Doenças da língua

Sintomas da língua geográfica

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Sintomas da língua geográfica
Imagem: happiestbaby.com

Mais comum de aparecer em crianças até aos sete anos e em mulheres grávidas, a chamada língua geográfica é ainda um mistério para a medicina. Suas causas não estão claras, mas é importante saber identificar o problema pelos sinais que apresenta. Para entender mais a respeito do quadro e os sintomas da língua geográfica veja o que o umComo.com.br tem a dizer.

Também lhe pode interessar: Tratamento para língua geográfica
Passos a seguir:
1

Os sintomas da língua geográfica nem sempre estão presentes no paciente, sendo que em alguns deles pode haver sensação de desconforto e ardor na língua, inclusive, ao ingerir alimentos com sabor picante, muito salgados, ácidos ou quentes. Por isso, a forma mais comum de identificar o quadro é pelas alterações que provoca na língua, consistindo em placas lisas e vermelhas de tamanhos variados, formas irregulares, de cor cinzento-esbranquiçada, que surgem na língua e que se assemelham a um mapa.

Sintomas da língua geográfica - Passo 1
Imagem: childsdentist.com
2

O problema também recebe os nomes de glossite migratória benigna e eritema migratório, sendo que as placas características são lesões erosivas eritematosas. Elas podem, inclusive, mudar de formato e de tamanho de um dia para o outro e ficam no lugar das papilas, que desaparecem temporariamente. Já as papilas são as protuberâncias pequenas que cobrem a língua. As placas podem crescer de forma gradativa e originarem a descamação das papilas filiformes, mas as papilas fungiformes, responsáveis pela identificação dos sabores, não são afetadas.

3

A língua geográfica e seus sintomas, quando existem, costumam durar até 10 dias. Caso persistam por mais tempo é indicado consultar um dentista. Porém, mesmo sem tratamento o problema desaparece, mesmo que leve alguns meses. Para evitar os desconfortos da língua geográfica, enquanto o problema estiver presente, recomenda-se que não sejam consumidos os alimentos que podem aumentar a ardência. É indicado ainda evitar a ingestão de álcool e o fumo, pois ambos podem estar associados à causa do problema.

4

Embora não se conheçam as razões do surgimento dessas placas, acredita-se que a língua geográfica seja provocada por alergias, infecções causadas por bactérias ou fungos, estresse e mudanças hormonais. Mulheres grávidas podem apresentar o problema, embora seja mais comum em crianças até aos sete anos. Isso não se trata de uma regra, entretanto, pois o quadro já foi diagnosticado em pessoas de todas as idades e de ambos os sexos.

5

O fator genético pode ser responsável pelo problema, bem como outras doenças, como psoríase (doença da pele hereditária em que há erupções escamosas esbranquiçadas no couro cabeludo e nos membros). A língua geográfica pode ser provocada ainda pela dermatite seborreica (inflamação na pele com vermelhidão e descamação no rosto) e pela síndrome de Reiter (doença reumática mais comum em homens em consequência de infecção bacteriana aguda intestinal ou urogenital).

Sintomas da língua geográfica - Passo 5
Imagem: healthtap.com
6

Para diagnosticar, o especialista analisa as placas que se formaram para se certificar de que se trata de língua geográfica. Apenas em casos raros é preciso realizar biópsia ou cultura, sendo mais comum utilizar-se do diagnóstico diferencial. Ou seja, o médico avalia se os sintomas podem ser de outros problemas que possuem sinais semelhantes, eliminando outras doenças, entre elas, leucoplasia, líquen plano, lúpus eritematoso e candidíase.

7

A língua pode dizer muito sobre a sua saúde, por isso não deixe de conferir também o nosso artigo sobre como identificar doenças pela língua.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas da língua geográfica, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: happiestbaby.com
Imagem: childsdentist.com
Imagem: healthtap.com
1 de 3
Sintomas da língua geográfica