Dislexia

Quais são os tipos de dislexia

Quais são os tipos de dislexia
Imagem: dislexia.net

A dislexia é mais comum do que podemos imaginar na nossa sociedade. Mas nem todas as dislexias são iguais, existindo diferentes tipos. Da mesma forma, nem todas as sintomatologias são iguais, por isso, deve-se ter em conta os diferentes tipos existentes além de entender que cada pessoa é diferente. Em umComo.com.br mostramos-lhe quais são os tipos de dislexia. Em todo o caso, é um profissional quem deve diagnosticar o tipo de dislexia.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu filho tem dislexia

Índice

  1. Dislexia adquirida e dislexia de desenvolvimento
  2. Dislexia fonológica
  3. Dislexia superficial
  4. Dislexia profunda ou mista
  5. Recorrer a um profissional

Dislexia adquirida e dislexia de desenvolvimento

Antes de conhecer a tipologia da dislexia, deve-se diferenciar a dislexia adquirida e a dislexia de desenvolvimento.

Quando falamos de dislexia adquirida, fazemos referência a uma dislexia causada por uma deterioração cerebral de origem congênita ou não, ora seja por infartos ou acidentes cerebrais. Está definida por uma dificuldade na leitura e na escrita, geralmente esta dificuldade obedece ao deterioramento específico que sofre a área do cérebro responsável desta atividade.

Quando falamos de dislexia de desenvolvimento, fazemos referência a uma dislexia como transtorno da linguagem que afeta a habilidade de ler e escrever, afetando às vezes também, outros aspetos da linguagem. As crianças com dislexia apresentam problemas no ritmo e velocidade na linguagem escrita e lida. Não se poderia considerar dislexia de desenvolvimento em crianças que apresentaram um atraso mental ou que tiveram algum acidente cerebral.

Dislexia fonológica

Encontramo-nos perante uma dislexia fonológica quando a criança realiza uma leitura visual das palavras. A leitura visual corresponde a uma leitura onde se observam as palavras de forma global, deduzindo em vez de ler, as palavras conhecidas. Torna-se difícil sobretudo na leitura de palavras compridas, pouco frequentes e pseudopalavras. Podem ler 'casa' em vez de 'caso', adivinhando a palavra em vez de a ler. Também pode cometer erros morfológicos ou derivados, em que confundem os sufixos: comia / comendo, calculadora, calcular...

Nas crianças que têm dislexia fonológica encontramos estes erros mais comuns:

  • Confusões nas letras: d-b, p-q, b-g, u-n, g-p, d-p.
  • Omissões de letras-sílabas-palavras: chave/cave
  • Inversões nas letras-sílabas: pai/pia.
  • Reiterações de sílabas-palavras: cozinha/cocozinha.
  • Substituição de palavras.
  • Invenções de palavras: quê/e de quê.
  • Hesitações nas palavras desconhecidas.
  • Ortográficos em palavras novas ou desconhecidas.

Dislexia superficial

Encontramo-nos perante uma dislexia superficial quando a criança mostra dificuldade para ler por via léxica, ou seja, para reconhecer as palavras irregulares. Normalmente cometem mais erros de omissão, adição ou substituição das letras. Mas têm melhor nível na leitura de pseudo palavras em comparação com as crianças que apresentam dislexia fonológica. Apresentam também maior problema com a ortografia, uma vez que apenas se guiam pela informação auditiva.

Sugestão: O que é disgrafia é quais os sintomas - Distúrbio da letra feia

Dislexia profunda ou mista

Encontramo-nos perante uma dislexia profunda ou mista quando se dão ambas as vias, o que faz com que a criança cometa erros nos processos de leitura tanto auditivo como visual. Isto supõe ter dificuldades para decifrar o significado das palavras, a impossibilidade de ler pseudopalavras, cometer erros visuais, semânticos ou paralexias (confundir 'feliz' com 'Natal'). Também apresentará dificuldade para ler as palavras abstratas, verbos e palavras função (palavras sem significado como as palavras nexo).

Recorrer a um profissional

Se considerar que o seu filho possa ter sintomas de dislexia não duvide em recorrer a um profissional correspondente para que o avalie, faça o diagnóstico adequado e ajude na sua aprendizagem.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os tipos de dislexia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Tamirys
Eu tenho um amigo mas não entendi direito, ele disse que consegue aprender e surgiu a dois anos atrás. Ele precisa ouvir pra aprender, tanto que tudo relacionado a instrumentos ele desenvolve e aprende, mas quando olha para as letras ela "dançam" ou "embaralham" um pouco. Seria qual tipo de dislexia ?
Imagem: dislexia.net
Quais são os tipos de dislexia