Ritmo Cardíaco

Quais são os sintomas de uma arritmia cardíaca

Quais são os sintomas de uma arritmia cardíaca

A arritmia cardíaca é uma variação na atividade da rede elétrica do coração que acaba alterando seu ritmo normal e reduzindo sua eficácia quanto à sua função de bombeamento. É uma condição que pode aparecer principalmente por três motivos: quando o impulso elétrico não é produzido de forma adequada, quando o impulso elétrico ocorre em um lugar errado ou quando há alterações nos caminhos para a condução elétrica. A fim de saber mais detalhes a respeito desta alteração e saber de que forma ela pode se manifestar e você ficar alerta, no seguinte artigo de umComo explicamos quais são os sintomas de uma arritmia cardíaca.

Também lhe pode interessar: Como tratar a arritmia cardíaca

Passos a seguir:

1

A arritmia, como dissemos, é qualquer alteração do ritmo cardíaco que se apresentar. A frequência cardíaca normal oscila entre 60 e 100 batimentos por minuto, mas quando ocorre uma arritmia estes podem ser: mais lentos, o que se denomina bradicardia; mais rápidos, o que se denomina taquicardia; ou serem irregulares ou ocorrer de forma desigual. Além disso, antes de mencionar os sintomas mais comuns é conveniente esclarecer que estes podem ter uma gravidade variável, aparecer ou não, bem como se manifestar de forma intermitente ou prolongada.

2

Entre os sintomas das arritmias cardíacas, as palpitações são muito comuns. Quando ocorrem, o paciente sente uma espécie de pancada dentro do peito percebendo intensamente os batimentos do coração, o que não costuma ocorrer em situações normais. É importante ter em conta que as palpitações nem sempre são causadas por taquicardia, e que nem todos os casos são sintomas de alguma patologia.

3

Uma arritmia também pode produzir síncope, isto é, uma perda de consciência que leva o paciente a desmaiar, recuperando-se em um período muito breve de tempo. Isto ocorre quando sua pressão sanguínea diminui de forma brusca e não chega a quantidade suficiente de oxigênio ao cérebro. Ao contrário de outros casos, quando a síncope é sintoma de uma arritmia cardíaca, o paciente não experimenta anteriormente sensação de tontura, fraqueza ou mal-estar.

4

Mesmo que nem sempre aconteça por causa de patologias que afetam o coração, a paragem cardíaca ou morte súbita é um dos possíveis sintomas das arritmias de maior gravidade. Nesta situação, o paciente requer intervenção imediata dos profissionais de saúde para que sejam realizadas as manobras de reanimação, caso contrário não será possível a recuperação, falecendo poucos minutos depois.

5

Além dos três sintomas mencionados, as arritmias cardíacas também podem gerar outros males como:

  • Dificuldade de respirar.
  • Dores na cavidade torácica ou pressão no peito.
  • Palidez.
  • Micção muito frequente.
  • Sudorese.
  • Tonturas e vertigens.
6

É fundamental procurar seu médico com urgência, caso você sofra de algum dos sintomas descritos, bem como fazer check-ups médicos periodicamente se você sofre ou já sofreu anteriormente qualquer patologia cardíaca. No artigo Como tratar da arritmia cardíaca você pode encontrar algumas recomendações úteis para conviver com esta condição e cuidar da sua saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas de uma arritmia cardíaca, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Reni
Meu filho tem cansaço, e suor excessivo?
elizabeth
sofro com esse problema de aritimia cardíaca, demora muito tempo para dar uma crise, mais quando dá é demorada as vezes me da tremor, o rim trabalha fora do normal porque enquanto to com o coração disparado vou muitas vezes ao banheiro, fico com muito medo e raiva ao mesmo tempo. nem os remédios que tomo para ansiedade inibi a crise quando ela resolve aparecer. O que faço?
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
Rodrigo Alexandre
Boa tarde eu tenho arritmia cardíaca eu queria muito sabe se é normal quem tem se senti mal o tempo todo eu tenho muitas tondeira e banpesaas no corpo ja n sei mais oq vasso já coloquei o Ruder e deu q minha arritmia está controlada mais eu sinto muito mal isso é normal????.
Quais são os sintomas de uma arritmia cardíaca