Calcular a frequência cardíaca

Qual é o ritmo cardíaco normal

Qual é o ritmo cardíaco normal

Ter um ritmo cardíaco normal é um sinal que pode indicar que contamos com um coração saudável cujo funcionamento é regular. Por isso, é importante saber quantos batimentos por minuto são normais em uma pessoa adulta e o que ocorre quando os nossos não atingem os níveis habituais. Em umComo.com.br explicamos-lhe qual é o ritmo cardíaco normal de uma pessoa adulta e as doenças que podem afetá-lo.

Também lhe pode interessar: Como controlar o ritmo cardíaco

Índice

  1. O ritmo cardíaco normal
  2. Como medir o ritmo cardíaco
  3. Doenças que afetam o ritmo cardíaco

O ritmo cardíaco normal

O rimo cardíaco normal de uma pessoa adulta deve se encontrar entre 60 e 100 pulsações por minuto em estado de repouso, momento no qual devemos realizar o cálculo. Nosso ritmo cardíaco pode variar em função do sexo e da idade; no entanto, considera-se adequado quando se encontra nos níveis mencionados anteriormente.

Como medir o ritmo cardíaco

Medir o ritmo cardíaco é uma operação muito simples que qualquer um pode realizar. Só precisa estar em repouso e colocar o dedo indicador e o dedo médio em uma área na qual possa sentir as pulsações facilmente; por exemplo, nas veias do pescoço ou na parte interna do punho, depois conte os batimentos durante 15 segundos usando preferivelmente um cronômetro para ser mais exato.

O resultado deverá ser multiplicado por 4 para obter os batimentos de seu coração durante 1 minuto. Lembre-se que nunca deve medir sua frequência cardíaca quando está realizando atividade física ou em uma situação de estresse, pois o resultado será mais elevado do que o normal.

Doenças que afetam o ritmo cardíaco

Mas o que ocorre quando nosso ritmo cardíaco não é normal? Existem diferentes condições que podem influir na frequência cardíaca, entre elas se destacam:

  • A taquicardia, que se produz quando nosso ritmo cardíaco é superior a 100 pulsações por minuto.
  • A bradicardia, que se apresenta quando o ritmo cardíaco é inferior a 60.
  • Outros tipos de arritmia.

Se suas pulsações por minuto não estão dentro dos valores normais, é importante visitar um cardiologista para uma revisão exaustiva.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o ritmo cardíaco normal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
wellington fernando souza barbosa
tenho 52 anos e meus batimentos cardiacos estao abaixo de 70.
qual seria o normal?
Helio Rezende RANGEL
Tenho arritimia, e sinto que em curto prazo de tempo estou tendo mais aceleramento do batimento cardíaco. Há 10 anos um médico disse que eu tinha arritimia e que deveria evitar fazer esforço. Trabalho com vendas e ando muito, tem casos que chegava a subir ladeiras sem me cansar muito. Hoje nem parece mais eu. O cansaço toma conta de mim, principalmente logo cedo guando saio para trabalhar. O que esta me incomodando bastante, e nessa o coração parece que vai saltar. No dia 22/03/18 chegou a 252, foi o mais alto até agora. Preciso de orientações. Estou pegando a matéria publicada por vocês. para poder entender melhor.
Altamir Ignacio Nunes
sinto-me bem informado após ler os artigos deste blog. Gostaria de receber novas informações sobre o tema.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Altamir, nesse link encontrará mais artigos com informações acerca do tema: http://www.umcomo.com.br/search/index/cat/7758/q/ritmo%20cardiaco Além disso, se desejar poderá subscrever à nossa newsletter semanal para receber as nossas novidades de saúde. Basta entrar aqui: http://saude.umcomo.com.br/ e em "Siga-nos de perto" à direita digitar o seu e-mail.
Qual é o ritmo cardíaco normal