Óleos saudáveis

Qual o melhor óleo de cozinha para a saúde

Qual o melhor óleo de cozinha para a saúde

A discussão está lançada, cozinheiros de todo o mundo, profissionais e amadores discutem entre si, os nutricionistas aconselham e vão deixando dicas para uma alimentação mais saudável mas ninguém parece se entender relativamente a uma simples questão. Qual o melhor óleo de cozinha para a saúde? Na continuação desse artigo do umCOMO vamos tentar esclarecer as mentes dos nossos leitores.

Também lhe pode interessar: Como substituir o óleo de cozinha

Índice

  1. Gorduras saturadas, monoinsaturadas e poli-insaturadas
  2. Azeite de Oliva Virgem
  3. Bendita Manteiga
  4. Água de Coco? Não, Óleo de Coco Extravirgem

Gorduras saturadas, monoinsaturadas e poli-insaturadas

A verdade é que o corpo humano precisa de gordura para funcionar, é dela que vai buscar energia. Mas existem vários tipos de gorduras, umas boas e outras más. Tal como existe o colesterol bom e mau. Uma coisa é certa, todos concordam que os melhores óleos para a saúde são os de origem vegetal. Isto porque contêm menos gorduras saturadas (gordura má) e mais gorduras boas como as monoinsaturadas (diminuem o colesterol mau) e as poli-insaturadas (redução do colesterol mau e bom). Isto alertando para que o seu consumo seja sempre feito de forma equilibrada e sem exageros. Por isso se só por esse pequeno já está convencido pode sempre trocar o seu óleo, se tiver dúvidas siga este artigo sobre como substituir o óleo de cozinha, além de aprender a preservar. Mas afinal de contas qual o melhor óleo para a saúde?

Azeite de Oliva Virgem

No terceiro lugar surge o azeite de oliva virgem, tão bem conhecido nas nossas casas e cozinhados, é uma gordura monoinsaturada, por isso contribui para a diminuição do colesterol mau. O azeite de oliva é ideal para colocar nas saladas, e se for a sua vertente virgem pode até usar para cozinhar pratos, desde que a temperatura não exceda os 180 graus, visto que até essa temperatura ele consegue manter todas as suas propriedades nutritivas.

Qual o melhor óleo de cozinha para a saúde - Azeite de Oliva Virgem

Bendita Manteiga

Sim, eu disse manteiga. Ao contrário da margarina, a manteiga é boa para saúde e para cozinhar, desde que seja consumida de forma equilibrada e sem exageros. A melhor manteiga para cozinhar é a ghee. Por causa das suas propriedades nutritivas e também por aguentar temperaturas mais elevadas, além disso a manteiga faz parte das "gorduras saudáveis", sendo que o nosso organismo as consegue metabolizar sem problema.

Qual o melhor óleo de cozinha para a saúde - Bendita Manteiga

Água de Coco? Não, Óleo de Coco Extravirgem

Temos um vencedor no meio dos óleos vegetais existentes e todas as razões estão nesse artigo sobre o óleo de coco. Além disso esse óleo suporta muito bem as temperaturas elevadas por isso pode fritar com ele sem problema. Contêm dois tipos de triglicerídeos de cadeia média por isso o fígado consegue absorver mais facilmente transformando essa gordura em energia, evitando o acumular da mesma no organismo, por isso é tão aconselhado para quem pretende emagrecer.

Qual o melhor óleo de cozinha para a saúde - Água de Coco? Não, Óleo de Coco Extravirgem

Uma última nota, muito embora esses sejam os três óleos mais saudáveis para cozinhar o ideal será sempre ir usando diferentes óleos vegetais ao longo da semana, de soja, de amendoim, girassol, linhaça, etc. para diferentes pratos a fim de conseguir retirar o melhor de cada um para o seu organismo.

Dica: Confira também os benefícios do óleo de canola!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o melhor óleo de cozinha para a saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
roberto pinto
Oleo de coco é o melhor, pois por ser de cadeia média, não se acumula como gordura e até proporciona o emagrecimento.
Márcio Menino
É verdade, muito obrigado
1 de 4
Qual o melhor óleo de cozinha para a saúde