As contrações

Quais são os sintomas do parto normal

Alana Martins
Por Alana Martins. Atualizado: 3 março 2021
Quais são os sintomas do parto normal
Imagem: medquimheo.com.br

A gestação envolve muitos fatores emocionais e psicológicos e além disso, dúvidas e incertezas. A vinda de um novo ser ao mundo traz à mulher sentimentos de alegria e felicidade porém ao mesmo tempo, o medo e incerteza se tudo irá ocorrer bem durante o parto e se o bebê realmente nascerá com saúde. Se você quer saber mais sobre quais são os sintomas do parto normal, esse artigo de umComo.com.br foi feito especialmente para você!

Também lhe pode interessar: Quais são os tipos de parto

A gestação e o trabalho de parto

Tanto a gestação como durante o trabalho de parte ocorre de forma diferente em cada mulher, os sintomas são diferentes e cada mulher possui uma sensibilidade diferente a eles. Não há como saber o momento exato que o trabalho de parto começou, acontecem várias mudanças diferentes em seu corpo no período da gestação, que te farão dar a luz pois, o bebê já está preparado para vir ao mundo.

Semanas antes do trabalho de parto

Veja algumas mudanças que podem ocorrer no seu corpo nas semanas anteriores ao trabalho de parto:

  • O colo do seu útero ficará mais fino e com uma maciez maior, além disso ele irá começar a se dilatar a até cerca de 10 cm para que seja possível a passagem da cabeça da criança. Deve se atentar quando há a dilatação e o trabalho de parto ainda nem se iniciou.
  • Você poderá sentir uma certa dor na região das costas, também poderá sentir uma cólica semelhante à cólica menstrual.
  • Você poderá perceber dias antes do parto o aparecimento de uma secreção de cor amarronzada e sanguinolenta na sua calcinha ou durante o banho, acalme-se pois essa pequena quantidade de secreção é normal, isso é chamado de tampão, ele fica cobrindo o colo do útero durante a gestação e é eliminado momentos antes do parto. Se o seu tampão saiu, isso quer dizer que o momento do parto se aproxima.
  • Pode ocorrer o rompimento da bolsa amniótica, mas você somente estará em trabalho de parto se o rompimento da bolsa estiver combinado com as contrações. Se o rompimento da bolsa ocorrer sem contrações provavelmente você terá que se submeter a uma cesariana, pois com a bolsa rompida o bebê corre vários riscos.

Se você estiver sentindo algum sintoma que indique que o parto está prestes a acontecer comunique ao seu médico imediatamente, mesmo se você não tiver certeza não fique com vergonha pois, os médicos estão acostumados a passar por estes momentos e eles poderão te fornecer as melhores orientações.

O importante durante o trabalho de parto é ficar bem calma e tranquila, assim tudo correrá bem. Que a vinda de um novo ser ao mundo possa te trazer muita felicidade e emoções! E, desde já, parabéns, você conseguiu!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do parto normal, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Você já entrou em trabalho de parto? Tem alguma sugestão para as mamães de primeira viagem? Comente, sua opinião é muito importante!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: medquimheo.com.br
Quais são os sintomas do parto normal