Outros As articulações

Remédios caseiros para tornozelos inchados

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 29 janeiro 2019
Remédios caseiros para tornozelos inchados

Os tornozelos inchados podem ocorrer devido a diversas causas, entre as quais encontramos os transtornos hormonais, o excesso de peso, a má circulação sanguínea, a retenção de líquidos ou outras doenças mais relevantes como as hepáticas, renais ou cardíacas. Desinflamar os tornozelos inchados é possível se combinarmos uma dieta saudável com uma rotina de exercício físico e hábitos de vida saudáveis, mas se você quer encontrar uma forma rápida de aliviar o desconforto e a inflamação, também pode fazer uso de remédios caseiros para tornozelos inchados que mostramos para você no seguinte artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para entorse de tornozelo
Passos a seguir:
1

Se os seus tornozelos estão inflamados de forma considerável, um dos melhores remédios caseiros que pode utilizar é aplicar gelo na zona, pois o frio extremo ajudará a reduzir o inchaço de forma rápida. É importante que envolva o gelo com um pano ou utilize, em seu lugar, uma compressa de gel fria para não causar queimaduras na pele e outros problemas. Mantenha o frio sobre os tornozelos inchados durante 15 minutos aproximadamente e, automaticamente, notará a melhora.

Remédios caseiros para tornozelos inchados - Passo 1
2

Um tratamento que pode pôr em prática facilmente em casa e que, além de reduzir o inchaço dos tornozelos, ajudará você a relaxar os pés é um banho com água morna e sal grosso. Encha um recipiente de plástico ou bacia com água morna, adicione um punhado de sal e umas gotas de óleo essencial de laranja para potencializar o efeito anti-inflamatório; depois, deixe os seus pés de molho, tentando que os tornozelos fiquem cobertos, durante 30 minutos e pronto! Se sentir alívio, pode repetir o tratamento até 3 vezes ao dia.

Remédios caseiros para tornozelos inchados - Passo 2
3

Não é só o óleo de laranja que é bom para desinflamar os tornozelos inchados, pois há outros óleos naturais que também possuem propriedades anti-inflamatórias, ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo e a aliviar o desconforto que provoca uma má circulação do sangue. Entre os mais eficientes, encontramos o óleo de arnica, óleo de alecrim, óleo de menta ou o óleo de calêndula. O melhor é verter umas gotas do óleo escolhido na palma da sua mão e espalhar sobre os tornozelos inchados massageando com movimentos circulares até que a pele absorva completamente o produto. Faça isto mesmo antes de ir dormir e, assim, descansará mais tranquilamente.

Remédios caseiros para tornozelos inchados - Passo 3
4

A camomila, além de ser benéfica para o aparelho digestivo, é muito apreciada por suas propriedades desinflamantes, sendo um alívio no caso de dores musculares e articulares. Usá-la para tratar os tornozelos inchados é muito simples, só tem que preparar uma infusão de camomila adicionando 3 saquinhos de camomila para cada litro de água e pôr os seus pés de molho no líquido obtido durante pelo menos 20 minutos.

Remédios caseiros para tornozelos inchados - Passo 4
5

Quando o problema dos tornozelos inchados for consequência da retenção de líquidos, outra planta que pode ajudar você a reduzir a inflamação é a cavalinha. É um excelente diurético e depurativo natural que favorece a eliminação de toxinas e combate o acúmulo de líquido nas articulações. Prepare uma infusão de cavalinha e tome uma xícara por dia ou pode utilizá-la de forma externa também seguindo o mesmo procedimento que com a camomila.

Remédios caseiros para tornozelos inchados - Passo 5
6

Finalizamos a lista de remédios caseiros para os tornozelos inchados com a salsinha, uma grande aliada natural para combater a retenção de líquidos e aliviar inflamações e dores nas articulações. Pode se beneficiar deste alimento fazendo uma infusão de salsinha e tomá-la duas vezes ao dia ou aplicar as suas folhas como um emplastro sobre as zonas inchadas.

Remédios caseiros para tornozelos inchados - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para tornozelos inchados, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Remédios caseiros para tornozelos inchados