Quais são os sintomas das plaquetas baixas


Quais são os sintomas das plaquetas baixas

As plaquetas ou trombócitos cumprem uma função muito importante no processo de coagulação do sangue, sendo necessário manter um nível adequado para estarmos saudáveis. Os níveis normais de plaquetas no sangue de uma pessoa adulta oscilam entre as 150.000 e as 450.000 por mililitro cúbico, quando os mesmos baixam dos 150.000 é o momento de prestar atenção para detectar a causa desta descida, que pode ser o reflexo de várias condições médicas. Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os sintomas das plaquetas baixas e o que fazer se a sua contagem não é a mais adequada.

Instruções
  1. A condição em que a nossa contagem de plaquetas é muito mais baixa que o habitual é conhecida como trombocitopenia.

    As causas da descida das plaquetas podem ser muito variadas e indicarem diferentes doenças, desde infeções significativas, passando por patologias como a Dengue, a cirrose hepática, a anemia plástica, o uso de certos medicamentos ou a deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico. Em casos mais graves uma descida de plaquetas pode corresponder a doenças graves como a leucemia ou a mielodisplasia.

  2. Pelo fato de as causas de uma descida da contagem de plaquetas ser muito diverso, é importante não se alarmar até ter os resultados na mão e ter consultado um hematologista. Este é o especialista indicado para descobrir a que se deve a diminuição de plaquetas no sangue.

  3. Um dos primeiros sintomas das plaquetas baixas é a fadiga e o cansaço generalizado. Este acontece quando a descida de plaquetas é ligeiramente inferior a 150.000. A fraqueza e a falta de apetite são também sinais comuns numa primeira fase.

  4. Perante uma contagem baixa de plaquetas outro sinal claro é que a pele começa a apresentar pequenas erupções, semelhantes a uma dermatite, normalmente nos braços, costas e tórax, embora possam existir ao longo de todo o corpo.

  5. Quando a descida de plaquetas é maior, é comum apresentar hematomas com facilidade perante qualquer tipo de pancada ligeira. Os hematomas são frequentes e evidentes.

  6. Em casos mais graves, em que a contagem de plaquetas é de 10.000 ou menos, corre-se um elevado risco de sofrer uma hemorragia interna, por isso é comum que quando as plaquetas cheguem a este número haja um sangramento na boca, nariz e gengivas.

  7. É importante destacar que dependendo da causa da descida de plaquetas podem existir sintomas adicionais. Quando os níveis são apenas ligeiramente baixos, é possível que não se apresente nenhum sintoma, por isso o paciente desconhece que tem as plaquetas baixas, algo muito comum em situações de infeções leves.

  8. Existem várias alternativas para subir as plaquetas, mas a eficácia das mesmas dependerá da razão que levou à sua descida. Por exemplo, perante casos de Dengue, infeções leves, anemia ou deficiência de vitamina B, é muito simples aumentar a contagem de plaquetas, mas se sofrer uma leucemia ou se enfrenta uma quimioterapia, pode ser mais complexo.

  9. Se tem as plaquetas baixas deve consultar um hematologista ou o seu médico de família para determinar a causa desse resultado.

  10. Se deseja ler mais artigos parecidos a quais são os sintomas das plaquetas baixas , recomendamos que entre na nossa categoria de A Saúde e o Sangue.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre quais são os sintomas das plaquetas baixas :


                

22 comentários


17-07-2014 Olga Guedes Thomaz disse:
Quando adoeci por Dengue minhas plaquetas ficaram em torno de 130, aí dei de comer clara de ovo e fazer uma alimentação especial, mas depois minhas plaquetas ficaram em torno de 150000 e não sobe mais que isso. o que fazer? é normal? conviver com elas assim? Aguardo resposta. Atenciosamente,
15-07-2014 sirlene disse:
ola algum tempo descobri que tenho plaquetas baixa ela ja chegou a 13.000 hoje esta com 53.000 esta baixa mas os medicos por enquanto não vão medar nenhum remedio
13-07-2014 Thayse disse:
Meu filho tem 9 anos,esta com a plaqueta de 13 mil,ja tomou prelone mais o resultado nao foi o esperado,o que devo fazer?
05-07-2014 silvia disse:
Olá,, minhas plaquetas parecem que estão brincando, sobem e descem, agora está em 113, mas já steve 90.,assim como tb jésteve normal.Sinto indisposição, sou diabética e esteatose em grau elevado, meu médico disse que era por esse motivo.Mas agora estou fazendo tratamento e minhas plaquetas abaixaram mais.Ah esqueci de dizer tomo muitos remédios e tb para dor na coluna.Obriada
01-07-2014 vânia Bezerra disse:
hoje fiz um hemograma. minhas plaquetas deu 155.000, está normal?. fiquei preocupada, pq o bioquímico achou baixa.
01-07-2014 Sara Viega disse:
Olá Vânia, os seus valores estão entre os valores considerados normais de plaquetas, de entre 150.000 a 450.000. No entanto, se quiser tentar aumentar um pouco este valor, pode ver aqui algumas dicas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-as-plaquetas-13.html
30-05-2014 raul soares de sa lemos disse:
minhas plaquetas estao 12300 ela estao baixas ou nao
03-06-2014 Sara Viega disse:
Olá Raul, obrigada pelo comentário! As suas plaquetas estão baixas, visto que os valores normais de plaquetas no sangue de uma pessoa adulta oscilam entre as 150.000 e as 450.000 por mililitro. Pode ver aqui como subir as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-as-plaquetas-13.html Espero ter ajudado!
13-05-2014 Sara Viega disse:
Olá Robson, obrigada pelo comentário! Os valores considerados normais de plaquetas estão entre 150.000 e as 450.000 por mililitro. Os seus valores estão um pouco abaixo do normal, pode ver nos links algumas dicas para subir plaquetas e que alimentos são melhores para isso: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-as-plaquetas-13.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html
12-05-2014 robson disse:
a um tempo a trás apareceram umas manchas em minha pele ai fui ao um medico chegando lá fui feito um exame de sangue e minhas plaqueta tava com 95. tomei uns medicamentos e fui p casa e esses dias fiz dois exames e ela tá com 121.000 e a outra tá com 120.000 tá bom ruim os medicos olharam e não falaram nada e disse que tá os exames tavam bom ...queria saber se tá bom e o que posso fazer p melhorar ....
26-04-2014 ELIANA disse:
PLAQUETAS EM 28.000 E RUIM
03-04-2014 Marco disse:
amor a médica acha que o Léo pode estar com hipseurise, doença que descama e mancha apele e q não tem cura. também viu que as plaquetas dele estão baixas, segue matéria. bj
Vídeos em destaque
Rainbow Loom Dicas de costura Veterinário Experiências