Doenças do cólon

Remédios caseiros para o cólon irritável

Remédios caseiros para o cólon irritável

O cólon irritável, também conhecido como síndrome do intestino irritável, é uma doença crônica que afeta o cólon produzindo mudanças no ritmo intestinal, o que pode significar dores, incômodos e problemas digestivos. Prestar atenção na nossa dieta, reduzir o estresse e realizar atividade física é fundamental para melhorar o estado dos pacientes com esta doença, no entanto, alguns remédios caseiros também podem ser muito eficientes. Quer saber quais são? Em umComo.com.br oferecemos a você alguns dos melhores remédios caseiros para o cólon irritável.

Também lhe pode interessar: Dieta para o cólon irritável

Índice

  1. Mudar os hábitos para melhorar o cólon irritável
  2. Camomila, um bom remédio caseiro para o cólon irritável
  3. Sementes de linhaça para diminuir os incômodos
  4. Óleo de hortelã para acalmar o intestino
  5. Infusão de funcho reduz a dor de forma eficiente
  6. As melhores infusões para o cólon irritável

Mudar os hábitos para melhorar o cólon irritável

Apesar de não se conhecer a causa exata que detona a síndrome do intestino irritável, os especialistas estão de acordo que esta doença é aumentada por fatores psicológicos ligados normalmente ao estresse e ansiedade. Adicionalmente, a sensibilidade intestinal pode ser detonada devido a condições prévias como intolerâncias alimentares ou gastroenterite.

Em qualquer caso, quando o problema já existe, o nosso estilo de vida pode influenciar de forma determinante para diminuir os sintomas desta doença. Comer adequadamente e fazer exercício de forma frequente são as melhores opções; também podemos somar alguns remédios naturais eficientes quando nos sentimos pesados e com mal-estar.

Remédios caseiros para o cólon irritável - Mudar os hábitos para melhorar o cólon irritável

Camomila, um bom remédio caseiro para o cólon irritável

Um dos remédios caseiros para o cólon irritável mais simples de conseguir e consumir é a infusão de camomila. Esta planta tem propriedades anti-inflamatórias e sedantes, reduzindo a dor e os incômodos, melhorando a digestão, servindo como relaxante e favorecendo a expulsão de gases. Recomenda-se ingerir uma xícara após as principais refeições para notar um alívio rápido.

Remédios caseiros para o cólon irritável - Camomila, um bom remédio caseiro para o cólon irritável

Sementes de linhaça para diminuir os incômodos

Um dos sintomas do cólon irritável em alguns pacientes é o intestino preso. Aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibra pode ser muito favorável, mas também pode incorporar à sua rotina um bom remédio caseiro para a síndrome do intestino irritável: as sementes de linho ou linhaça.

Além de incluir a linhaça em seus pratos, você pode acrescentar uma colher de sementes de linhaça em um copo de água, deixar repousar durante a noite e coar de manhã para beber depois. Isto ajudará a diminuir a inflamação e os incômodos causados por este problema.

Remédios caseiros para o cólon irritável - Sementes de linhaça para diminuir os incômodos

Óleo de hortelã para acalmar o intestino

O óleo de hortelã é um excelente remédio natural para o cólon irritável, pois as propriedades digestivas desta planta são muito conhecidas, diminuindo a presença de gases e melhorando os transtornos digestivos. Mas no caso específico da síndrome do intestino irritável, ajuda a acalmar os espasmos deste órgão, melhorando a situação do paciente.

O mais recomendável é ingerir óleo de hortelã em cápsulas, que podem ser conseguidas em lojas de produtos naturais. Siga as instruções do produto para a sua ingestão.

Remédios caseiros para o cólon irritável - Óleo de hortelã para acalmar o intestino
Imagem: health24.com

Infusão de funcho reduz a dor de forma eficiente

Entre as propriedades do funcho destacam-se os seus benefícios gastrintestinais, por isso não é de estranhar que a infusão de funcho seja um dos melhores remédios caseiros para o cólon irritável. Diminui a inflamação do intestino, reduz a dor e melhora a digestão, por isso pode ingerir uma xícara desta infusão quando os sintomas atacarem; no entanto, é importante destacar que esta planta serve também como um leve laxante, sendo recomendável para pacientes com intestino preso.

Não deve ser ingerida por quem teve câncer de mama, pois contém estrogênios; também não deve ser consumida por pacientes com hipotireoidismo devido ao seu conteúdo em iodo.

Remédios caseiros para o cólon irritável - Infusão de funcho reduz a dor de forma eficiente

As melhores infusões para o cólon irritável

Se preferir ingerir os remédios para o intestino irritável em forma de infusão, algumas plantas podem ajudar você a melhorar esta condição de forma eficiente. Por isso, convidamos você a consultar um artigo que preparamos especialmente para você, com as melhores infusões para o cólon irritável. Anote e diminua os incômodos com menos esforço do que imagina!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para o cólon irritável, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
monique
Boa noite, meu pai sofre de soluço continuo , ss vezes fica uma semana à quinze dias soluçando , dia e noite , me ajudem a encontrar s cura ou algo que amenize isso por favor
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Monique, nesse link encontrará algumas soluções para parar o soluço: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-o-soluco-11776.html
Imagem: health24.com
1 de 6
Remédios caseiros para o cólon irritável