Quais são os tipos sanguíneos


Quais são os tipos sanguíneos

Todos os sangues estão compostos pelos mesmos componentes, mas nem todas as pessoas contam com o mesmo tipo deste líquido vital. O tipo de sangue depende de dois fatores: o grupo sanguíneo em função do antígeno e o Rh, que pode ser positivo ou negativo. A partir disso, podem ser determinados oito tipos de sangue. Este fato é de vital importância para as transfusões de sangue, já que nem todos os tipos de sangue são compatíveis entre eles. Neste artigo da umComo, ampliamos para você a informação sobre os tipos sanguíneos.

  • O antígeno


    Para entender a existência de diferentes tipos de sangue, é necessário compreender quem o produz. Em primeiro lugar, devemos destacar a existência de diferentes antígenos, que são substâncias capazes de criar um anticorpo. É uma substância que pode ser considerada estranha ou agressiva. Sendo assim, se uma pessoa tiver um antígeno em seus glóbulos vermelhos, terá no plasma de seu sangue um anticorpo contra um antígeno diferente. Partindo dessa base, criou-se o sistema de grupos AB0 baseado nos tipos de antígenos.

  • Grupos AB0


    Grupos AB0

    Para simplificar: quem tem antígeno A em seus glóbulos tem em seu plasma um anticorpo anti-B. Sendo assim o A só admite o A e recusará (pelo anticorpo que possui) todos os B. inversão inverso acontecerá com o sangue de antígeno B, enquanto que aqueles que tiverem antígenos A e B, não terão anticorpos no plasma; o contrário acontece com quem tem o 0, que não possui antígenos em seus glóbulos vermelhos, mas possui anticorpos anti-B e anti-A em seu plasma.

    No quadro, podemos ver todas as combinações de antígenos e anticorpos.

  • Fator Rh


    Além do grupo sanguíneo, no tipo de sangue também influi o fator Rh (Rhesus) ou antígeno D. É ele que atribui valor positivo ou negativo ao grupo, pois quando este antígeno está presente nos glóbulos vermelhos, designa-se como positivo, e se não existe, como negativo. Desta forma, determinam-se os oito tipos de sangue: A / A-; B / B-; AB / AB-; 0 / 0-.

  • Compatibilidade sanguínea


    Compatibilidade sanguínea

    Como dissemos no começo, os tipos sanguíneos têm muito a ver com as doações e transfusões de sangue, pois nem todos os grupos sanguíneos são compatíveis entre si. É importante destacar que:

    • Os 0- são os únicos doadores universais, isto é, poderão ceder seu sangue a qualquer outro grupo.
    • Os AB são receptores universais, podem recebê-lo de todos os outros.

    No quadro, podemos ver as diferentes combinações que podem ser feitas entre doadores e receptores na hora de doar sangue.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a quais são os tipos sanguíneos, recomendamos que entre na nossa categoria de A Saúde e o Sangue.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre quais são os tipos sanguíneos:


                

1 comentário


21-01-2014 Ane disse:
Exame do meu marido deu este resultado, me preocupo muito pq ele bebe ANTÍGENO CARCINOEMBRIÔNICO - CEA Resultado: 9,54 (ng/mL)
Vídeos em destaque
Rainbow Loom Magia revelada Desenhos dos Minions Experiências