Aliviar a dor de pescoço

Remédios caseiros para o torcicolo

Remédios caseiros para o torcicolo

O torcicolo é uma contração muscular no pescoço que pode causar desde uma leve rigidez até dores severas e incapacidade de movimento. Normalmente é causada por uma má postura corporal ou por ter realizado qualquer movimento brusco que acaba provocando a contração de alguns músculos do pescoço. Para tratar de reduzir a tensão, a inflamação e as dores que pode gerar, é sempre possível recorrer a alguns métodos naturais eficientes para isso. Preste atenção ao seguinte artigo de umComo e descubra quais são os melhores remédios caseiros para o torcicolo.

Também lhe pode interessar: Como aliviar o torcicolo

Passos a seguir:

1

Antes de usar os remédios caseiros que oferecemos a você para aliviar o torcicolo, é importante que conheça quais são os sintomas que alertarão de que realmente está com esta contratura muscular no pescoço. Normalmente, os pacientes com torcicolo apresentam dor cervical, rigidez e movimento limitado do pescoço, posição anormal da cabeça, dores severas ao tentar fazer um movimento de rotação e cefaleias.

Remédios caseiros para o torcicolo - Passo 1
2

Quando se sofre de torcicolo, uma boa alternativa para aliviar a dor cervical é aplicar calor local para favorecer o relaxamento dos músculos e reduzir, assim, os incômodos. Você tem duas opções: por um lado pode usar compressas de água quente e colocar sobre a área dolorida deixando repousar por 15 minutos sem efetuar nenhum movimento; e por outro, tomar um banho de água bem quente usando algum óleo essencial desinflamante como por exemplo o de lavanda ou o de alecrim.

Remédios caseiros para o torcicolo - Passo 2
3

Como dissemos, o óleo de lavanda é um poderoso desinflamante e por isso é indicado para tratar contraturas musculares e proporcionar relaxamento e alívio ao paciente. É por este motivo que também é um remédio caseiro eficiente para o torcicolo. Você só tem que verter umas gotas deste óleo na palma da mão, esquentar um pouco esfregando ambas as mãos e aplicar no local dolorido do pescoço através de uma massagem suave. É muito importante que não exerça pressões bruscas, caso contrário a lesão pode ser agravada.

Remédios caseiros para o torcicolo - Passo 3
Imagem: otramedicina.imujer.com
4

Não é apenas o óleo de lavanda que possui propriedades desinflamantes, existem outros óleos naturais que se extraem das plantas e que são igualmente eficazes para reduzir a tensão e combater as dores cervicais. Entre eles, destaca-se o óleo de arnica que ajuda a desinflamar e é excelente para acalmar as dores graças à sua ação analgésica. O óleo de arnica pode ser adquirido em ervanárias ou lojas especializadas em produtos naturais e deve ser aplicado seguindo o mesmo procedimento que explicamos no passo anterior com o óleo de lavanda.

Remédios caseiros para o torcicolo - Passo 4
5

Tomar uma infusão de ervas relaxantes e anti-inflamatórias como a camomila ou o orégano ajudarão também a aliviar o torcicolo e a favorecer o seu descanso, portanto você pode consumir logo antes de dormir. Além disso, estas ervas terapêuticas oferecem bons resultados de forma externa, por isso outra opção é aplicar compressas destes produtos sobre a parte do pescoço afetada.

Remédios caseiros para o torcicolo - Passo 5
6

Além destes remédios naturais para o torcicolo, é importante considerar as seguintes recomendações para notar uma melhoria de forma bem mais rápida e impedir que a lesão do pescoço piore:

  • Tente manter uma boa postura corporal e a cabeça erguida em todas as atividades que realizar.
  • Use um travesseiro cervical que proteja o seu pescoço enquanto dorme e um colchão que seja cômodo e firme.
  • Exercite a musculatura do pescoço diariamente através de exercícios de alongamento para se livrar das tensões.
  • Evite realizar movimentos bruscos e carregar objetos muito pesados.

Não se esqueça da importância de consultar o seu médico caso a dor no pescoço persista (já que poderia precisar de um colar cervical) ou apareça acompanhada de outros sintomas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para o torcicolo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
daiana
Eu não estou aguentando mais essa dorzinha chata me passe um remédio bom pra mim por favor.
Imagem: otramedicina.imujer.com
1 de 6
Remédios caseiros para o torcicolo