Câncer de fígado

Sintomas do câncer de fígado

Sintomas do câncer de fígado

O câncer primário de fígado é aquele que começa neste órgão, é uma doença que se mostra como um câncer de frequência média, sendo a cirrose hepática, a hepatite B, a hepatite C e o consumo excessivo de álcool alguns dos seus causadores mais comuns. Trata-se de uma condição cujo prognóstico dependerá e muito da etapa na qual se encontre o câncer e do estado prévio do fígado. Em etapas avançadas, nas quais se apresenta um dano hepático prévio como o que se produz com a cirrose ou a hepatite, o prognóstico de sobrevivência é pouco favorável. Neste artigo de umComo explicamos a você os fatores de risco, os tipos e os sintomas do câncer de fígado.

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas de câncer de tireoide

Índice

  1. Fatores de risco para desenvolver câncer de fígado
  2. Tipos de câncer de fígado
  3. Sintomas do câncer de fígado
  4. Diagnóstico desta doença
  5. Tratamento do câncer de fígado

Fatores de risco para desenvolver câncer de fígado

Ainda que o câncer de fígado primário possa ocorrer em qualquer pessoa, é mais comum em quem reúne uma série de características que aumentam de forma notável o risco de sofrer desta condição. O estado do fígado marcará de forma determinante a evolução desta condição, o tratamento e os prognósticos de recuperação.

Os fatores de risco que aumentam a possibilidade de sofrer de câncer de fígado são:

  • Sofrer de cirrose hepática, esta é a causa mais frequente desta condição.
  • Sofrer de hepatite C pois cerca de 20% dos pacientes com esta condição corre o risco de desenvolver cirrose no futuro.
  • Sofrer de hepatite B; quem sofre desta condição pode desenvolver a doença de forma crônica, o que poderia causar graves danos no fígado a longo prazo, levando a sofrer de cirrose e, com isso, de câncer.
  • Beber álcool em grandes quantidades, este hábito compromete a saúde hepática e pode fomentar a produção de células cancerígenas.
  • Fumar.
  • Sofrer de obesidade, diabetes e hipertensão também aumenta o risco de sofrer desta doença.
  • Ingerir alimentos contaminados com aflatoxina, uma toxina produzida por diversos fungos presentes em certos alimentos que não se armazenam de forma adequada.
  • Sofrer de hemocromatose, uma condição na qual o nosso corpo armazena em órgãos como o fígado uma maior quantidade de ferro do que a necessária.
  • Esta condição ocorre mais em pacientes homens do que em mulheres.
Sintomas do câncer de fígado - Fatores de risco para desenvolver câncer de fígado

Tipos de câncer de fígado

Ainda que sejam muitos os cânceres que podem fazer metástase no fígado, quando nos referimos a câncer primário de fígado, aquele que começa neste órgão e não em outros, então existem dois tipos que se apresentam com frequência:

  • Carcinoma hepatocelular: é o tipo mais frequente de câncer de fígado, entre 80 e 90% dos pacientes com esta condição contará com este tipo de carcinoma. O seu aparecimento é muito variável, dependendo do gênero do paciente, seu grupo étnico e a zona de origem, sendo mais frequente em pessoas do sudeste asiático e da África subsaariana, medianamente frequente nos países mediterrâneos e no Brasil, e com uma incidência baixa na América, Austrália e no norte da Europa. Pode se apresentar através de um tumor simples que vai se disseminando pelo órgão ou como pequenas manchas, tudo dependerá de cada paciente.
  • Câncer do ducto biliar ou colangiocarcinoma: é o tipo menos frequente, inicia-se com a formação de células cancerígenas nos ductos biliares pequenos e depois vão avançando.

Sintomas do câncer de fígado

O câncer de fígado é difícil de detectar em sua etapa inicial devido principalmente à falta de sintomas. No entanto, e já que esta condição se apresenta maioritariamente em pacientes com cirrose hepática, atualmente este tipo de pessoas devem se submeter a um estrito controle médico que permite detectar o aparecimento de células cancerígenas antecipadamente em relação a décadas passadas.

Ainda em etapa avançada, é possível que este tipo de câncer permaneça assintomático, por isso aquelas pessoas que contam com fatores de risco para o desenvolvimento desta doença devem fazer revisões frequentes para descartar o seu aparecimento.

No caso de apresentar sinais, os sintomas do câncer de fígado mais frequentes são:

  • Dor na lateral direita do abdômen, bem embaixo das costelas.
  • Presença de um volume nesta zona.
  • Inflamação abdominal devido à presença de líquido na zona.
  • Icterícia, isto é, cor amarelada na pele ou nos olhos.
  • Cansaço e fadiga importantes.
  • Sensação de plenitude depois de comer poucas quantidades.
  • Perda do apetite e redução de peso sem causa aparente.
  • Náuseas e vômitos.
  • Febre, quando se apresenta este sintoma em um paciente com cirrose que não conta com nenhuma infecção, é importante descartar o câncer.
  • Em um exame de sangue podem-se detectar sinais como glóbulos vermelhos elevados, cálcio elevado e glicose baixa.
Sintomas do câncer de fígado - Sintomas do câncer de fígado

Diagnóstico desta doença

Em termos gerais, e para um paciente que em aparência não se encontra no grupo de risco de sofrer desta doença, diagnosticar o câncer de fígado não é simples. A maior parte dos pacientes não apresenta sintomas até que a doença se encontra em uma etapa avançada, e apalpar uma tumoração na zona é complexo devido à presença das costelas. Apesar disso, aqueles pacientes com condições como cirrose, hepatite B ou C ou os alcoólatras, podem submeter-se a revisões frequentes que procurem determinar especificamente a presença de células cancerígenas.

Quando se apresentam os primeiros sintomas, ou sempre que um especialista pareça necessário, poderá submeter o paciente a uma revisão geral, se se suspeita de câncer de fígado, então poderão ser realizados diversos exames como:

  • Ecografia para avaliar o estado do fígado.
  • Tomografia computadorizada para determinar o tamanho do tumor, a sua extensão, localização, etc.
  • Ressonância magnética.
  • Angiografia para detectar que artérias alimentam o câncer, isto pode ajudar a escolher um tratamento.
  • Outros exames para determinar se o câncer se espalhou.
Sintomas do câncer de fígado - Diagnóstico desta doença

Tratamento do câncer de fígado

A escolha do tratamento do câncer de fígado dependerá em grande parte da etapa da doença e do estado no qual se encontre o órgão, tendo sempre em conta que quando se trata de um câncer primário, a maior parte dos pacientes possui dano hepático causado pela cirrose.

Baseado em uma extensa avaliação prévia, o oncologista poderá recomendar os seguintes tratamentos:

  • Cirurgia para remover o tumor: é uma solução para pacientes com um único tumor assintomático e que contam com uma função hepática conservada. Se o tumor for removido efetivamente e sem complicações posteriores, o paciente tem uma taxa de sobrevivência de 5 anos entre 20 e 70%.
  • Transplante de fígado: esta alternativa aplica-se a pacientes com tumores únicos de menos de 5 mm ou com dois ou 3 tumores menores de 3 mm. Conta-se com uma taxa de sobrevivência de cinco anos entre 40 e 70%; no entanto, em muitos casos os tempos de espera do transplante fazem com que a condição do paciente avance e que deixem de ser candidatos para esta opção.
  • Ablação: aplicada em pacientes com tumores pequenos que, no entanto, não podem ser operados devido ao seu precário estado de saúde. Consiste na destruição dos tumores sem recorrer à remoção.
  • Embolização: usada em pacientes sintomáticos e com tumores grandes, consiste em reduzir ou produzir um bloqueio no fluxo do sangue que alimenta o tumor. As taxas de resposta perante este tratamento não são muito favoráveis, sendo inferiores a 50% e com um efeito muito modesto na taxa de sobrevivência do paciente.
  • Radioterapia: utiliza-se especialmente para reduzir o tamanho dos tumores e garantir menos desconforto ao paciente.
  • Quimioterapia: ao contrário de outros tipos de tumores, no caso do câncer de fígado a quimioterapia é pouco eficiente, com uma taxa de resposta que não supera 25%.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas do câncer de fígado, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Dercilio velasco hele
Boa noite porque a bariga xta sempre enchada com cancer n figado qual é a soluçao pra tirar o enxasso
1 de 4
Sintomas do câncer de fígado