A psoríase

Qual é a causa da Psoríase

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é a causa da Psoríase

    A psoríase é uma doença cutânea muito comum que provoca em quem a sofre o aparecimento de umas manchas vermelhas volumosas cobertas de descamações, irritação, coceira e incômodos. Sua causa é desconhecida. Acredita-se em uma etiologia multifatorial. Existem múltiplas teorias, ainda que a causa da perda de controle na proliferação dos queratinócitos seja desconhecida, conhecem-se causas ambientais, genéticas e fatores imunológicos que desempenham um importante papel no desenvolvimento da doença.

    Também lhe pode interessar: Como tratar a psoríase nos pés

    Índice

    1. Causas ambientais da Psoríase
    2. Causas genéticas da Psoríase
    3. Causas imunológicas da Psoríase
    4. Tratamentos da Psoríase

    Causas ambientais da Psoríase

    Fatores ambientais: o estresse é um dos mais conhecidos desencadeadores de psoríase, bem como agente aumentador de surtos, assim como o frio, a obesidade, traumatismos, infecções (estreptocócicas, estafilocócicas, HIV, etc.), álcool, fumo e drogas. Pelo contrário, climas temperados, luz solar e gravidez associam-se a melhoria clínica. A primeira lesão costuma aparecer depois de uma infecção de vias respiratórias altas.

    Qual é a causa da Psoríase - Causas ambientais da Psoríase

    Causas genéticas da Psoríase

    Fatores genéticos: existe uma predisposição genética para a doença. Aproximadamente 40% das pessoas com psoríase ou artrite psoriásica têm histórico familiar de primeiro nível. Confirmou-se a associação com HLA-Cw6, genes LCE3C e LCE3B.

    Qual é a causa da Psoríase - Causas genéticas da Psoríase

    Causas imunológicas da Psoríase

    Fatores imunológicos: a psoríase pode ser considerada uma doença autoimune, e apresenta níveis elevados de TNF-α tanto na pele como no sangue. O aumento dos níveis de TNF-α nas pessoas obesas põe em evidência a associação entre ambas entidades.

    Qual é a causa da Psoríase - Causas imunológicas da Psoríase

    Tratamentos da Psoríase

    A seguir damos a você uma série de conselhos que vão além do porquê você tem psoríase; explicamos quais são os melhores remédios para tratá-la:

    Qual é a causa da Psoríase - Tratamentos da Psoríase

    Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a causa da Psoríase, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

    Escrever comentário
    O que lhe pareceu o artigo?
    1 de 5
    Qual é a causa da Psoríase