O cuidado do bebê recém-nascido

Remédios caseiros para aliviar as cólicas nos bebês

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 14 junho 2019
Remédios caseiros para aliviar as cólicas nos bebês
Imagem: Bebesnuk.com

Um dos maiores temores aos que se enfrentam os pais é a cólica de seu bebê. É fácil identificá-los: tratam-se de prantos inconsoláveis que duram entre três e quatro horas, e costumam aparecer no fim da tarde ou pela noite. Ainda que não seja fácil, o principal é não perder a calma e lembrar que as cólicas desaparecem em quatro meses. Se você padece desta situação, em umComo damos-lhe alguns remédios caseiros para aliviar as cólicas do seu bebê.

Também lhe pode interessar: Como limpar as dobrinhas do bebê

Passos a seguir:

1

Realizar massagens circulares na barriga do bebê, no sentido horário, pode ajudar a expulsar algum gás e a aliviar o incômodo, sendo um remédio caseiro muito popular para aliviar as cólicas. Deve realizar uma pressão suave para que seja eficaz. Outro exercício muito eficaz é deitar o bebê de boca para cima e levantar as pernas até o peito, para depois esticá-las como se estivesse andando de bicicleta. Repita este exercício várias vezes ao dia.

2

Coloque uma bolsa de água quente sobre a barriga do bebê ou, na falta dela, uma toalha molhada em água quente. Tenha cuidado antes de aplicar alguma destas medidas e certifique-se de que a toalha ou a bolsa não queime a delicada pele de seu bebê.

3

Outro bom remédio caseiro para aliviar as cólicas de seu bebê é submergir o pequeno em um banho de água morna, a temperatura entre 36º e 37º graus, durante uns 15 ou 20 minutos. Com certeza este banho vai relaxá-lo e vai aliviar os incômodos produzidos pela cólica. Não se esqueça de estar sempre atento a seu bebê e não o deixe sozinho em nenhum momento.

4

Outra medida à que recorrem muitos pais é a camomila. Esta infusão é conhecida por seus efeitos calmantes contra as dores estomacais. Em caso de decidir dar a seu bebê camomila em infusão, deve consultá-lo antes com seu pediatra para que indique a você a dose adequada.

Sugestão: Como fazer chá de erva-doce para bebês

5

Coloque seu bebê de bruços, sobre seu braço. Aperte-o contra seu peito e com a outra mão, massageie a barriga com movimentos circulares. Verá como o choro vai desaparecendo.

6

Sem dúvida, os braços de mamãe não falham. Por isso, pegar o bebê nos braços e dar um passeio pela casa durante uns minutos costuma ser um dos melhores remédios caseiros para aliviar as cólicas do bebê. Seu pequeno sentirá seu batimento cardíaco e isto lhe ajudará a esquecer das dores.

7

Se nenhum dos remédios acima mencionados funciona e você está dando o peito a seu bebê, revise a alimentação que está seguindo e tente eliminar alguns alimentos que às vezes são os causadores das cólicas. Por exemplo, a proteína do leite de vaca, e portanto, os lacticínios, favorecem o aparecimento de cólicas. Se em sua alimentação come couve, cebola ou couve-flor, tente eliminá-los da dieta e comprovará se as cólicas de seu bebê diminuem.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para aliviar as cólicas nos bebês, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Bebesnuk.com
Remédios caseiros para aliviar as cólicas nos bebês