Glóbulos vermelhos

Sintomas da anisocitose

Sintomas da anisocitose

A anisocitose costuma acontecer em alguns tipos de anemia, de câncer ou por uma deficiência de vitaminas e minerais no nosso organismo. A anisocitose refere-se a células de igual natureza mas com diferentes medidas, no entanto, usa-se este termo no geral para glóbulos vermelhos em doenças que apresentam dimensões muito variáveis. Poderíamos dizer que a anisocitose é mais um sintoma de outras doenças que uma doença propriamente dita. Em umComo.com.br explicamos a você quais são os sintomas da anisocitose para que saiba como os reconhecer.

Também lhe pode interessar: O que é a anisocitose - Valores e causas

Índice

  1. Anisocitose e anemia
  2. Anisocitose e câncer
  3. Anisocitose e falta de vitaminas
  4. Tratamento da anisocitose

Anisocitose e anemia

Quando a anisocitose inclui uma anemia, há uma queda na hemoglobina (proteína rica em ferro) e o sangue não envia o oxigênio necessário. Por este motivo, as pessoas com anemia podem sentir debilidade, tonturas, vertigem (principalmente ao se levantar), frio, dores de cabeça, irritabilidade, dor no peito e inclusive dificuldades para respirar. É muito importante prestar atenção também à palidez na pele, gengivas, unhas e globo ocular.

Se não houverem glóbulos vermelhos suficientes para levar a hemoglobina, o coração tem que trabalhar bem mais. Isso pode causar sopros, arritmias (problemas na frequência cardíaca ou no ritmo dos batimentos cardíacos), aumento no tamanho do coração e inclusive insuficiência cardíaca. Nos bebês e crianças pequenas também podemos notar falta de apetite, problemas de comportamento e atraso no crescimento e no desenvolvimento.

Sintomas da anisocitose - Anisocitose e anemia

Anisocitose e câncer

Os doentes de câncer são muito susceptíveis a ter anemia, causando um impacto negativo em sua qualidade de vida. São inúmeros os fatores envolvidos na anemia, sejam ligados diretamente com o tumor (perda de sangue, hemólise e deficiência de nutrientes, entre outros), ou ligados com o tratamento (quimioterapia, radioterapia, etc.).

Neste caso, os sintomas dependem de vários fatores, principalmente da idade do paciente, o estado de comorbidade e o câncer latente. Alguns dos seus sintomas são fadiga (que se agrava quando recebem tratamento), astenia, dispneia, palpitações, sensação de mal-estar geral, além de outras complicações cardiovasculares.

Sintomas da anisocitose - Anisocitose e câncer

Anisocitose e falta de vitaminas

A falta de vitaminas e minerais também pode causar uma anisocitose. A vitamina B12, a vitamina A e o ferro são necessárias para a produção de glóbulos vermelhos em nosso corpo.

São possíveis sintomas da anisocitose: a sensação de cansaço, vômitos, perda de memória, dano cerebral, dores musculares, perda do equilíbrio, infecções frequentes, visão turva ou queda de cabelo.

Sintomas da anisocitose - Anisocitose e falta de vitaminas

Tratamento da anisocitose

Do mesmo modo que existem sintomas que podem variar em função da doença que causa a anisocitose, o tratamento para a anisocitose também pode variar dependendo das causas e/ou doença que a tenham produzido.

Diante de qualquer suspeita, recomendamos ir ao médico para obter uma consulta e um diagnóstico. Um exame de sangue pode indicar, depois de medir vários parâmetros, se temos anisocitose.

Sintomas da anisocitose - Tratamento da anisocitose

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas da anisocitose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
fiz um exame recente e deu anisocitose, mas não apresentei nem sintoma ,fiquei um pouco preocupada, vou levar pra o medico, tambem não apresento quadro de anemia, pelo contrario meu ferro sempre foi alto
gostaria de saber qual o tratamento adequado e qual o medico indicado
Cecilia Mary Cornachini
Olá estou com anemia muito forte gostaria de saber se posso tomar sol ando muito fraca
CONCEIÇÃO DE BARROS DANTAS
ESTOU COM UMA ANEMIA PROFUNDA, FIZ EXAME DE SANGUE E DEU ACENTUADA ANISOCITOSE, FIQUEI MUITO PREOCUPADA, ESPERO UMA EXPLICAÇÃO DESDE JÁ AGRADEÇO
Ana Cristina
Bom dia, o resultado do meu exame deu ANISOCITOSE DISCRETA (RDW 15,5 % ), isso é preocupante, li aqui que e uma anemia, talvez cancer ? fiquei preocupada !!!!!
Tania Regina
Bom dia, no resultado do exame de sangue de minha filha, veio anisocitose 14,0%. É preocupante?
1 de 5
Sintomas da anisocitose