Insuficiência renal

Qual é a dieta para o paciente com insuficiência renal

Qual é a dieta para o paciente com insuficiência renal

A insuficiência renal é a incapacidade dos rins para eliminar substâncias de resíduos e manter o equilíbrio de líquidos e eletrolitos. Quando os rins se encontram em uma destas fases, precisam de uma dieta específica com restrições de alimentos e líquidos para prevenir a claudicação. Em umComo.com.br aconselhamos você sobre a dieta para o paciente com insuficiência renal.

Passos a seguir:
1

As proteínas são um dos principais componentes do organismo e são imprescindíveis para o bom funcionamento. Nem todas as proteínas são iguais, existem algumas de alto valor biológico que se encontram na carne, peixe, leite e ovos, e outras de valor biológico médio que são os vegetais e legumes, o arroz, o pão, as massas, entre outros. É importante que, em fases de hemodiálise e insuficiência crônica, você incorpore estes alimentos para prevenir a perda de massa muscular e repor energia.

2

O sódio é um componente que favorece a hipertensão arterial, edema e aumento de peso. A dieta do paciente com insuficiência renal deve ser pobre em sódio ou estritamente sem sal, o nefrologista é quem deve lhe indicar o tipo de restrição. Se sua dieta for restrita em sal, deverá evitar a ingestão de sal refinado, carnes e peixes salgados, defumados ou curados, o caviar e os crustáceos, os queijos e os frios, as azeitonas, os produtos instantâneos e os aperitivos salgados.

3

O potássio é uma substância necessária para o correto funcionamento do sistema nervoso e muscular. Ele entra no organismo através dos alimentos, e ao não poder ser eliminado pelos rins se acumula no sangue podendo alterar os músculos, incluindo os do coração (paragem cardíaca e morte). O paciente com insuficiência renal deve ser submetido a controles para ficar de olho em possíveis taxas de hiperpotassemia. Apesar de que o potássio se encontra na maioria dos alimentos, você deve saber que os que têm um alto conteúdo são as frutas, as verduras e os chocolates.

4

Assim como o potássio, o fósforo ingerido com os alimentos se acumula no sangue e é indiretamente responsável (através de mecanismos hormonais) por afetar os ossos e gerar coceiras. O excesso de fósforo é difícil de controlar através da alimentação, por isso seu nefrologista deverá lhe receitar medicamentos para reduzir quantidades elevadas no sangue. São alimentos ricos em fósforo: o leite e seus derivados, os peixes azuis, a gema do ovo, o pão integral, os chocolates e os frutos secos.

5

Os carboidratos são o único grupo de alimentos que não está limitado neste tipo de pacientes. São a principal fonte de energia e são necessários para o bom funcionamento do organismo. Exceto se existir uma condição diabética, em que devem ser consumidos todos os dias. Existem dois grupos de carboidratos, os de ação lenta que permitem um maior aproveitamento da energia (massa, arroz, batata e pão branco) e os de ação rápida conhecidos por seu doce doce (açúcar, geleia e mel).

6

O líquido não é apenas água, mas também inclui sopas, leite, frutas, café e o resto de bebidas. A quantidade de líquido deve ser controlada porque o rim perde a sua capacidade de eliminar urina, e todo o líquido tomado vai se acumulando no corpo, principalmente nos pacientes que fazem hemodiálise ou que estão em fases crônicas. A quantidade que pode ser tomada por dia depende da capacidade que o rim possui para eliminar a urina, normalmente é de uns 800 ml.

7

Lembre-se sempre que sua dieta deve ser específica e individual para sua insuficiência renal. Seu nefrologista ajudará você a conhecer com determinação quais alimentos devem ser limitados e em que medida.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a dieta para o paciente com insuficiência renal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
jose carlos
Tenho 2.40 de creatinina não consigo abaixar o nível o q fazer
Jane Mariza Lazari
gostaria de uma dieta para paciente com creatinina e uréia acima do normal ultimos exames coletados em 09/02/2015 = uréia----6,3mg/dl e creatinina....1,67mg/dl
kATIA LIMA FERRAZ
Por favor se voces puderem me ajudar,porque eu tenho um pouco de dificuldade para cuidar de alimentação, minha mãe tem insuficiencia renal cronica a nutricionista me deu uma folha indicando os alimentos .mas eu gostria que voces fizerrem um cartdapio de 2 a 6dizendo o almoço e , cafe e jantar por escrito.O QUE ELA tem que comer certinho. Quais os sucos natirais. oBRIGADA.
Qual é a dieta para o paciente com insuficiência renal