O tratamento para a rosácea

Tipos de rosáceas no rosto

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Tipos de rosáceas no rosto

Você tem alguma mancha vermelha no rosto? Você passou creme hidratante e a rosácea da pele do rosto não desaparece? A seguir explicamos os tipos de rosáceas que podem aparecer no rosto. Primeiramente queremos dizer que perante qualquer mancha anormal na pele, você deve ir ao dermatologista ou clínico-geral. Em geral, trata-se de peles claras e finas cujas rosáceas aparecem com facilidade. De seguida, em umComo.com.br mostramos-lhe os tipos de rosáceas no rosto.

Também lhe pode interessar: Como limpar a pele com rosácea

Índice

  1. Rosáceas intermitentes
  2. Rosáceas permanentes
  3. Veias dilatadas
  4. Rosácea
  5. Considerações gerais sobre os tipos de pele
  6. Fatores externos

Rosáceas intermitentes

Rubor: Fica "ruborizada" por várias razões. O frio, o vento, uma comida condimentada, uma emoção...fazem-no(a) enrubescer. E, poucos minutos depois, tudo volta à normalidade.

Tipos de rosáceas no rosto - Rosáceas intermitentes

Rosáceas permanentes

Eritrose: Durante o "rubor", as veias do rosto se dilatam rapidamente e depois voltam à normalidade; mas a longo prazo, as rosáceas tornam-se permanentes, sobretudo nas bochechas. Isto é o que se conhece como eritrose.

Tipos de rosáceas no rosto - Rosáceas permanentes

Veias dilatadas

Couperose: Em uma eritrose estabelecida, algumas veias estão mais dilatadas que outras e até podem ser vistas claramente. Estas pequenas veias vermelhas (telangiectasias) constituem a couperose.

Rosácea

A rosácea antes recebia o nome de "acne rosácea" porque, além da eritrocuperose, aparecem pústulas (granitos) parecidos com a acne comum.

Considerações gerais sobre os tipos de pele

Algumas peles se tornam vermelhas com facilidade, o que constitui uma característica das pessoas com pele sensível. Elementos externos como o estresse ou o cansaço podem causar o aparecimento de manchas vermelhas na pele.

As pessoas com pele seca são bem mais propensas a desenvolver hipersensibilidade. É muito importante distinguir esta hipersensibilidade de uma alergia, já que a primeira não é gerada por uma reação imunológica.

No rosto podem aparecer lesões vermelhas secundárias e dilatações vasculares, que podem ser em forma de aranha, múltiplas (couperose) ou também malformações congênitas de tamanho variável (angiomas).

Fatores externos

Fatores externos que produzem manchas rosáceas na pele são os fatores químicos e os físicos.

Os fatores químicos são todos aqueles que mediante a ação nociva de agentes químicos ou irritantes (por exemplo, sabonete) provocam um eczema facial com facilidade.

São fatores físicos o contato com a água fria, a exposição ao calor, os pequenos golpes e traumatismos na pele.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de rosáceas no rosto, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • O uso de produtos de beleza para o rosto pode fazer aparecer rosáceas na pele do rosto.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Tipos de rosáceas no rosto