Doenças da língua

Remédios caseiros para a língua queimada

Remédios caseiros para a língua queimada

Todo o mundo, ao ingerir uma comida ou bebida muito quente, alguma vez já queimou a língua, o que é muito incômodo e doloroso. Quando se origina uma queimadura na superfície da língua ela fica vermelha, adquire uma textura rugosa e, além disso, pode sentir um leve formigamento e inclusive uma perda de sensibilidade. Se quiser saber como aliviar isso, anote os remédios caseiros para a língua queimada que propomos a você neste artigo de umComo. Experimente e volte a saborear a comida com toda a comodidade!

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para aftas

Índice

  1. Água salgada
  2. Crioterapia
  3. Açúcar ou iogurte
  4. Vitamina E
  5. Outros conselhos para aliviar a língua queimada

Água salgada

Usar água salgada como enxaguante bucal é um dos remédios caseiros para a língua queimada mais recomendados por odontologistas, pois ajuda a curar e a evitar possíveis infecções inibindo o crescimento de bactérias na cavidade bucal.

Para realizá-lo só tem que misturar uma colher de chá de sal em uma xícara de água morna e mexer; mantenha o enxaguante na boca por pelo menos 30 segundos insistindo na área queimada, depois cuspa. Trata-se de um remédio que também pode ajudar a curar mais rapidamente as feridas produzidas por mordidas ou por aparelho nos dentes.

Remédios caseiros para a língua queimada - Água salgada

Crioterapia

A aplicação de frio também pode ajudar a acalmar os incômodos de uma língua queimada, da mesma forma que serve para aliviar qualquer queimadura leve. Mantenha a língua sob a torneira de água fria ou beba um copo de água bem fresca, mantendo-a na boca por alguns segundos antes de engolir.

Outra alternativa eficaz pode ser passar uma pedrinha de gelo pelas zonas queimadas da língua, assim como tomar um sorvete de vez em quando. Tudo isso servirá para aliviar as dores.

Remédios caseiros para a língua queimada - Crioterapia

Açúcar ou iogurte

Outro remédio natural que dá bons resultados quando se trata de aliviar uma língua queimada é aplicar alguns grãos de açúcar sobre a área afetada e pressionar com a língua contra o céu da boca esperando até que se dissolva.

Além disso, o mel é um poderoso calmante natural, por isso tomar uma colher de sopa desta também pode aliviar bastante. Só terá que deixar repousar por alguns segundos antes de engolir para que faça efeito.

Vitamina E

A vitamina E é muito recomendada para a cura de queimaduras e, principalmente, para acelerar o processo de cura dos tecidos danificados. Só tem que adquirir cápsulas de vitamina E e untar com o líquido do seu interior as partes queimadas da sua língua.

Remédios caseiros para a língua queimada - Vitamina E

Outros conselhos para aliviar a língua queimada

  • Mantenha a língua e a boca sempre hidratada.
  • Beba água fria em abundância durante todo o dia mas evite tomar bebidas quentes.
  • Chupe uma bala dura ou masque um chiclete para iniciar a liberação de saliva, já que assim você molha a língua e a boca.
  • Evite comer alimentos quentes, ácidos ou picantes até que a língua queimada se tenha curado completamente.

Veja também: Sensação de língua queimada, o que pode ser?

Remédios caseiros para a língua queimada - Outros conselhos para aliviar a língua queimada

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a língua queimada, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria fatima da Conceição ramos
Estou bom boca queimado e ardendo
GUARACY JOSE DOS REIS
ESPOSA COM ARDENCIA NA LINGUA, JA FEZ DE TUDO E NAO MELHORA. SE ALGUEM SOUBVER ALGUM REMEDIO FAVOR INDICAR, POIS OS MEDICOS NAO SABEM...JA PROCUREI MEIA DUZIA DELES E NADA
1 de 5
Remédios caseiros para a língua queimada