Diálise

Qual é a diferença entre hemodiálise e diálise peritoneal

Qual é a diferença entre hemodiálise e diálise peritoneal
Imagem: 20minutos.es

A diálise é um processo dirigido às pessoas que sofrem de insuficiência renal crônica ou aguda, que consiste na eliminação de líquidos no sangue que o corpo normalmente elimina pelos rins e substâncias de resíduo. Existe a possibilidade da diálise ser usada para prevenir a insuficiência renal nos indivíduos que ingeriram substâncias tóxicas. Existem dois tipos de diálise, em umComo.com.br ensinamos você a conhecer qual é a diferença entre a hemodiálise e a diálise peritoneal.

Índice

  1. Diálise peritoneal
  2. Tipos de diálise peritoneal
  3. Hemodiálise

Diálise peritoneal

A diálise peritoneal é feita através da colocação cirúrgica de um tubo mole e vazio no abdômen inferior perto do umbigo. Depois da colocação do tubo administra-se uma solução dialisada na cavidade peritoneal (no abdômen) e deixa-se por um determinado tempo estipulado pelo médico.

A solução dialisada atua absorvendo os resíduos e toxinas através do peritôneo. Depois da absorção é necessário drenar o líquido descartável para o exterior, quantificá-lo e eliminá-lo.

Tipos de diálise peritoneal

Podemos distinguir três tipos de diálise peritoneal:

  • A diálise peritoneal contínua ambulatória não precisa de nenhuma máquina e suas lavagens podem ser executadas entre 3 a 5 vezes por dia nas horas de vigília.
  • A diálise peritoneal contínua cíclica requer o uso de uma máquina especializada que pode ser usada no lar. É prática já que faz tudo automaticamente e pode ser realizada enquanto o paciente dorme.
  • A diálise peritoneal intermitente costuma ser feita no hospital mas pode chegar a ser feita em casa.

A principal complicação da diálise peritoneal é a peritonite. A peritonite é a infecção da área onde entra o cateter no corpo - o peritôneo -, e pode originar febre e dor abdominal.

Hemodiálise

Para o processo de hemodiálise é necessária a colocação de um acesso especial chamado fístula arteriovenosa (união de uma veia e uma artéria) que é colocada cirurgicamente no braço, principalmente para hemodiálise a longo prazo. Existe uma máquina para a hemodiálise conectada ao paciente com a ajuda desse cateter, que se encarrega de drenar o sangue, lavá-lo em uma solução especial de diálise que elimina os líquidos e substâncias de resíduo e depois retorná-lo à corrente sanguínea.

Esta prática pode ser realizada em um centro de diálise, em um hospital ou no domicílio e geralmente é feita várias vezes por semana durante quatro ou cinco horas. As principais complicações da hemodiálise podem ser as câimbras musculares e a pressão baixa.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre hemodiálise e diálise peritoneal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
andreia bello
qual a diferença entre hemodialise e dialise peritoneal,porque uma e feita em três vezes a outra não.
Imagem: 20minutos.es
Qual é a diferença entre hemodiálise e diálise peritoneal