode ser a causa das minhas plaquetas serem baixas.
01-06-2015 disse:
Olá Sabrina você seu filho estão bem ? Tenho uma amiga que teve Síndrome de Help a 3 anos, graça a deus ela e filho sobreviveram. Tem casos que um dos dois morrem. Minha amiga ficou 30 dias em coma, e recebeu varias transfusão de sangue e plaquetas, foi uma fase terrível para toda a família. Sua pergunta chamou minha atenção.. obrigada
01-06-2015 disse:
Olá respondendo sua pergunta sim eu minha bebê estamos bem eu fiquei três dias na UTI durante o parto recebi transfusões de sangue pelo o que fiquei sabendo foram 11 bolsas e mais uma na uti,depois mudei de quarto e fiquei mais 12 dias.Minha bebê tbm ficou na UTI NEONATAL 71 dias mais agora estamos bem.Agora é minhas plaquetas mesmo que continuam baixas.
07-05-2015 disse:
boa noite doutor devez enquanto a parece umas manxas vermelhas no meu braço pode-se baixa imunidade o as plaquetas esta baixa nao sinto nada tenho 65 anos tenho bom a petite tomo calmante para dormi dienpax de 10 mg a noite as vez eu tomo ao dia
04-05-2015 disse:
Minha filha ta com a plaqueta baixa e ta com diarreia ela pode tomar suco de laranja
04-05-2015 disse:
Olá mi chamo erlane.minha filha ta com a plaqueta baixa 52.mil e ta com diarreia.sera dengue
30-04-2015 disse:
Oi é que estou com as plaquetas baixas e queria saber o motivo. Eu não tive dengue, não estou gripada, e nem infecção de nada.
30-04-2015 disse:
Oi Vanessa, pode ver nesse link quais as causas das plaquetas baixas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/por-que-baixam-as-plaquetas-3222.html
25-04-2015 disse:
pequenas manchas negras no corpo que depois desaparecem e tambem quando sem querer qualquer toque com o braço ou mao fica negro e desaparece e sinto muito frio
17-04-2015 disse:
Boa tarde Desde domingo estou com meu tórax e quando pressiono com o dedo fica uma mancha branca que demora a sair. O que pode ser isso? Karlos
16-04-2015 disse:
Tenho sempre hematomas pelo corpo tenho feito um controle da contagem ds plaquetas, que são um pouco abaixo o normal,129 mil. Há outros exames a serem efetuados?
16-04-2015 disse:
Boa noite Eu tenho plaquetas baixas e queria saber se tontura e fraqueza no corpo é sintomas dela?
11-04-2015 disse:
Plaquetas 121000 manchas vermelha na barriga devo prepcupar
10-04-2015 disse:
Como fazer para aumentar a minha plaquetas???? Estar 127.000/mm3????????
08-04-2015 disse:
Estou com algumas pintnhas no corpo muita fraqueza as vezes manchas roxa tenho artrite falta de apetite cansaço muitas dor articular passo muito mal e como se minha preçao caise fadiga em fim to toda desgovernada
08-04-2015 disse:
Além do repouso, há alguma coisa q eu possa fazer para elevar o número de plaquetas. Estou sob quimioterapia. Há alguma alimentação q auxilie no tratamento
10-04-2015 disse:
Oi Carlos, nesses links encontrará informação para subir as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-as-plaquetas-13.html No entanto, como está fazendo quimioterapia aconselho a você consultar o seu médico antes de fazer qualquer alteração na sua rotina.
06-04-2015 disse:
Muito obrigado por poder nos instruir nos momentos que precisamo.
07-04-2015 disse:
Oi Anderson, o prazer é todo nosso! Obrigada e continue nos acompanhando :)
03-04-2015 disse:
Minhas plaqueta ta baixa de 132 caio pra 100 nao to sintino sintoma nenhum de dengue so fraqueza a 6 dia oque pode ser
29-03-2015 disse:
Ola.tenho um filho de 10 mes e a praqueta dele chegou a 10 mil e agora está em 31mil os médicos dizer que tem que estudar o caso... so que eu e minha esposa descubrimos no mesmo hospital uma.... mulher que ...a filha começou com o mesmo sintomas e começou com 10 mes de vida a luta dela correndo hospital e ja fez 5 transfusão de sangue... e hoje a criança ja tem 1e 4 mês e a praqueta da criança nunca mas valtou o normal máximo que chegar 60mil a prequeta..... Alguma pessoa que seja espessa lista no assunto pode me orientar por favor e um pedido de um pai desesperado ....socorro o meu filho tem 10mes e no dia 26.04.2015 ele foi internado
27-03-2015 disse:
OLA FIS EXAMES DE PLAQUETAS E O RESULTADO DO MEU EXAME DEU...119000 GOSTARIA DE SABER SE E MUITO GRAVE E O VALOR DE REFERENCIA 150.000 DES DE JA AGRADEÇO
25-03-2015 disse:
Boa tarde, sou da área da saúde (VISA), e de uns tempos para cá, estou sentindo-me:- Fraco, desanimado, com muita dor nas articulações, nas costas, e ao levantar-me fico como que travado, levando um tempo para estabelecer a postura normal. Fiz o hemograma para chikungunya e deu tudo normal, somente as plaquetas que deu o resultado: 136000. Farei no dia 26/03/15, o teste para DENGUE.
16-03-2015 disse:
Tenho 52 anos e portadora da cirrose biliar primária, faço tratamento tomando 3 remédios ao dia e evito certas medicações: talvez seja essa a razão das minhas plaquetas baixas, não ultrapassa 79.000. Já tive dengue, a contagem chegou e 55.000. Mas fisicamente me sinto bem, mas com frequencia tenho manchas roxas pelo corpo, basta apenas " encostar " e pronto já aparece. Mas me incomoda muito isso, há uma forma natural de manter minhas plaquetas em nivel satisfatório? Tenho com frequencia queda de cabelos, pode estar associado a cirrose ou plaquetas? posso tomar vitaminas ???
04-03-2015 disse:
podemos ser operada ao coração sem plaquetas
04-03-2015 disse:
ola meu marido ta internado com as plaquetas de 45.000 isso pode ser grave.tu preoculpada os medicos nao dizem nada
05-02-2015 disse:
SOU PACIENTE DIABETICA E GOSTARIA DE SABER QUAIS OS SINTOMAS DAS PLAQUETAS BAIXA DESDE JA DIGO MQUE TENHO FALTA DE APETITE SINTO TONTEIRAS CANSAÇO E FADIGAS...!!!
26-01-2015 disse:
ola a 3dias atras descobri q meu filho de 1ano tem plaquetas baixa de 33.0000 ele ja passou por 5medicos + nem diagnosticou a causa verdadeira
26-01-2015 disse:
Prezada Sara: Por gentileza.meu marido fez exame cardiaco e apareceu o resultado assim: MPV;Mean Platelet volume(volume plaquetário médio) Referencia:8.0-12.0 resultado:4.2L fL. Plt-Platelet:referencia:150-400 resultado:183K/uL poderia me orientar? nao entendi bem,se o correto entre o resultado de 150.000 a 400.000 porque o Volume Medio de 4.2L fL.
27-01-2015 disse:
Olá Marli, o melhor é você mostrar o exame ao seu médico. Obrigada e continue nos acompanhando!
22-01-2015 disse:
oi o que sao plaquetas baixa como cuidar delas .
20-12-2014 disse:
Plaquetas oscilantes!!! Magnífica explicação do mestre Nicodemos!
04-12-2014 disse:
ola descobri que as minhas plaquetas esta baixas elas estam 78.000 e grave´
05-12-2014 disse:
Olá Geni, as suas plaquetas estão baixas demais sim! Nesses links poderá encontrar algumas dicas para subir as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-as-plaquetas-13.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html Espero que dê certo! Obrigada pelo comentário e continue ligado ;)
14-10-2014 disse:
oi sou juliana fis um ezame ea asplaquetas deu274000o que sigrinifica o brigada
14-10-2014 disse:
Olá Juliana, pode ver as causas das plaquetas baixas nesse link: http://saude.umcomo.com.br/articulo/por-que-baixam-as-plaquetas-3222.html Para aumentar as plaquetas siga estas dicas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-as-plaquetas-13.html Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
13-10-2014 disse:
Meu nome e egmar gostaria de saber por eu tive variaçao de 150,000 baixou 120,000 e depois para 110,0000 fiquei sabendo depois que apresentei uma convuçao dormindo, Dai ela me ataca de vez enquanto, agora nao sei pelo medicamento fenetoina.
30-09-2014 disse:
Quando tem as plaquetas baixa pode usar tintura nos cabelos?
30-09-2014 disse:
ola estou com as plaquetas baixas oque devo tomar para subir;sinto muitas dores nas bernas e nos bracos sera que e sintamas da plaquetas nao tenho nem vontade de levantar da cama fico jogada sem forsa ja fiz todo tipo de exame nao dar nada oque tenho senhor...ela estava em 110.000 to com muitas dores fiz exame ontem vou pegar o resultado hoje pra saber em estar. bom dia...
Vídeos em destaque
13 Formas Originais de Colocar o Cadarço nos seus Tênis Animais de Estimação DIY Top 10