Reações alérgicas

Tratamento de choque anafilático

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 20 abril 2021
Tratamento de choque anafilático
Imagem: blog.selecoes.com.br

O choque anafilático, conhecido também como anafilaxia, é uma reação alérgica aguda ou grave que pode ocorrer em poucos segundos sempre que haja exposição ao alérgeno ao qual o paciente desenvolveu hipersensibilidade. No caso de choque anafilático, se a pessoa não for socorrida o mais rápido possível, esta reação pode ser até mesmo fatal. Continue lendo este artigo de umComo e saiba qual é o tratamento de choque anafilático e também quais os sintomas, para conseguir identificar de imediato esta reação.

Índice

  1. O que é o choque anafilático
  2. Sintomas de choque anafilático
  3. Como tratar choque anafilático
  4. Primeiros socorros para choque anafilático

O que é o choque anafilático

O choque anafilático é uma reação alérgica que pode ser desencadeada por diversos agentes, pode ser devido a um alimento ingerido como amendoins ou frutos do mar, a um medicamento, devido ao contato com outras substâncias alérgicas como animais, picadas de insetos como abelhas ou vespas ou até o contato com o latex. Em umComo temos um artigo sobre como saber se sou alérgico à picadas de insetos que pode esclarecer algumas de suas dúvidas caso você desconfie do choque anafilático.

Quando o individuo entra em contato com a substância à qual é alérgico, isso causa uma resposta exagerada do sistema imunológico e quando essa reação é muita intensa ocorre o choque anafilático. O choque anafilático produz inconsciência, convulsões ou até mesmo acidente vascular cerebral após alguns segundos/minutos ou uma hora do contato com a substância.

Sintomas de choque anafilático

É muito importante conhecer quais os sintomas de um quadro de choque anafilático, para que possa pedir ajuda o mais rápido possível. Os principais sintomas do choque anafilático incluem:

  • Dificuldade para respirar com chiado;
  • Inchaço nos lábios, olhos e língua;
  • Dificuldade em engolir;
  • Queda da pressão arterial;
  • Corpo frio;
  • Sudorese (aumento do suor);
  • Urticária, que se carateriza pelo aparecimento de placas avermelhadas no corpo;
  • Desmaio;
  • Aumento da frequência cardíaca.

Como tratar choque anafilático

O choque anafilático é uma situação de urgência, por isso perante um quadro de choque anafilático deve-se chamar o mais rápido possível uma ambulância ou dirigir-se ao pronto socorro. O tratamento do choque anafilático deve ser inciado com rapidez e a adrenalina ou a epinefrina injetável são normalmente os medicamentos utilizados para reverter os sintomas do choque anafilático. Uma máscara de oxigênio também será dada ao paciente.

Nos casos em que o inchaço da garganta impeça a passagem de ar para os pulmões, pode ser necessário realizar uma cirurgia para fazer um corte na garganta para o paciente conseguir respirar e evitar complicações maiores.

Após o estado de choque estabilizar, poderá ser necessário administrar anti-histamínicos e corticosteroides para reduzir maios os sintomas.

Tratamento de choque anafilático - Como tratar choque anafilático
Imagem: blog.marski.org

Primeiros socorros para choque anafilático

Se estiver perante um quadro de choque anafilático, deverá ligar de imediato para o serviço de emergência solicitando ajuda médica, o número é o 192. Enquanto aguarda que a ajuda chegue, deverá tentar identificar o que está causando esta reação alérgica e afastar o paciente do contato com o agente que desencadeou o choque. Se tiver sido uma picada de inseto, como uma abelha ou vespa é importante tentar retirar o ferrão e aplicar gelo.

É comum alguns pacientes alérgicos terem consigo epinefrina, por isso pergunte a ele se tem e administre a medicação o quanto antes. Além disso, deverá colocar o paciente numa posição confortável, elevando as suas pernas.

Assim que o médico chegar ao local, descreva para ele todas as medidas que seguiu.

Veja também:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tratamento de choque anafilático, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • É importante referir que nem todos os alergênios podem provocar um choque anafilático.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: blog.selecoes.com.br
Imagem: blog.marski.org
1 de 2
Tratamento de choque anafilático