Outros Saúde gastrointestinal

Remédios caseiros para a prisão de ventre

Remédios caseiros para a prisão de ventre

Você tem prisão de ventre? Faz dias que não vai ao banheiro? A prisão de ventre não é uma doença mas sim um sintoma que pode ter diferentes causas, como a falta de fibra na alimentação, a falta de estímulo biliar, fraqueza, bloqueio nos intestinos, entre outros. Neste artigo explicamos uma série de remédios caseiros que ajudarão você com a prisão de ventre.

Também lhe pode interessar: Como tomar chia para a prisão de ventre

Índice

  1. Suco de laranja e kiwi
  2. Café da manhã ideal para combater a prisão de ventre
  3. Estabeleça uma rotina para ir ao banheiro
  4. Adicione alimentos com fibra na sua alimentação
  5. Massagens abdominais
  6. Consulte seu médico

Suco de laranja e kiwi

Se tiver problemas de prisão de ventre deveria se acostumar a tomar cada manhã, em jejum, um suco de laranja natural e dois kiwis. Além de estimularem as descargas biliares, refrescam os intestinos e possuem fibra.

Remédios caseiros para a prisão de ventre - Suco de laranja e kiwi

Café da manhã ideal para combater a prisão de ventre

O mingau de aveia é um café da manhã que ajudará a aliviar seu intestino preso. Os flocos de aveia têm muita fibra e além de ajudar a ir ao banheiro são bons para baixar o nível de colesterol.

Ingredientes: flocos de aveia (melhor se forem finos e ecológicos), água, 1 limão, passas de uva. Opcional: mel, sementes de sésamo e pêssego seco.

Elaboração:

  • Coloque em uma panela uma xícara de flocos de aveia, quatro xícaras de água fria, uma casca de limão e um punhado de passas de uva.
  • Coloque a panela no fogo até começar a ferver. Deixe a mistura fervendo durante alguns minutos, enquanto isso vá mexendo de vez em quando até ficar espessa (3 ou 4 minutos)
  • Coloque a mistura em um prato ou recipiente e está pronto para comer!
  • Se quiser pode acrescentar mel para adoçar. Também pode colocar algumas sementes de sésamo e pêssegos secos em pedaços para dar um toque de sabor e cor.

Este café da manhã é um remédio natural muito eficiente para tratar o intestino preso. Pode tomá-lo sempre que quiser e combinar com o suco de laranja e os kiwis.

Remédios caseiros para a prisão de ventre - Café da manhã ideal para combater a prisão de ventre

Estabeleça uma rotina para ir ao banheiro

Se for difícil para você ir ao banheiro é porque tem problemas de intestino preso e deveria se acostumar a seguir uma rotina:

  • Tente ir cada dia na mesma hora ao banheiro (preferivelmente depois do café da manhã ou almoço).
  • Adote uma postura adequada para defecar. Sente-se na privada inclinando seu corpo levemente para a frente e subindo um pouco as pernas (pode ser melhor com um lugar para apoiar os pés).
  • Relaxe, respire e abra bem os esfíncteres.
  • Faça exercícios abdominais e respiratórios: inspire abrindo bem os pulmões e expire com vontade, soprando. Assim o diafragma empurra as fezes de maneira natural enquanto os esfíncteres se abrem.
Remédios caseiros para a prisão de ventre - Estabeleça uma rotina para ir ao banheiro

Adicione alimentos com fibra na sua alimentação

Se tiver dificuldade para ir ao banheiro é muito importante adicionar alimentos que contêm fibra na sua alimentação. Alimentos como os alimentos integrais, as verduras, as frutas e alguns específicos como sementes de linho, farelo de aveia e de trigo, sementes de psyllium, ameixas secas em calda, espinafre, pão de trigo germinado, etc...

Remédios caseiros para a prisão de ventre - Adicione alimentos com fibra na sua alimentação

Massagens abdominais

Pode fazer uma massagem abdominal fazendo círculos no sentido das agulhas do relógio. Se estiver grávida ou tiver uma prisão de ventre muito forte não faça estas massagens.

Remédios caseiros para a prisão de ventre - Massagens abdominais

Consulte seu médico

Todos estes métodos são naturais e não farão mal algum, mas se estiver mais de uma semana sem ir ao banheiro consulte seu médico, ele dirá o que é melhor no seu caso.

Remédios caseiros para a prisão de ventre - Consulte seu médico

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a prisão de ventre, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
Mônica
Olá, gostaria de saber se eu fizer um laxante com ameixa,laranja e azeite , essa mistura irá resolver minha prisão de ventre? Porque eu passo vários e vários dias sem defecar e isso me traz muito incômodo.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mônica, neste nosso artigo poderá encontrar algumas receitas de laxantes naturais: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-um-laxante-natural-16904.html Espero que resultem!
Gustavo
Mônica, eu sofria para evacuar, passei 10 anos sofrendo quando ia ao banheiro, uma tia da minha mulher me ensinou uma receita que é sensacional e totalmente caseira... anota aí.

1 copo de leite 200 a 250 ml
3 Ameixas
1 Colher de sopa de Azeite
2 Castanhas do Pará
Coloca tudo no liquidificador deixa bater bem para não ficar muitos pedaços das castanhas, pronto vc só precisa adoçar com açúcar ou adoçante... é tiro e queda, pode tomar!
maria castanheira
Sou uma pessoa que sou muito presa dos intestinos ando mais de uma semana para fazer e só faco com poder de laxantes se me poderem ajudar agradeço
Aleciane
Eu tenho. O. Internino preso. O q seria bom pra mim?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Aleciane, nesse link encontrará alguns conselhos para tratar o intestino preso: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-o-intestino-preso-13396.html Obrigada pelo comentário e espero que fique bem logo!
Laura Duarte
Olá tenho 18 anos, e estou sentindo uma dor no abdômen, não consigo ir no banheiro já tem uns dias e nem sinto vontade , minha barriga tá muito inchada, dependendo do jeito que me reajo dói muito, o que será? será que é algo muito grave ??
Laura Duarte
Olá tenho 18 anos, e estou sentindo uma dor no abdômen, não consigo ir no banheiro já tem uns dias e nem sinto vontade , minha barriga tá muito inchada, dependendo do jeito que me reajo dói muito, o que será? será que é algo muito grave ??
jeferson bastos
Sou paraplegio e nao tenho força para ir aos pes, pois ja tomei guase tudo gostaria de saber se tem que pode me ajudar.
andrea maria da silva
euq q vc mim encine o remedio fazer cocou
bianca
como sao feitos esses remedios
thiago
Minha. Esposa já faz os seis meses que ele tem dificuldade pra ir ao banheiro, ela só tem vontade de ir ao banheiro de 15 a 20 dias e tem muitas dores. Na barriga. Mas não vem a vontade de ir ao banheiro
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Thiago, o melhor seria levar a sua esposa ao médico para ver do que se trata.
PATRÍCIA A.R.MARCELINO
TENHO PROBLEMAS SERÍSSIMOS COM PRISÃO DE VENTRE... SOU MUITO RESSECADA! CHEGA ATÉ EMPEDRAR! É HORRÍVEL! SINTO MUITAS DORES...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Patrícia, para além destes remédios caseiros, deverá consultar o seu médico e seguir as suas orientações.
Rafaelle
Meu intestino é muito preguiçoso,mesmo seguindo a alimentação correta sofro pra conseguir ir ao banheiro em vários casos recorri aos médicos e fiz lavagens intestinais. Já ouvi até falar que meu caso pode ate ser cirúrgico.Será que posso considerar isso?
Dr Douglas Vasconcelos
Bom dia Rafaelle, O seu caso pode ser de intestino preguiçoso. Seus hábitos por muitos meses ou anos devem ter deixado ele assim. Caminhadas diárias são recomendadas para reduzir a 'preguiça' do intestino. O sedentarismo é um super vilão. Outra coisa é ir ao banheiro quando se tem vontade, a maioria das mulheres prendem quando estão fora de casa causando este tipo de situação. O ideal é esgotar todas as possibilidades antes de uma cirurgia.
RAIMUNDO DIAS
Rafaelle, inumeros casos de intestino preso são resolvidos com agua reduzida, o principio é simples mas requer uma explicação detalhada,
RAIMUNDO DIAS
Rafaelle, inumeros casos de intestino preso são resolvidos com agua reduzida, o principio é simples mas requer uma explicação detalhada, para saber mais entre em contato no meu e-mail ********@yahoo.com.br
Sara
Olá Ednalva muito obrigada pelo comentário!
Ednalva
Muito boa matéria!
1 de 7
Remédios caseiros para a prisão de ventre