Tipos de dores de cabeça

Tipos de dores de cabeça

Tipos de dores de cabeça

A "doença" mais comum do ser humano é, sem dúvida alguma, a dor de cabeça. Quase não existe quem não tenha sofrido em algum momento de sua vida. Constitui um incômodo e contínuo sofrimento para algumas pessoas, influenciando negativamente sobre o caráter e capacidade de trabalho. Sua causa não é tão difundida e ainda hoje, o diagnóstico correto e o tratamento adequado são um dos desafios mais difíceis para o conhecimento e sagacidade clínica do médico. De seguida, em umComo.com.br mostramos-lhe quais são os tipos de dores de cabeça.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a dor de cabeça

Índice

  1. Dor de cabeça suave: A enxaqueca
  2. Dor de cabeça por hipertensão arterial
  3. Outros tipos de dor de cabeça
  4. Dor de cabeça grave
  5. Causas mais comuns das dores de cabeça
  6. Dor de cabeça pós-traumática
  7. Dor de cabeça por esforço
  8. Dor de cabeça por altitude
  9. Dor de cabeça por ressaca

Dor de cabeça suave: A enxaqueca

A enxaqueca costuma ter uma localização frontal temporal ou retro-ocular e é acompanhada de vertigens e vômitos. Cogita-se que a enxaqueca é causada pela dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça que estimulam as terminações nervosas, ocasionando a dor. Os sintomas da enxaqueca usualmente começam antes dos 40 anos de idade. É possível diferenciar dois tipos de enxaquecas:

  • A enxaqueca sem aura que abrange 80% das enxaquecas. A dor de cabeça começa unilateralmente, mas depois se expande. A dor é "palpitante", de intensidade moderada a intensa e exacerbada pelo movimento. Um ataque típico de enxaqueca causa náusea, vômito, e desconforto intenso com a luz. Os episódios duram de 4 a 72 horas. Há um histórico prévia de ataques similares e não há evidência de doença orgânica.
  • A enxaqueca com aura. A aura é um "aviso" que pode ocorrer de várias horas a 2 dias antes do início da dor de cabeça e dura menos de 60 minutos, progredindo de acordo com a própria dor de cabeça. Apresenta sintomas normais associados, náusea, vômito e desconforto intenso com a luz.

Dor de cabeça por hipertensão arterial

As dores de cabeça ao acordar, e na região da nuca, em pessoas adultas, costumam corresponder à hipertensão arterial. Mas outras dores occipitais, propagadas à frente, costumam ser devido a estados tensionais, por contração dos músculos cervicais, artrite das vértebras cervicais ou atitudes profissionais, em condutores de carros, camiões, em costureiras, etc.

Outros tipos de dor de cabeça

Outras causas tão variadas como a sinusite podem provocar cefaleia, mas centrada na raiz do nariz ou nas bochechas e são acompanhadas de catarro no nariz. Costuma ser, às vezes, mais difícil pensar que alterações da visão também trazem dor de cabeça, em especial se há visão dupla, como no estrabismo. Nestes tipos uma massagem pode ser relaxante e pode aliviar a dor de cabeça.

Dor de cabeça grave

Mais importantes que todas estas são as causa intracranianas: o crescimento de um tumor, derrame cerebral ou a inflamação das meninges, que provocam hipertensão endocraniana, com dor brusca, intensa, persistente, de alívio passageiro com os analgésicos comuns, que por ser enganosos não devem ser tomados, exceto com estrita prescrição médica.

Causas mais comuns das dores de cabeça

As causas da dor de cabeça são múltiplas e obedecem a diversas razões que precisam ser verificadas. Por isso, é possível afirmar que constitui um desafio à sagacidade clínica do médico. As causas mais comuns da dor originam-se pela tração ou distensão das veias e artérias.

Dor de cabeça pós-traumática

As lesões na cabeça representam um grande número das visitas a urgências pelas crianças. As crianças e adolescentes que estão envolvidos em acidente de carro, acidente de bicicleta ou abuso infantil podem desenvolver um síndrome de dor de cabeça em minutos ou dias após o acidente, inclusive após, o que pode parecer uma lesão de cabeça insignificante.

Os pacientes que têm dores de cabeça pós-traumáticas com frequência têm outros sintomas incluindo enjoo, vertigem, dificuldade para se concentrar, problemas de memória, depressão, rendimento alterado no colégio, problemas de comportamento e alteração do sono. Esta coleção de sintomas junto com a dor de cabeça chama-se normalmente síndrome de pós-comoção. Em grande parte, a gravidade dos sintomas não depende da gravidade da lesão da cabeça. As dores de cabeça associadas à síndrome de pós-comoção podem ser parecidas à dor de cabeça de enxaqueca (que ocorre intermitentemente com náuseas e vômitos diariamente), dores de cabeça do tipo tensão, ou ambos.

Dor de cabeça por esforço

As dores de cabeça por esforço começam devido a atividades vigorosas, como correr, nadar, ou levantar peso, bem como a atividade sexual. As dores de cabeça por esforço podem ocorrer durante ou após a atividade e podem estar associadas a náuseas e vômitos. As dores de cabeça podem ser curtas e generalizadas ou agudas e localizadas. Os pacientes descrevem a dor como "um golpe de martelo na cabeça". A dor pode durar de 15 minutos a 12 horas. Se as dores de cabeça ocorrem só com o esforço e não estão associadas a sinais ou sintomas neurológicos, estudos de imagem podem não ser necessários. Se há sinais e sintomas neurológicos, precisa-se de uma avaliação médica.

Dor de cabeça por altitude

Esta dor de cabeça é especialmente comum nos indivíduos que sobem montanhas e esquiam em grandes altitudes. Os sintomas do mal das alturas acontecem junto com outros sintomas primários como o edema pulmonar e o edema cerebral. A dor de cabeça ocorre nas grandes altitudes (acima dos 8.000 pés e a frequência aumenta à medida que aumenta a elevação) e costuma estar associada a níveis baixos de oxigênio.

Dor de cabeça por ressaca

Dor de cabeça palpitante, acompanhada de náuseas e inclusive vômitos. A causa é o consumo de álcool, que provoca dilatação e irritação nos vasos sanguíneos, produzindo assim a dor de cabeça. A ingestão de muito líquido e frutas conseguirá reduzir os efeitos do álcool.

Dica: Se esse é o seu caso, confira também o artigo "Cabeça queimando por dentro, o que pode ser?"

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de dores de cabeça, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Se acha que suas dores de cabeça podem ser do tipo de enxaqueca, é conveniente que vá ao médico para se tratar e indicar formas de prevenção.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Maria do Socorro da silva
Tenho dor na cabeça do lado direito vino para o pescoço a uma semana e mim em pedido de fazer qualquer esforço. sou portadora de lupus pode está relacionado com o lupus essa dor de cabeça
Priscilla
Bom dia, A minha mãe esta com dores de cabeça de 12 em 12 horas e quando a dor de cabeça vem costuma durar 2horas. Esses episódios começaram a acontecer há duas semanas. Levei ela ao hospital onde fizeram uma tomografia da cabeça e constataram uma sinusite, então começou o tratamento com o antibiótico,mas o tratamento já tem 5 dias e as dores continuam nos mesmos horário que eu descrevi. Por favor alguém pode me ajuda, pois já levei em outros médicos mas nenhum deles consegue descobrir o que a minha mãe tem. Obrigada!
Tipos de dores de cabeça