Otros A saúde dos pés e a Podologia

Quais são os sintomas dos joanetes

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os sintomas dos joanetes
Imagem: silkaorthopedic.com

Os joanetes, denominados medicamente 'hallux valgus', são uma condição podal comum que pressupõe uma deformação óssea na borda externa do pé a qual gera graves incômodos e dificulta ao paciente realizar suas tarefas cotidianas com normalidade. Esta condição ocorre com maior frequência nas mulheres já que uma das causas habituais que propiciam seu aparecimento é o uso contínuo de um calçado muito estreito e sapatos de salto. Embora seu diagnóstico seja bastante simples, no seguinte artigo de umComo revelamos quais são os principais sintomas dos joanetes para que possa detectar sua presença desde o início.

Passos a seguir:
1

Os joanetes aparecem devido a uma alteração do equilíbrio de forças exercidas habitualmente sobre a articulação do pé, o que pode originar instabilidade e derivar em deformação com o tempo. É por isso que os joanetes costumam ser causados por fatores genéticos relacionados com o tipo de pé herdado, pelo contínuo uso de sapatos muito apertados ou de salto, pela maneira de caminhar, entre outros.

É conveniente destacar que os joanetes constituem um sofrimento progressivo e que tem início em uma inclinação do dedo do pé hálux, a qual vai avançando com o passar do tempo e mudando o ângulo normal dos ossos. Isto acaba provocando a protuberância óssea na base do dedo do pé hálux que é o principal indício da presença de um joanete na articulação.

Quais são os sintomas dos joanetes - Passo 1
2

Além do aparecimento dessa protuberância óssea, os joanetes são acompanhados de outros sintomas como:

  • Pele enrijecida e calosidade na lateral do dedo do pé hálux.
  • Dores, incômodo e inflamação na articulação.
  • Mobilidade limitada do dedo afetado.
  • Ardor e às vezes entorpecimento.
  • Rotação do dedo do pé hálux, o que pode fazer com que monte sobre o segundo dedo, causando o aparecimento de calosidades e outras irritações.
3

Ao menor sintoma de dor ou desconforto no pé ou identificação de algum tipo de deformidade, é fundamental consultar o médico de imediato para poder iniciar o tratamento adequado e evitar ter de se submeter a uma intervenção cirúrgica. Normalmente, os tratamentos indicados para os joanetes consistem em tomar uma série de medidas e cuidados que ajudem a aliviar a pressão e frear a deformação progressiva do pé, entre eles encontramos o uso de calçado largo, de palmilhas, corretores noturnos, a ingestão de alguns medicamentos anti-inflamatórios ou o aplicativo de tratamentos externos para reduzir a inflamação e o desconforto. Amplie a informação sobre o tratamento dos joanetes consultando os artigos:

4

Caso este tipo de tratamento não alivie esta doença e a deformidade da articulação avance a tal ponto que acabe interferindo nas atividades diárias do paciente, será o momento de considerar a possibilidade de se submeter a uma intervenção cirúrgica para realinhar o dedo do pé hálux e eliminar definitivamente a protuberância óssea e a dor.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas dos joanetes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: silkaorthopedic.com
1 de 2
Quais são os sintomas dos joanetes