Câncer de próstata

Quais são os sintomas do câncer de próstata

Quais são os sintomas do câncer de próstata

O câncer de próstata tornou-se uma doença especialmente comum em homens com mais de 60 anos, ainda que existam outras condições que podem aumentar o risco de desenvolver a doença. Como qualquer outro tipo de câncer, sua detecção precoce será fundamental para obter um bom prognóstico de recuperação, por isso em umComo.com.br explicamos a você quais são os sintomas do câncer de próstata e quem tem maior risco de desenvolvê-lo.

Passos a seguir:
1

Existem vários fatores que podem aumentar o risco de ter câncer de próstata, por exemplo:

  • Ter mais de 60 anos
  • Ter casos de câncer de próstata na família, especificamente em familiares diretos.
  • Ser de raça negra, pois este tipo de câncer tem maior incidência nesta população.
  • Sofrer de alcoolismo
  • Levar uma dieta com alto consumo de gorduras e carne.
  • Exposição a agentes químicos como os que se encontram nas tintas, ao agente laranja ou ao cádmio.
2

Um dos principais sintomas do câncer de próstata é a dificuldade para urinar. A urina sai mais lenta do que o normal. Após urinar, o homem também apresenta com frequência perdas involuntárias de urina.

3

O paciente tem a sensação de que a bexiga não esvazia completamente ao urinar, o que lhe obriga a forçar para conseguir urinar, outro dos sintomas do câncer de próstata.

4

A presença de sangue na urina ou no sêmen pode ser um sinal de alerta que é importante levar em consideração. Outro dos sintomas do câncer de próstata são as dores e desconfortos ósseos, especificamente na zona lombar e pélvica.

5

Ainda que a população de maior risco de câncer de próstata sejam os homens com mais de 60 anos, a partir dos 45 anos é comum fazer uma vez ao ano estudos sanguíneos que procurem determinar os níveis de antígeno prostático específico ou PSA no sangue. Esta análise costuma permitir detectar de forma precoce o câncer de próstata inclusive antes de se manifestarem os primeiros sintomas.

6

Caso as análises de sangue mostrem valores de PSA elevados no sangue, então o urologista recorrerá ao toque retal para comprovar se a próstata aumentou seu tamanho ou se existe alguma superfície irregular.

Nestes casos é importante manter a calma, pois uma importante porcentagem de homens com mais de 60 anos apresenta aumento da próstata sem que isto aumente em nada o risco de câncer de próstata no futuro. A prostatite é também uma doença comum que pode apresentar os mesmos sintomas deste câncer, por isso é importantíssimo esperar o diagnóstico médico.

Caso haja suspeita da presença de um câncer, o urologista solicitará uma biopsia para confirmar os resultados.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do câncer de próstata, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
jorge silva
Boa noite Posso substituir a Biópsia de Próstata, por uma Ressonância Magnética Multi paramétrica ?
eunice aparecida sousa
qual o tratamento do cancer da prostata?
Quais são os sintomas do câncer de próstata