Acidente vascular cerebral

Quais são os sintomas de um AVC

Quais são os sintomas de um AVC
Imagem: 26noticias.com.ar

O acidente vascular cerebral, AVC, também conhecido como derrame cerebral, ocorre quando o fluxo sanguíneo que vai para nosso cérebro se detém, o que pode ocasionar a morte de células e danos irreversíveis devido à falta de oxigenação cerebral. Dependendo do lugar do cérebro onde ocorre o acidente e o tempo que o paciente fique sem receber irrigação sanguínea, os sintomas podem ser mais ou menos intensos. Em umComo.com.br explicamos com detalhes quais são os sintomas de um AVC e os tipos de derrame cerebral existentes.

Também lhe pode interessar: Como socorrer um paciente com AVC
Passos a seguir:
1

Existem dois tipos de derrame cerebral:

  • AVC isquêmico: apresenta-se quando um coágulo bloqueia algum vaso sanguíneo que irriga sangue ao cérebro, impedindo sua passagem. Também pode acontecer quando as artérias ficam obstruídas devido ao acúmulo de gordura e colesterol. A trombose e embolia entram neste tipo de AVC.
  • O AVC hemorrágico: ocorre quando um vaso sanguíneo em nosso cérebro se rompe, ocasionando uma hemorragia na zona que impede o correto fluxo de sangue. Os aneurismas fazem parte deste tipo de AVC.
2

Conhecer os sintomas de um AVC é importante para poder detectar quando uma pessoa está sofrendo ou sofreu um derrame cerebral grave. No entanto é necessário levar em conta que estes sinais podem variar, dependendo da zona do cérebro afetada, e que às vezes alguém pode sofrer um acidente vascular cerebral sem sequer notar.

Normalmente os pacientes que sofrem um AVC apresentam os sintomas de maneira repentina e intensa, no entanto há casos em que estes sinais podem evoluir com o passar dos dias, tornando-se mais intensos.

3

O sintoma de um AVC mais característico é uma repentina dor de cabeça que começa sem aviso prévio e de forma intensa. Estes incômodos aumentam de forma severa quando o paciente está deitado ou quando realiza algum movimento brusco como tossir ou agachar.

É o sintoma típico em casos de AVC hemorrágico.

4

Dependendo da zona onde tenha ocorrido o acidente vascular cerebral podem ser apresentados sinais físicos mais claros de que você sofreu um derrame cerebral. Os mais comuns são:

  • Fraqueza muscular em zonas como a perna, o braço ou o olho; Todos costumam ocorrer em um mesmo lado do corpo;
  • Problemas para se manter consciente: sono e inclusive desmaios ou perda da consciência;
  • Confusão, enjoos e sensação de vertigem;
  • Perda de memória;
  • Problemas de coordenação que podem incluir dificuldades para caminhar, falar ou entender, para ler e escrever;
  • Problemas de vista repentinos, e alterações ou dificuldades em funções como comer, engolir, controlar os esfíncteres ou na percepção dos sabores;
  • Sensação de formigamento ou perda da sensibilidade em um lado do corpo;
  • Mudanças repentinas no estado de ânimo ou na personalidade sem causa aparente.
5

É fundamental observar qualquer destes sintomas em um familiar ou amigo, ou se você mesmo, sentir tais sintomas de maneira repentina, vá imediatamente ao médico. Um possível AVC é considerado como uma emergência que deve ser atendida de imediato com o fim de prevenir sequelas irreversíveis. Perante os primeiros sintomas vá até o pronto-socorro ou ao centro médico de urgência mais próximo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas de um AVC, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
juscemara m s garcia
uma pessoa de 28 anos que se queixa de dor de cabeça intensa iniciada as 3 horas sem melhora com o uso de dipirona, e também tontura e visão atrapalhada e tem histrico familiar de hipertensão e morte subta de um primo jovem fumante e usava consatreciptivo, essa pessoa apresenta que doença no quadro neurológico.
Imagem: 26noticias.com.ar
Quais são os sintomas de um AVC